Primeira vitória de Lorenzo na temporada 2014

Jorge Lorenzo: primeira vitória na temporada do MotoGP™

Jorge Lorenzo conquistou no Grande Prêmio Movistar de Aragão a sua primeira vitória na temporada de 2014. E ela veio justamente na corrida em que se comemora o 800º Grande Prêmio da MotoGP. Lorenzo aproveitou-se das quedas dos líderes em consequência da chuva que começou a cair nas voltas finais da atribulada corrida, batendo Aleix Espargaró e Cal Crutchlow. Os pilotos viram-se forçados a trocar para motos com pneus de chuva nos momentos finais da corrida, quando a chuva começou a cair com mais intensidade e depois de terem iniciado a prova com piso seco.

Primeira vitória de Lorenzo na temporada 2014

Primeira vitória de Lorenzo na temporada 2014

A corrida foi palco de queda dos italianos Valentino Rossi e Andrea Iannone, ambos com acidentes que destruiram suas motos, seguindo-se depois as quedas de Dani Pedrosa e Marc Márquez. A quatro volta do final, quando a chuva começou a cair com mais intensidade, Lorenzo avaliou melhor as condições do piso e foi aos boxes, trocando de moto, para pneus de chuva, enquanto os seus oponentes, o companheiro de equipe e os dois pilotos da Honda optaram desastradamente em permanecer com motos equipadas com pneus para seco, erro fatal que deu a vitória de bandeja para Lorenzo.

Lorenzo (Movistar Yamaha MotoGP) venceu com mais de dez segundos de vantagem, enquanto Espargaró (NGM Forward Racing) bateu Crutchlow (Ducati Team) na linha de chegada para completarem o pódio.

As condições traiçoeiras levaram Andrea Dovizioso (Ducati Team) a cair antes de trocar de moto e foi levado ao centro médico para examinar o trauma nos quadris. Os colegas de equipe na Repsol Honda, Pedrosa caiu mas voltou à prova para terminar em 14º e Márquez foi ao chão pouco depois para terminar em 13º. Depois das quedas, ambos trocaram de moto. Os cinco primeiros contaram ainda com Stefan Bradl (LCR Honda MotoGP) e Bradley Smith (Monster Yamaha Tech3), que também tiraram vantagem das quedas à frente deles. Smith bateu o colega de equipe Pol Espargaró (Monster Yamaha Tech3) por 0,203s. Fechando o Top 10 ficaram Álvaro Bautista (Go&Fun Honda Gresini), Hiroshi Aoyama (Drive M7 Aspar), Nicky Hayden (Drive M7 Aspar) e Scott Redding (Go&Fun Honda Gresini).

Rossi sofre queda espetacular e abandona o GP de Aragão

Rossi sofre queda espetacular e abandona o GP de Aragão

Antes da chuva começar a cair Iannone (Pramac Racing) caiu ao espalhar na curva, passando com a roda sobre a zebra molhada quando liderava a prova nos momentos iniciais. Ele ainda manteve o controle da moto, mas quando entrou na relva molhada acabou cuspido da moto. Valentino Rossi (Movistar Yamaha MotoGP) sofreu incidente semelhante, alargando a trajetória e sendo cuspido da moto após entrar na relva molhada. Ele foi levado para a o centro médico, mas foi considerado sem traumas, mesmo antes de ser transferido para o hospital por precaução e para exames na cabeça. Karel Abraham (Cardion AB Motoracing) desistiu com problema técnico ainda nas primeiras voltas.

800º GP – O Grande Prêmio Movistar de Aragão é a 800ª corrida da categoria rainha dos Grandes Prêmios. Quando o Campeonato do Mundo foi introduzido em 1949 a categoria rainha estava limitada a máquinas de 500cc. As maiores alterações de regulamento ocorreram em 2002, com o aumento da capacidade das motos para 900cc, com motores 4 tempos e a classe passou a ser chamada pelo nome de MotoGP™.