Publicidade

O piloto paulista Jos‚ H‚lio Rodrigues- WOT Utragrip/Pirelli de 24 anos, foi o grande vencedor do 11§ Rally Internacional dos Sertäes, entre as motos, correndo de KTM, na categoria Super Production.

A prova que come‡ou no dia 24 de julho partindo de Goiƒnia at‚ a chegada em SÆo Lu¡s no MaranhÆo, teve momentos dif¡ceis em sua £ltima etapa com o t¡tulo nas principais categorias abertas. “Andei sobre pressÆo desde o primeiro dia, com um jogo psicol¢gico muito forte, mas mantive sangue frio, fiquei calmo e guardei o equipamento”, disse Jos‚ H‚lio em entrevista … organiza‡Æo do evento. Com o apoio da WOT, oficina de SÆo Paulo, e da Pirelli, Jos‚ H‚lio conquista o Sertäes pela segunda vez – a primeira foi em 1999. O vice-campeonato ficou com Tiago Fantozzi- Ipiranga, campeÆo de 2001, que corre com outra KTM.

Na quinta-feira o l¡der Joaquim Gouveia Rodrigues, o Juca Bala, correndo com uma Suzuki, ampliou a vantagem sobre Jos‚ H‚lio, de KTM, em apenas 7 segundos, ap¢s vencer as duas especiais entre Barra do Corda (MA) e Barreirinhas (MA). A diferen‡a de 3min28s foi superada por Jos‚ H‚lio. Ele vinha em segundo lugar at‚ a pen£ltima etapa e foi beneficiado quando o at‚ entÆo l¡der Juca Bala, ficou parado em um rio na £ltima etapa cronometrada da competi‡Æo, disputada em 93 quil“metros de dunas ao redor de Barreirinhas.

Jos‚ H‚lio Rodrgues estreou nos principais campeonatos nacionais e regionais em 1992, conquistando logo de in¡cio as primeiras coloca‡äes em enduros de velocidade no ano seguinte. A trajet¢ria continuou com v rias participa‡äes no Rally Internacional dos Sertäes, onde foi campeÆo na categoria Super Production de motocicleta em 1999.

Publicidade

Em 2001 participou do Rally Optic 2000 na Tun¡sia. Quando conseguiu colocar seu nome entre os cinco melhores pilotos do mundo. Em 1999 foi campeÆo do Rally RN 1500 e campeÆo da Copa Baja. No ano seguinte conquistou a primeira coloca‡Æo na Copa Dunas de Rally e no Rally dos amigos, al‚m dos vice-campeonatos na Copa Baja de Rally e no Brasileiro de Off Road.

Um grave acidente fez com que o piloto abandonasse as trilhas por um tempo em 2002. “Fui prejudicado por uma grande contusÆo, que me deixou fora de muitas competi‡äes importantes, entre elas o Rally dos Sertäes. Pelo menos, esse tempo parado me fez concentrar ainda mais em meus objetivos”.

Mas a determina‡Æo e garra do piloto fizeram com que rapidamente se recuperasse e enfrentasse outros desafios como a etapa Mundial de Rally no Chile- Las Pampas Rally ficando em 6§ colocado. E agora, a reconquista do Rally dos Sertäes, que vai significar um marco para o piloto paulista de 24 anos.