Kit híbrido diesel-elétrico

Kit híbrido diesel-elétrico

Kit híbrido diesel-elétrico

A Robert Q Riley Enterprises LLC, de Glendale, no estado do Arizona, planeja oferecer a mercado um kit de autom¢vel h¡brido el‚trico que pode ser montado em casa.

Chama seu kit de ïve¡culo de mobilidade pessoalï, e ele ‚ mesmo s¢ isso – embora, se realmente funcionar como tal, ‚ mais do que qualquer moto em termos de conforto e prote‡Æo contra os elementos e mais do que qualquer carro existente em termos de economia de combust¡vel.

Vejam s¢: ‚ um triciclo para dois passageiros, com 2,24 m de entreeixos, bitola dianteira de 1,68 m, altura de 1,09 m, peso de 590 kg, dois bancos reclin veis com cintos de trˆs pontos embutidos, air bags, capota, p ra-brisa, vidros laterais, sistemas de aquecimento e ar-condicionado.

O motor ‚ um turbodiesel de trˆs cilindros que ïtocaï as rodas dianteiras, e o pacote de baterias de l¡tio faz o mesmo com a roda traseira. S¢ com o diesel (fora dos centros urbanos), o triciclo faz nada menos de 90 km/litro, enquanto s¢ com as baterias (ciclo central urbano) pode cobrir at‚ 64 km. Com os dois sistemas trabalhando em conjunto, em um uso t¡pico americano casa-cidade de 130 km o triciclo consome um pouco mais – um litro a cada 83 km.

Para quem quer desempenho, ‚ interessante notar que o ve¡culo pode funcionar com os dois sistemas em conjunto – quando entÆo se torna muito mais r pido (tra‡Æo 3×3, motor el‚trico ajudando o turbodiesel) e veloz, chegando a 137 km/h.

A carro‡aria do XR-3 pode ser comprada em espuma de fibra de vidro ou em fibra de carbono (obviamente bem mais cara).

O lan‡amento foi no dia 16.jun.

Jos‚ Luis Vieira


Jos‚ Luiz Vieira, Diretor, engenheiro automotivo e jornalista. Foi editor do caderno de ve¡culos do jornal O Estado de S. Paulo; dirigiu durante oito anos a revista Motor3, atuou como consultor de empresas como a Translor e Scania.  editor do site: www.techtalk.com.br e www.classiccars.com.br; diretor de reda‡Æo da revista Carga & Transporte.