Publicidade

Jovens brilham na volta ciclística de São Paulo e sonham com o Pan do RJ

SÆo Paulo (SP) – A quarta edi‡Æo da Volta Cicl¡stica de SÆo Paulo mostrou a for‡a dos jovens atletas brasileiros. Rafael Andriato, da Memorial-Santos/Fupes/Giant/Vzan/Oakley, de 19 anos, venceu a d‚cima e £ltima etapa da competi‡Æo, na manhÆ deste domingo, completando os 46,4 km entre Jundia¡ e a Raia Ol¡mpica da USP, em 54min46s. Ele foi recebido com muita festa, assim como toda a caravana, que deixou SÆo Paulo no dia 22.

A maior festa na USP, por‚m, foi para o sul-mato-grossense Magno Nazaret, da Scott/Marcondes Cesar/Fadenp/SÆo Jos‚ dos Campos, que terminou em 25§. lugar neste domingo, mas manteve com tranqilidade a lideran‡a, conquistando o t¡tulo de campeÆo do evento, com 47s de vantagem sobre o paulista Marcos Novello, da Memorial-Santos/Fupes/Giant/Vzan/Oakley, segundo colocado na classifica‡Æo.

Aos 21 anos, uma das maiores promessas do esporte, Magno ganhou o t¡tulo na prova contra-rel¢gio, disputada na quarta-feira, em SÆo Carlos, quando conseguiu um resultado espetacular. Assim como Rafael Andriato, Magno sonha com o Pan-Americano do Rio de Janeiro, que ser  realizado em julho. “Como todo atleta brasileiro, tenho muita vontade de disputar o Pan-Americano. Vou esperar a convoca‡Æo da Confedera‡Æo Brasileira de Ciclismo como muita expectativa”, disse o atleta, que ganhou a primeira Volta da carreira. “Esta competi‡Æo foi muito dura, extremamente desgastante, o que s¢ valoriza o trabalho de minha equipe, do massagista aos meus companheiros de bicicleta.”

Publicidade

Rafael Andriato, por sua vez, foi o £nico atleta a vencer duas etapas da competi‡Æo. Ganhador tamb‚m do trecho entre Atibaia e SÆo Carlos, ele mostrou-se muito feliz com a atua‡Æo. “Foi uma etapa muito forte, com todo o mundo andando no limite”, lembrou o atleta, que conseguiu a impressionante m‚dia de 50,8 km/h. “Fico feliz tamb‚m por ter ajudado o Marcos Novello a terminar em segundo lugar no geral”, completou o ciclista, referindo-se ao companheiro de equipe.

O paraibano Carlos Fran‡a, da Peels Capacetes/Caloi/Nossa Caixa, de Iracem polis, terminou em segundo lugar na etapa, seguido do fluminense Fabiele Mota, da Sales Supermercados, que havia vencido a prova entre RibeirÆo Preto e Campinas. Antes da prova deste domingo, ali s, a caravana se deslocou de Campinas para Jundia¡ no £ltimo percurso neutralizado.

As dificuldades desta Volta de SÆo Paulo foram grandes. Tanto assim, que dos 133 ciclistas que come‡aram o evento no domingo passado, no Aut¢dromo de Interlagos, somente 75 completaram os 1.253,26 quil“metros de prova e os 1.558,26 quil“metros de percurso total, contando com os trechos neutralizados.

L¡der da Am‚ricas Tour – Com a conquista de Nazaret, o terceiro lugar de Matias M‚dici e o quarto de Pedro Nic cio, a Scott/Marcondes Cesar/Fadenp/SÆo Jos‚ dos Campos nÆo comemorou apenas o t¡tulo por equipes, o £nico que faltava no Brasil, mas tamb‚m a lideran‡a no ranking Am‚ricas Tour da UniÆo Cicl¡stica Internacional (UCI). “A boa atua‡Æo da equipe recompensa um trabalho s‚rio. Desde janeiro, a equipe est  concentrada em SÆo Jos‚ dos Campos”, lembrou o t‚cnico Jos‚ Carlos Monteiro. o Carlinhos. “Competimos na Argentina e no Chile e ainda vamos este ano para Venezuela, Col“mbia e Uruguai. O objetivo ‚ terminar em primeiro no Am‚ricas Tour.”

Publicidade

Al‚m das principais equipes brasileiras, a competi‡Æo reuniu durante oito dias representantes tamb‚m da Argentina, Chile, Col“mbia, Uruguai e Venezuela. O Uruguai, por exemplo, contou com a sele‡Æo do pa¡s, que se prepara para o Pan-Americano e tem entre os integrantes Milton Wynants, medalha de prata na Olimp¡ada de Sydney, em 2000.

O colombiano Orlando Guerrero, presidente do Col‚gio de Comiss rios da competi‡Æo, elogiou a organiza‡Æo t‚cnica do evento. “Tudo esteve impec vel, desde os hot‚is at‚ a seguran‡a nas estradas. A log¡stica foi excelente. Outro ponto muito bom foi a transmissÆo de etapas e largadas pela TV. Isso ‚ muito importante para a difusÆo do esporte, ainda mais no Brasil, um pa¡s que adora o futebol”, disse o comiss rio da UCI.

A Volta Cicl¡stica do Estado de SÆo Paulo mobilizou a aten‡Æo de moradores de centenas de cidades paulistas, nÆo s¢ nas largadas e chegadas como tamb‚m nas diversas rodovias estaduais. A competi‡Æo passou por SÆo Jos‚ dos Campos, Atibaia, SÆo Carlos, RibeirÆo Bonito, Bauru, Araraquara, SÆo Jos‚ do Rio Preto, RibeirÆo Preto, Campinas e Jundia¡.

Classifica‡Æo da etapa*

Publicidade

1 – Rafael Andriato, Memorial-Santos/Fupes/Giant/Vzan/Oakley – 54min34s
2 – Carlos Fran‡a, Peels Capacetes/Caloi/Nossa Caixa/Iracem polis – 54min40s
3 – Fabiele Mota, Sales Supermercados/Barbacena – 54min42s
4 – Gerardo Fernandez, Cesc/Sundown/Nossa Caixa – 54min46s
5 – Bruno Tabanez, SÆo Lucas Sa£de/Flamengo FC/Americana – 54min46s
6 – Roberto Silva, Sele‡Æo Paulista B – 54min46s
7 – Willian Rodrigues, SÆo Francisco/Nossa Caixa/KHS/RibeirÆo Preto – 54min46s
8 – Adriano Martins, Sao Francisco/Nossa Caixa/KHS/RibeirÆo Preto – 54min46s
9 – Kleber Ramos, Flying Horse/Caloi/SÆo Bernardo – 54min46s
10 – Gregory Panizo, DataRo Computadores (Curitiba) – 54min46s
*Com bonifica‡Æo

Classifica‡Æo final
1 – Magno Nazaret, Scott/Marcondes Cesar/Fadenp/SÆo Jos‚ dos Campos – 31h28
2 – Marcos Novelo, Memorial-Santos/Fupes/Giant/Vzan/Oakley – a 47 s
3 – Matias M‚dici, Scott/Marcondes Cesar/Fadenp/SÆo Jos‚ dos Campos – a 1min01s
4 – Pedro Nic cio, Scott/Marcondes Cesar/Fadenp/SÆo Jos‚ dos Campos – a 1min03s
5 – Fabr¡cio Morandi, Cesc/SÆo Caetano/Sundown/Nossa Caixa – a 1min11s
6 – Jair Santos, Avai/Florianopolis/APGF – a 1min15s
7 – Gregory Panizo, DataRo Computadores – a 1min16s
8 – Jorge Bravo, Uruguai – a 1min19s
9 – Walter Ribeiro Jr., Cesc/Sundown/Nossa Caixa, a 1min20s
10 – Alex Arseno, Cesc/Sundown/Nossa Caixa, a 1min23s

Geral por equipes
1 – Scott/Marcondes Cesar/Fadenp/SJC – 94h25min16s
2 – CESC/Sundown/Nossa Caixa – 94h27min31s
3 – DataRo Computadores – 94h28min44s
4 – Uruguai – 94h28min48s
5 – Memorial/Santos/Giant/Vzan/Oakley – 94h28min54s

Classifica‡Æo geral Metas Volantes
1 – Rafael Andriato, Memorial-Santos/Fupes/Giant/Vzan/Oakley – 40 pontos
2 – Kleber Ramos, da Flying Horse/Caloi/SÆo Bernardo – 37
3 – Alex Arseno, Cesc SÆo Caetano/Sundown/Nossa Caixa – 22

Classifica‡Æo geral de Montanha
1 – Victor Moreno, Venezuela – 19 pontos
2 – Magno Nazaret, Scott/Marcondes Cesar/Fadenp/SÆo Jos‚ dos Campos – 13
3 – Alcides Vieira, DataRo Computadores – 12
4 – Marcelo Moser, Sales Supermercados/Barbacena – 12