Publicidade
Foto: o brasileiro José Hélio

Foto: o brasileiro José Hélio

A largada da edição 2009 do Rally Dakar se aproxima cada vez mais. Com apenas dois dias para entrar nas trilhas, o brasileiro José Hélio deixa a ansiedade de lado e procura manter a calma e concentração nos momentos que antecedem a disputa. Nesta quinta-feira (1º) à tarde, ele passará pela vistoria técnica da competição. Enquanto isso, aproveita o tempo para observar as verificações dos adversários. A primeira etapa da prova, que terá início em Buenos Aires, está programada para o próximo sábado (3). Amanhã os competidores participarão da largada promocional, às 17h, ao lado do Obelisco, na capital argentina.
< br />Com quase tudo acertado para a vistoria, José Hélio procura ocupar o tempo livre observando a movimentação dos outros participantes. Grande parte deles já passou pelas verificações ontem. “Está tudo bem calmo por aqui. Achei melhor vir até o “La Rural” – local onde serão feitas as vistorias – e dar uma olhada nas averiguações, enquanto espero a minha à tarde. A moto já está pronta, só falta instalar o GPS e mais alguns equipamentos.” Para desbravar os caminhos da Argentina e do Chile durante as 14 etapas da competição, José Hélio irá utilizar a motocicleta Honda CRF 450X. Além do brasileiro, outros grandes nomes da competição passarão pelas verificações hoje, como o espanhol Marc Coma e o francês Cyril Despres.

O tetracampeão do Rally dos Sertões revela que a comemoração da chegada de 2009 foi modesta. “Fizemos uma celebração rápida, só para não pas sar em branco”, contou. A razão é que nada pode atrapalhar a preparação para a estréia do piloto que terá de percorrer 9500 quilômetros de trilhas, sendo 5650 quilômetros de especiais. O paulista que conta com o patrocínio da Honda do Brasil, ASW e Flash Power disputará a categoria 450 Extreme. A chegada dos competidores a Buenos Aires, na última etapa, está marcada para o dia 17 de janeiro. Até lá, eles passarão por vários tipos de terreno entre a Argentina e o Chile.

Programação – Rally Dakar 2009

Publicidade

Sexta-feira – 2 de janeiro 2009
Largada promocional em Buenos Aires

1ª etapa – sábado – 3 de janeiro 2009
Buenos Aires / Santa Rosa

Deslocamento 166km / especial 371 km / deslocamento 16 6 km – total: 733 km
Esta estapa será a ocasião para descobrir a vasta planície. Os competidores do Dakar nunca começaram com uma especial tão extensa. Com quase 400 km de pista, pode ser também a mais rápida do trajeto. Ideal para solucionar todos os problemas de adaptação e a diferença horária.

2 a etapa – domingo – 4 de janeiro 2009
Santa Rosa / Puerto Madryn

Publicidade

Deslocamento 7 km / especial 237 km / deslocamento 600 km – total: 837 km
A maior etapa do Dakar não será necessariamente a mais difícil. Será necessári cuidado, especialmente com o equipamento. Traz uma primeira parte de especial bem rápida com trechos de areia. A precisão dos navegadores será essencial.