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A Super Duke, modelo lançado oficialmente em 2013  redefine o termo “Streetfighter”. Olhando os dados de desempenho e verificando o design é suficiente para identificar a 1290 R como uma das mais extremas naked. Em termos de desempenho do conjunto e também quanto à versatilidade, os modos de pilotagem proporcionam ajustes que aumentam o prazer na condução e podem ser pré-programados da pista de corrida direto para as ruas da cidade.

KTM 1290 Super Duke - A super Naked da KTM tem qualidades superiores

A Super Duke encarna a filosofia KTM: muita potência, grande precisão com ergonomia. O tema “Ready to Race” da KTM se manifesta também nessa moto de rua. A 1290 Super Duke R traz alta tecnologia com um design agressivo e funcionalidades que transformam o desempenho com segurança em prazer de condução.


 DESTAQUES:

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– Motor LC8 V-Twin com dupla ignição, injeção eletrônica de combustível e transmissão de 6 velocidades
– Potência máxima de 180 cv
– Mapeamento variável para três condições de uso, atuando também sobre o controle de tração
– Chassi ultraleve de aço cromo-molibdênio com subframe traseiro parafusado
– Suspensão dianteira WP USD totalmente ajustável de 48 milímetros com circuitos de amortecimento separados
– Amortecedor de direção WP
– ABS Bosch 9M com opções Supermoto e desabilitado
– Pneus esportivos Dunlop SportSmart² com excelente aderência e uma vasta gama de aplicações

DESEMPENHO

O motor é o mesmo da super esportiva da marca RC8

O motor é o mesmo da super esportiva da marca RC8

Os engenheiros da KTM escolheram o motor LC8 que equipa a esportiva RC8 como ponto de partida para o desenvolvimento do propulsor da 1290 Super Duke R. Porém, o foco não foi o aumento de potência em si, mas alcançar uma entrega acessível para maior usabilidade da potência do motor. Aumentar a elasticidade do V2 sem prejudicar a espontaneidade e resposta. O motor V2 a 75° com gestão eletrônica e função ride-by-wire proporciona desempenho que se mantém prático para o mundo real e ainda assim tem aplicações amplas, que variam de deslocamentos urbanos ao uso em pista de corrida.

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O pistão leve tem a mesma estrutura “box-in-box” utilizada na Fórmula 1, é o aperfeiçoamento do pistão ultraleve da KTM 1190 RC8 R. O diâmetro cresceu de 105 para 108 mm, enquanto o peso foi reduzido em 13%.

Pistões desenvolvidos com a última tecnologia são mais leves e resistentes

Pistões desenvolvidos com a última tecnologia são mais leves e resistentes

O cabeçote de duplo comando de válvulas, tem dutos de fluxo otimizado, balancins roletados e revestidos para maior durabilidade e lubrificação. A ignição é dupla e os longos intervalos de manutenção de 15.000 km se devem às válvulas nitretadas e à forma de assentamento delas.

O chassi da 1290 Super Duke R lida bem com a sua dinâmica de pilotagem. Leve e rígido, o quadro de treliça tem construção em tubos de aço cromo molibdênio e sua geometria trabalha bem associada às suspensões WP multiajustáveis. A roda dianteira é guiada por um garfo upside-down de 48 milímetros de diâmetro. Na traseira o  braço oscilante é em alumínio e há um único amortecedor com ajuste remoto.

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O prazer de pilotar está garantido pelas várias formas de ajustar a motocicleta ao estilo do piloto e percurso

O prazer de pilotar está garantido pelas várias formas de ajustar a motocicleta ao estilo de pilotagem e tipo de percurso

PRAZER DE PILOTAGEM

O pacote da 1290 Super Duke R foi desenvolvido para dar prazer em pilotar, com um motor forte e um chassi equilibrado, proporciona uma pilotagem voltada para a diversão. Previsibilidade e segurança são obtidos pelos freios Brembo, pelos pneus e pelo sistema de assistência desenvolvido em colaboração com a Bosch.

O ABS tem diferentes modos de pilotagem e o controle de tração conta com sensor do ângulo de inclinação MTC (Motorcycle Traction Control), tudo faz parte do pacote.

 As rodas  são projetadas pela KTM e são leves e robustas. Estão equipadas com os novos pneus Dunlop Sportsmart II, especialmente desenvolvidos para a KTM 1290 SUPER DUKE R, para maior confiabilidade e aderência.

 O ABS 9M+ da Bosch tem um ajuste esportivo para que entre em ação mais tarde. É possível desligá-lo completamente para uso em pista ou selecionar o modo Supermoto que desativa o ABS apenas na roda traseira. O sistema de controle de tração MTC é regulado de acordo com o ângulo de inclinação e pode agir segundo o modo escolhido “Sport”, “Street” ou “Rain”. Ou seja, para uma atuação mais agressiva, segura ou suave, respectivamente.

O painel de instrumentos é VDO e fornece informações para velocidade e rotação do motor com fácil leitura. Na tela de LCD são exibidas funções que podem ser configuradas. Você tem uma ampla gama de opções para ajustes a qualquer momento pelo seletor de modo. Tudo é apresentado de forma organizada, clara e intuitiva.

A naked mais potente do mundo acaba de chegar ao Brasil. A importada KTM 1290 Super Duke R já está disponível na rede de concessionárias da marca com preço público sugerido de R$ 79.000,00.

Ficha técnica

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Bitenca
Pioneiro no Motocross e no off-road com motos no Brasil, fundou em 1985 o TCP (Trail Clube Paulista). Desbravou trilhas em torno da capital paulista enquanto testava motos para revistas especializadas.