Publicidade

De olho no Rally Paris-Dakar 2004, Klever Kolberg e Lourival Roldan seguem neste final de semana, dias 1 e 2 de novembro, para Arraial do Cabo (RJ).

A dupla de carro da Equipe Petrobras Lubrax estar  treinando nas dunas da regiÆo para se preparar para a maior prova off road do mundo onde estarÆo competindo com um Mitsubishi Pajero Full.

Uma das grandes novidades para este ano ‚ a utiliza‡Æo de um pneu desenvolvido no Brasil, o Pirelli Scorpion ATR que foi j  foi usado nas provas nacionais mostrando grande eficiˆncia. Com este pneu, Klever e Lourival venceram o Rally do Caf‚ e o Rally Rota Sul.

“Sempre treinamos nas dunas de Arraial do Cabo devido … semelhan‡a do terreno e do solo da regiÆo com os do Saara”, afirmou Kolberg. A dupla tamb‚m ter  que treinar a regulagem da pressÆo dos pneus na travessia de dunas, pois neste ano a organiza‡Æo do Dakar est  proibindo o uso do sistema de controle de ar de dentro do ve¡culo. “Vamos acabar perdendo um pouco de tempo porque teremos que descer do carro para murchar ou encher os pneus. Nas edi‡äes anteriores, repet¡amos esse processo pelo menos umas 50 vezes por dia e agora, de olho no rel¢gio, vamos diminuir para cinco”, disse o piloto.

Publicidade

Esta ser  a 17¦ participa‡Æo de Kolberg na prova e ter  pela segunda vez um navegador brasileiro, Lourival Roldan. A Equipe Petrobras Lubrax competir  em todas as categorias: Jean Azevedo com uma motocicleta KTM 700, Andr‚ Azevedo ao lado dos checos Tomas Tomecek e Mira Martinec com um caminhÆo Tatra e, finalmente, Klever Kolberg e Lourival Roldan, de Mitsubishi Pajero Full.

A edi‡Æo 2004 do Dakar ter  in¡cio no dia 1 de janeiro em Clermont Ferrand, na Fran‡a, e t‚rmino no dia 18 de janeiro em Dakar, no Senegal. A prova passar  pelos seguintes pa¡ses: Fran‡a, Espanha, Marrocos, Mauritƒnia, Mali, Burkina-Faso e Senegal. E ter  16 especiais (trechos cronometrados), sendo duas na Europa e 14 na µfrica. O percurso ser  de aproximadamente 10.000 quil“metros.

A Equipe Petrobras Lubrax tem patroc¡nio da Petrobras, Petrobras Distribuidora, Mitsubishi Motors do Brasil, Pirelli, e apoio da Minoica Global Logistics, Banco DaimlerChrysler, Controlsat Monitoramento Via Sat‚lite, Eurofarma, IBM, Planac Inform tica, Mitsubishi Koala, Nera Telecomunica‡äes, Telenor Satellite Services AS, Kaerre, Capacetes Bieffe, Lico Motorsports, Artfix, Adventure Gears, Kodak Professional, Mercedes-Benz Caminhäes, ZF do Brasil, Behr, Sadia e Dakar Promo‡äes.