Foto: José Hélio encara a oitava etapa do Rally Dakar entre as cidades de Valparaíso e La Serena (CHL)

José Hélio ultrapassa obstáculos do Atacama no Rally Dakar

Foto: José Hélio encara a oitava etapa do Rally Dakar entre as cidades de Valparaíso e La Serena (CHL)

Foto: José Hélio encara a oitava etapa do Rally Dakar entre as cidades de Valparaíso e La Serena (CHL)

Brasileiro faz prova cansativa e consegue mais uma vez andar entre os primeiros colocados na nona etapa

As intermináveis dunas do Deserto do Atacama foram os obstáculos enfrentados pelo brasileiro José Hélio, que mais uma vez conseguiu cumprir o objetivo de andar no primeiro pelotão das motos no Rally Dakar. Na nona etapa da competição, o piloto terminou com o 18º lugar, depois de largar em 27º. José Hélio fez uma prova de recuperação e chegou a ficar entre os dez primeiros até a metade da prova. O piloto completou a etapa em 7h9min29s e manteve o 12º lugar na classificação geral. O holandês Frans Verhoeven somou a segunda vitória no campeonato, em seguida, apareceu o francês David Fretigne. Já o líder Marc Coma acab ou em quarto lugar, mas ainda mantém a ponta com uma diferença razoável para Fretigne, que ocupa o segundo lugar.

Pela terceira vez, a organização decidiu encurtar o trajeto do dia, entre as cidades de La Serena e Copiapó, no Chile. Em vez de 449 quilômetros, a especial do dia passou a ter 430 km. O motivo foi o estado da areia do Deserto do Atacama que por estar muito fofa, poderia causar problemas aos veículos participantes. No total, 329 veículos participaram da largada da prova. Até o final da oitava etapa, disputada ontem, 171 veículos já abandonaram o campeonato. Uma das novidades entre os competidores das duas rodas foi a desistência do norte-americano Jonah Street, que seguiu como vice-líder da quarta a sexta etapa. O competidor sentia dores no pulso.

A prova começou disputada e encabeçada pelos primeiros colocados no geral. O francês Cyrill Despres foi o primeiro a largar, seguido de Marc Coma que assumiu a ponta no início das especiais. Entre os ponteiros, aparecia ainda o chileno Francisco Lopez e o francês David Fretigne. Já no final das especiais, o vencedor Frans Verhoeven começou a aparecer na primeira posição. O holandês completou a prova em 6h26min33s. José Hélio terminou a etapa com 42min56s de diferença.

Além da disputa geral entre as motos, o brasileiro também segue na briga pela categoria 450 Extreme, com a motocicleta Honda CRF 450X. Até o momento, José Hélio é o terceiro colocado, atrás de David Fretigne e do português Paulo Gonçalves. Esta é a primeira experiência do tetracampeão do Rally dos Sertões no Dakar. O paulista conta com o patrocínio da Honda do Brasil, ASW e Flash Power.

Para amanhã, os competidores podem se preparar para mais uma etapa longa e cansativa. Nos arredores de Copiapó, o trajeto contará com 686 quilômetros, sendo 666 de trechos cronometrados. É considerada a mais longa e difícil da competição.

Classificação Geral – categoria motos
1 – Marc Coma – Espanha – 37h4min47s
2 – David Fretigne – França – 38h9min25s
3 – Cyrill Despres – França – 38h39min25s
4 – Francisco Lopez – Chile – 39h4min6s
5 – Jordi Villadoms – Espanha – 39h13min44s
6 – Helder Rodrigues – Portugal – 28h5min59s
7 – David Casteau – França – 39h16min5s
8 – Frans Verhoeven – Holanda – 39h22min5s
9 – Pall anders Ullevalseters – Noruega – 39h26min39s
10 – Henk Knuiman – Holanda – 40h5min44s
12 – José Hélio – Brasil – 40h42min43s

Resultados – 9ª etapa
1 – Frans Verhoeven – Holanda
2 – David Fretigne – França
3 – Francisco Lopes – Chile
4 – Marc Coma – Espanha
5 – Cyril Despres – França
6 – David Casteu – França
7 – Helder Rodrigues – Portugal
8 – Felipe Prohens – Chile
9 – Paulo Gonçalves – Portugal
10 – Alain Duclos – Francês
18 – José Hélio – Brasil

Programação – Rally Dakar 2009
10ª etapa – terça-feira – 13 de janeiro 2009
Copiapó
Deslocamento 20 km / especial 666 km / deslocamento 0 km – total: 686 km
A especial deste dia é simplesmente a mais longa e a mais difícil do rali. Como no dia anterior, é ao final do dia que os competidores encontrarão uma sér ie de dunas de cerca de 100 quilômetros. Neste âmbito, inclusive os maiores especialistas terão um sentimento de novidade. As dunas chilenas são verdadeiras montanhas de areia que terão de aprender a escalar. Com o intenso calor da região, ninguém conhece o comportamento da areia.

11ª etapa – quarta-feira – 14 de janeiro 2009
Copiapó / Fiambalá
Deslocamento 20 km / especial 215 km / deslocamento 445 km – total 680 km
Na etapa mais majestosa do rali, a dedicação dos navegadores será muito importante. Pela manhã, os veículos saem do Oceano Pacífico para seguir em direção à fronteira. O retorno a Argentina será em um marco encantador, no Passo São Francisco, a cerca de 4700 metros de altura. Existe a possibilidade do rali encontrar o inverno boliviano, um fenômeno raro que provoca as vezes nevada em pleno verão.

12ª etapa – quinta-feira – 15 de janeiro 2009
Fiambalá / La Rioja
Deslocamento 4 km / especial 253 km / deslocamento 261 km – total 518 km
A especial do dia é um concentrado de técnicas. Vários tipos de dunas estarão presentes, incluindo as temidas dunas brancas. A três dias da chegada, esta etapa pode mudar a hierarquia, especialmente pelos veículos de assistência não terem acesso. A regra absoluta é saber poupar o veículo.

13ª etapa – sexta-feira – 16 de janeiro 2009
La Rioja / Córdoba
Deslocamento 161 km / especial 545 km / deslocamento 47 km – total: 753 km
Depois dos milhares de quilômetros percorridos, esta penúltima etapa constitui um desafio físico de primeira ordem. Os pilotos de ponta deverão manter su as posições, enquanto os amadores deverão preservar o excesso de confiança. Os erros poderão deixar recordações amargas, já que será a jornada dos cactos.

14ª etapa – sábado – 17 de janeiro 2009
Córdoba / Buenos Aires
Deslocamento 224 km / especial 227 km / deslocamento 341 km – total: 792 km
Depois de explorarem os estados-continentes, os competidores encontrarão um tipo de paisagem familiar. Neste longo caminho a percorrer, a concentração é a ordem do dia. Aqueles que chegarem classificados a Buenos Aires terão terminado a competição mais impressionante realizada e seguirão sendo os primeiros para sempre.

Domingo – 18 de janeiro 2009
Premiação em Buenos Aires