José Hélio não completa terceira etapa do Rally dos Sertões

Pentacampeão fica em situação complicada para continuar na luta pelo título das motocicletas

A terceira etapa do Rally Internacional dos Sertões, realizada nesta sexta-feira, não foi como o esperado para o piloto José Hélio. O pentacampeão das motos teve problemas e parou no quilômetro 154 da especial, formada por 220 quilômetros. Os competidores largaram de Unaí (MG) com direção a Alto Paraíso de Goiás (GO), percorrendo 416 quilômetros no total, sendo que o mais rápido do dia foi o piloto mineiro Felipe Zanol, seguido pelo espanhol Marc Coma – segundo os resultados extra-oficiais.

O desempenho da motocicleta SpeedBrain G450 RR BMW estava sendo um dos grandes pontos positivos para José Hélio, que iniciou a terceira etapa como líder da competição. Porém, uma pedra furou a mangueira do refrigerador de óleo. “Foi uma fatalidade, algo que pode acontecer com qualquer um no Rally dos Sertões. Como a mangueira fica perto do meu calcanhar, eu não percebi o problema para tentar uma solução a tempo”, lamentou o piloto.

Antes do incidente, José Hélio fazia uma prova impecável. “Eu estava quase passando o Marc Coma quando houve o problema. Uma pena. Agora, vamos levar a moto embora e colocar um motor novo. Vou continuar correndo até o final do rali, mas certamente ficou muito difícil buscar este hexacampeonato em 2010”, constatou o paulista.

Neste sábado, estão previstos 514 quilômetros de percurso entre Alto Paraíso de Goiás (GO) e Dianópolis (TO), sendo 240 deles de especiais (trechos cronometrados). O Rally Internacional dos Sertões, que inclui ainda carros e caminhões, é válido como etapa do Campeonato Mundial de Rally Cross-Country para motos e quadriciclos. A competição possui 4.486 quilômetros entre Goiânia (GO) e Fortaleza (CE), que será o palco da chegada no dia 20 de agosto.

José Hélio tem o patrocínio de Speed Brain – BMW e Brasil Moto Tour, co-patrocínio de Inpaer e Anhanguera Educacional e apoio de ASW, Pirelli e Companhia Athlética.

Programação – Rally Internacional dos Sertões
4º dia (14/08, sábado) – Alto Paraíso de Goiás (GO) – Dianópolis (TO)
DI. 2 km
TE. 240 km
DF. 272 km
Total – 514 km