Ela apareceu primeiro no Salão Duas Rodas do ano passado e somente agora começa a ganhar as ruas do Brasil. E a KTM 390 DUKE ABS chega com bom potencial para acirrar ainda mais a briga por consumidores no segmento das street e naked intermediárias do nosso mercado, onde estão as motos equipadas com motores entre 250 e 500 cc.
Este segmento é um dos que tem maior potencial para crescer porque todos que estão no degrau inferior, com motos menores, são naturalmente potenciais compradores dessas motos “médias”. Apesar de muitos consumidores considerarem como médias apenas as motos entre 500 cc e 600 cc, a realdade do nosso mercado é que 85% da frota circulante (e de motos novas vendidas) é de motos com motores até 160 cc. Assim, podemos considerar que o segmento intermediário incorpora estas motos com motores a partir de 250 cc, inclusive a nova KTM 390 DUKE.
Uma olhada rápida na nova moto e dá até para pensar que são poucas mudanças. Mas uma análise mais detida mostra que houve aperfeiçoamentos importantes, inclusive com um chassi ligeiramente mais leve e que tem um novo sub-chassi destacável que suporta a parte traseira da moto. O conjunto de suspensões também recebeu modificações, assim como os novos guidão e tanque de combustível maior, com capacidade para 13,4 litros, e o acelerador eletrônico “Ride by Wire”, que acelera através de um sinal elétrico sem vínculo mecânico (cabo de aço), sistema muito mais preciso na ação e reação durante a pilotagem.
Todas essas mudanças foram feitas para reforçar o caráter esportivo e desafiador da moto e que faz juz ao slogan da marca – READY TO RACE. Na apresentação da nova KTM 390 DUKE não foi possível experimentar toda esta esportividade prometida, mas dá para perceber que a moto segue tendo a capacidade de oferecer grandes desafios para pilotos que buscam superar seus próprios limites. Como grafou o comunicado oficial da empresa na apresentação da moto, “é uma naked com verdadeiros genes de racing e design diferenciado”.
Paulo Alegria, diretor da KTM no Brasil, falou do esforço da marca para ampliar sua presença no mercado brasileiro e destacou a importância da 390 DUKE para ajudar nesse desafio. “Todos sabem que somos fortíssimos no off-road, com inúmeras vitórias em rali e motocross, mas a KTM busca obter a mesma fama nas ruas”, explicou Alegria e destacou: “Somos a única marca presente nas 3 categorias do Mundial de Motovelocidade e estamos trazendo esta experiência para nossas motos de rua, 200 DUKE e 390 DUKE”.
O motor não sofreu mudanças e segue tendo um cilindro com capacidade cúbica de 373,2 cm³ e que desenvolve 44 cv de potência. Esse motor recebeu melhorias no mapa de injeção e expressa uma curva de entrega mais progressiva e linear, “um foguete nas curvas” diz o comunicado da empresa. Dona da melhor relação peso-potência do segmento, a moto se destaca pela agilidade, rapidez e capacidade de contornar curvas. Para adequar-se à legislação de emissões de gazes e ruídos, a moto ganhou uma ponteira de escape (antes inexistente) que agora ocupa espaço do lado direito da balança. O resultado é que a moto está 10 kg mais pesada, com peso seco de 149 kg, contra 139 kg do modelo anterior.
Outra novidade é o bloco óptico dianteiro em LED tanto para o farol quanto para a luz de posição, com design igual ao da KTM 1290 SUPER DUKE R e grande capacidade de iluminação com luz branca, realmente uma segurança adicional para moto dessa categoria. Por fim, mas não menos importante, o exclusivíssimo painel TFT, que informa através da tela colorida e antirreflexo o status de todas as outras tecnologias aplicadas na moto. Esse novo painel mostra tudo o que é convencional, além de outras funções quando conectado ao smartphone através de Bluetooth e com o software original KTM MY RIDE para visualizar chamadas telefônicas e controle de áudio.
KTM 390 DUKE: vendas e pós-vendas
Montadas na fábrica da Dafra em Manaus (AM) e também comercializadas pela Dafra, as motos da KTM no Brasil ainda sofrem com a desconfiança do consumidor, principalmente com relação aos serviços pós-vendas. O que seria natural que acontecesse, ou seja, a própria Dafra utilizasse as melhores lojas de sua rede própria presente no Brasil para distribuir também as motos da marca austríaca não se revelou verdadeiro. O mercado brasileiro despencou, muitas lojas Dafra fecharam, as motos KTM ficaram com espaço restrito para serem vendidas e aumentou a desconfiança do consumidor.
“Não é a mesma coisa vender KTM e vender Dafra. Por isso estamos trabalhando para mudar esta estratégia de distribuição e conseguir fazer nossa marca oferecer atendimento de vendas e pós-vendas mais amplo e adequado aos consumidores interessados na KTM”, falou Paulo Alegria, apontando para uma possível expansão com abertura de mais algumas lojas exclusivas da marca. O volume de vendas reflete claramente essa situação, apesar da competência do produto KTM 390 DUKE: 308 motos em 2016 e 280 em 2017, segundo dados de emplacamento divulgados pela Fenabrave.
De qualquer maneira, o mercado dá sinais de melhora e a chegada da novidade é sempre estimulante ao consumidor decidir gastar R$23.990,00 (preço público sugerido em maio/2018) e comprar a nova KTM 390 DUKE ABS. Ele vai poder escolher a sua naked com personalidade esportiva nas cores branca ou laranja. Claro, a diversão estará garantida.
Ficha Técnica KTM 390 DUKE ABS
Motor | Um cilindro, 4 Tempos, arrefecimento líquido, 4 válvulas, DOHC |
Capacidade | 373,2 cm³ |
Diâmetro x Curso | 89 mm x 60 mm |
Taxa de Compressão | 12.6:1 |
Potência Máxima | 44 cv @ 9.000 rpm |
Torque Máximo | 3.9 kgf.m a 7.000 rpm |
Sistema de Ignição | Eletrônica Bosch |
Embreagem | Multidisco em banho de óleo, tipo deslizante PASC, de acionamento mecânico |
Câmbio | 6 velocidades |
Óleo Lubrificante | Motorex fórmula 4T |
Alimentação | Injeção Eletrônica Bosch EFI (corpo de aceleração de 46 mm) |
Partida | Elétrica e pedal |
Chassi | Tubular treliçado, com sub-chassi removível |
Suspensão dianteira | WP-USD Invertida split fork Ø 43 mm / Curso 142 mm |
Suspensão traseira | WP-Monoshock com regulagem na pré-carga da mola / Curso de 150 mm |
Distância entre eixos | 1.357 mm |
Distância livre do solo | 185 mm |
Altura do assento | 830 mm |
Peso | 149 kg |
Capacidade do Tanque | 13,4 litros |
Pneus Dianteiros | 110/70 ZR 17 |
Pneus Traseiros | 150/70 ZR 17 |
Freio Dianteiro | Disco Ø 320 mm com pinça radial com 4 pistões com ABS |
Freio Traseiro | Disco Ø 230 mm com pinça flutuante de um pistão com ABS |
Ângulo de esterço | 65 graus |
Trail | 95mm |
Bateria | 12V, 8 AH |
Farol | LED |
Lanterna traseira | LED |