Publicidade

Come‡a nesta ter‡a-feira (13/7) na cidade de Barueri, SÆo Paulo, a 39 ¦ edi‡Æo do Campeonato Brasileiro de Kart. Mais de 350 pilotos de mais de 20 estados e do Distrito Federal, estarÆo na pista do Kart¢dromo de Aldeia da Serra, para competir nas 11 categorias em disputa. Segundo a CNK (ComissÆo Nacional de Kart) est  edi‡Æo do campeonato dever  ser a mais equilibrada e numerosa dos £ltimos tempos.

O Campeonato vai ser dividido em duas fases. A primeira, que ‚ disputada do dia 13 a 17 de julho, contar  com as categorias Cadete, J£nior Menor, J£nior, Novatos e Sudam C. Na semana seguinte, de 20 a 24, ser  a vez das categorias Graduados A, Graduados B, Sˆnior A, Sˆnior B, Super Sˆnior e Sudam J£nior. Na maioria destas categorias, o n£mero de inscritos j  ultrapassou a marca de 34 karts, quantidade m xima permitida disputa das baterias. Por conta disto, depois de muito tempo, estarÆo de volta as baterias de repescagem no Brasileiro de Kart. Os pilotos que nÆo se classificarem entre os 20 primeiros na tomada de tempo, terÆo que participar de uma corrida extra antes das baterias v lidas pelo campeonato para garantir vaga na competi‡Æo. “NÆo vejo a hora de entrar na pista para acabar com essa ansiedade. Vai ser um Brasileiro de arrepiar”, prevˆ o mineiro Clemente Faria Jr. (Oi/Banco Rural/Barbosa Mello), de 16 anos. Clemente ‚ o atual campeÆo brasileiro da Sudam C e persegue o seu terceiro t¡tulo nacional consecutivo.

Cada categoria ‚ disputada quatro baterias onde o resultado final vale para a forma‡Æo do grid da prova seguinte. A pontua‡Æo para as trˆs primeiras provas ‚ a mesma, apenas a quarta e £ltima tem pontua‡Æo dobrada. Essa medida do regulamento garante que a disputa pelo t¡tulo permane‡a aberta at‚ o final.

Homenagem
A edi‡Æo 2004 do Brasileiro de Kart far  uma homenagem ao piloto Ayrton Senna, falecido h  10 anos. Todos os trof‚us terÆo a marca do tricampeÆo mundial de F¢rmula 1, que tamb‚m foi tricampeÆo brasileiro de kart. “Mesmo a gente que s¢ viu o Senna correndo em v¡deo sabe o quanto ele foi importante para o Brasil”, comenta Felipe GuimarÆes (FW Autom¢veis), de 13 anos de idade, campeÆo brasileiro em 2000 e um dos favoritos ao t¡tulo na categoria J£nior.

Publicidade

O circuito de 1021 metros de extensÆo do Kart¢dromo Aldeia da Serra abre para os treinos livres nesta ter‡a-feira. Na quinta-feira serÆo realizadas as tomadas de tempo e as eventuais repescagens. Na sexta-feira os karts come‡am a ir para a pista para as baterias a partir das 8 horas da manhÆ. No s bado, onde ocorrem as duas £ltimas provas para cada categoria, as corridas tem inicio as 9h30min.

O Kart¢dromo de Aldeia da Serra fica na cidade de Barueri, cerca de 30 km da capital paulista. O acesso para a pista ‚ feito pelo km 32 da Rodovia Castelo Branco, sentido capital-interior.