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Ol  Gostaria Que o Srs. me informacem ou me indicassem a uma consecionaria ou revendedora da Kahena, se Existir alguma aqui em SÆo Paulo Capital, pe‡o por gentileza me informar para possivel compra, pois verifiquei uma materia na capa do site motoline e observei que existe versÆo basica dela no valor de R$ 12.300 reais.
Geraldo – SÆo Paulo
Tite o site esta cada dia melhor. Estive lendo o teste da Kahena e lembrei de uns descendentes de alemÆes ai em SP (acho) que fabricaram a BMC com motor boxer parecido com os da BMW. Eles poderiam ter se juntado a Tecpama e fabricado uma senhora moto vc nÆo acha?
Lucio – Uberlandia MG
Legal esse teste da Kahena, tio Tite. Mas faltou, eu acho, vocˆ dizer o que se deu da empresa que a produzia, quando ‚ que eles pararam de produzir, os motivos e tal!
Carlos – Banabui£, Ce
Conforme est  escrito no final da mat‚ria, ela foi publicada originariamente em 1992. Depois disso nunca mais tive not¡cias sobre a moto e seus fabricantes. S¢ sei que nÆo existe mais. L£cio, os irmÆos Holzbacher, se nÆo me engano, chegaram a fazer praticamente uma moto inteira batizada de BMC. Seria realmente uma uniÆo com chances de sucesso, mas ambas as empresas pararam suas atividades.

Barulho
Tite, tenho um YS Fazer que est  com 3000Km. Estou tendo problema com um barulho muito parecido com v lvulas batendo, mas que s¢ ocorre quando a moto est  quente. Quando ligo a moto pela manhÆ ou estou andando com ela nas madrugadas frias, nada acontece, mas enquanto a moto aquece o barulho come‡a a aparecer e ficar alto, at‚ que quase fique mais aparente que o pr¢prio som normal do motor. Junto com esse barulho percebo uma grande quantidade de “tiros” pelo escapamento, um som meio soprado, mas ainda sim “tiro”. Levei … uma autorizada Yamaha mas os mecƒnicos dizem que ‚ normal. Troquei minha Twister por uma Fazer por causa do tensor da corrente de comando, que depois de ser trocado 3 vezes ainda fazia barulho, e agora tenho mais essa. Vocˆ saberia me dizer o que pode ser o problema?
Vin¡cius – Sabar  MG
Vini nÆo d  pra imaginar barulho por escrito, mas eu estou usando uma Fazer e notei que o motor ‚ barulhento mesmo, mas na verdade ‚ porque o escape ‚ tÆo silencioso que o barulho do motor fica mais evidente. Mesmo assim ‚ mais silencioso que o da Twister. Em todo caso consulte outro dono de Fazer para conferir.

Limpa
Prezado Tite, gostaria de mais informa‡äes sobre um coment rio que ouvi durante a pen£ltima estapa do mundial de motovelocidade (infelizmente nÆo me recordo se na categoria 125 ou 250, acho que esta £ltima) quando o comentarista do SportTV afirmou que uma das equipes estava correndo com polui‡Æo zero, inclusive por causa de um patrocinador. Vocˆ sabe qual categoria, equipe e tecnologia utilizada? Como todo motociclista que conviveu com as RDs e Suzuki GT (380, 550 e 750) dos anos 70 sou adorador de 2T.
Christian – SÆo Carlos/SP
NÆo ouvi o coment rio, mas deve ser na 125 ou 250 porque sÆo as £nicas com motor 2T. Hoje em dia tanto os ¢leos quanto a tecnologia de queima melhoraram tanto que os motores 2T chegaram ao mesmo n¡vel de emissäes que os 4T. S¢ pode ser resultado do ¢leo 2T sint‚tico.

Eletr“nica
Gostaria de saber se ‚ possivel colocar igni‡Æo eletronica em um xlx 350r.
Gustavo – juiz de fora – MG
Tem alguma coisa errada, porque a XLX 350R J· tem igni‡Æo eletr“nica!

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Embreagem
Tite, Tenho uma Strada 97, e recentemente retifiquei cilindro, cabe‡ote, troquei alguns rolamentos etc, s¢ nÆo mexi na embreagem, que o mecƒnico disse estar ok. Quando vou viajar, depois de uma hora de viagem, ao reduzir marchas pra vencer uma ladeira, percebo que mesmo depois de soltar a alavanca, a embreagem d  uma patinada, o motor sobe uns 500 giros e s¢ a¡ sinto os discos se encaixando, quando a moto d  um salto. Usando no dia a dia, isso nÆo acontece. Ser  que o ¢leo quente provoca isso? Ser  que estou trabalhando em rota‡Æo muito alta (perto dos 7 000rpm)? Ser  que os discos j  eram? Pq o mecƒnico disse que estavam bons? Eu Tinha uma XLR e isso tamb‚m acontecia, mas pensei que fosse pelo motor mais fraco!
YURI – LONDRINA PR
Pode voltar no mecƒnico e pedir pra trocar logo os discos porque estÆo bichados!

Viagem
Caro Tite, sauda‡äes, meu irmÆo gostaria que me tirasse algumas duvidas:1. Vou viajar para o Chile na minha Twister, compensa trocar a coroa da transmissÆo? consome menos mesmo? perde for‡a para subidas? 2. Qual a melhor roupa de Corotex, Cordura ou mesmo Couro, para suportar o frio? 3.Voce tem alguma dica de roteiro, fora o j  conhecido por muitos motocilcistas?
Josenilton – Barra do Corda – MA
1) Depende, se vc alongar um pouco pode ficar mais econ“mica em algumas condi‡äes e vai perder MUITA for‡a nas subidas, mas pelo que senti dessa moto nÆo h  necessidade de fazer a troca. 2) Qualquer uma dessas roupas, porque o mais importante ‚ usar uma roupa de baixo (e meias) de lÆ. Mantendo a primeira camada de lÆ a parte externa pode ser qualquer material, embora o couro seja o menos apropriado para o frio. 3) NÆo tenho, sugiro entrar em contato com motoclubes do sul.

CG
Fala Tite, sera que existe a possibilidade de voce publicar a foto da “CG CUSTOM” q saiu numa revista ai? caso isso nao aconteca, por favor, alguem mande essa foto pro Brasil inteiro ver, a primeira CUSTOM made in Lisarb!! (revista desse mes)
Isaac – Sao Paulo – SP
Se ao menos vc identificar a revista facilita muito.

Seco
Nas motos que tem o carter seco, como na xt660 por exemplo, o virabrequim trabalha seco l  dentro? entÆo o ¢leo para lubrificar a camisa vem de um sistema mais complexo nÆo ‚? e o desgaste do virabrequim?
Francis – sÆo paulo SP
NÆo ‚ bem assim. O c rter ‚ seco, mas o virabrequim recebe lubrifica‡Æo normalmente. Motor de moto ‚ diferente de motor de carro. O virabrequim nÆo fica nadando no ¢leo.

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CG
tenho uma cg125 2002, super conswervada, penso em troca-la por uma 150. qual da 150 ‚ melhor;titam, sport. dizem que elas nÆo foram aprovadas, que o motor por ter corrente de comando ‚ problematico, e ainda que o motor tem vazamento muito r pido, isso ‚ verdade? na opiniÆo de vcs, compensa fazer esta troca? gostaria de saber, tambem, qual melhor pneu para minha cg? o melhor e um paralelo.
oduvaldo – corumbaiba-go
Esses boatos parecem os mesmos que falam de uma certa cruz maligna? Bom, eu achei a Sport muito mais legal e vc pode ler o teste aqui no Motonline. Quanto ao pneu, depende muito do tipo de uso que vc pretende fazer da moto.