KTM 690 SMR

KTM 690 SMR

Texto: Arthur Caldeira/Agência INFOMOTO

KTM 690 SMR (FOTO: Mario Villaescusa/Agência INFOMOTO)

Antes de entrar na pista de testes da Pirelli, em Sumaré (SP), para experimentar a KTM 690 SMR estranhei as inúmeras recomendações: “cuidado, ela freia demais!”, “Se acelerar muito a roda da frente sai do chão!”. Foram tantas advertências que nas primeiras voltas segui os conselhos dos representantes da marca. Freei com cautela e acelerei sem muito ímpeto.

Mas a pista livre e essa supermoto equipada com o potente motor LC4 da marca austríaca instigaram minha curiosidade. Na reta, era hora de conferir o que o propulsor de um cilindro, 653,7 cm³ de capacidade, quatro válvulas e comando simples no cabeçote com refrigeração líquida, tinha para oferecer. A resposta veio em números. O conta-giros de leitura analógica crescia rapidamente para os padrões de um monocilíndrico e pedia outras marchas. O câmbio de seis marchas com vocação esportiva permitia aproveitar toda a força do motor. Resultado: no final da curta reta, o mostrador digital indicava 173 km/h. Originário das vitoriosas KTMs no Rally Paris-Dakar, o motor LC4 produz 63 cv de potência máxima (a 7.500 rpm) – número bastante impressionante para um monocilíndrico dessa capacidade cúbica. Só para se ter uma idéia, o motor de um cilindro da Yamaha XT 660R produz 48 cv a 6.000 rpm. FOTOS: Gustavo Epifanio /Agência INFOMOTO

O torque máximo, famoso por levantar com facilidade a roda dianteira, é de 6,6 kgf.m a 6.550 rpm. Demonstrando o caráter bem esportivo do motor, que tem uma estreita faixa útil. Em resumo, sobra força para as arrancadas e potência para altas velocidades. Segundo a fábrica, pode-se chegar a 200 km/h.

Freios e chassi à altura Um motor com esse desempenho pede um projeto ciclístico à altura. Nisso a KTM também não economizou. Pelo contrário, usou do bom e do melhor na construção da 690 SMR. O quadro tubular é fabricado em cromo-molibdênio, as rodas nessa versão “R” são da Marchesini e feitas em liga de alumínio, já as suspensões trazem a marca da holandesa White Power. Na dianteira, um garfo telescópico invertido e, na traseira, a balança também de alumínio usa um monoamortecedor fixado por links. Ambas têm curso 210 mm, revelando a origem off-road dessa e de todas as supermotos.

Na prática, essas especificações técnicas de dar inveja a qualquer piloto profissional resultam em uma moto bastante estável, seja para deitar nas curvas ou torcer o cabo nas retas. Os pneus radiais de desenho esportivo sem câmara garantem a aderência necessária para brincar com essa supermoto austríaca. Aliás, essa KTM 690 SMR é o que se pode chamar de brinquedo de gente grande. Para parar esse conjunto – que pesa 152 kg sem combustível – os freios da italiana Brembo são realmente ariscos, justificando as advertências antes de testar essa KTM. Na dianteira, um disco de 320 mm de diâmetro é mordido por uma pinça radial de quatro pistões. Na traseira, um disco de 240 mm com uma pinça de um único pistão. As mangueiras de freio tipo “aeroquip” evitam a fadiga e explicam em parte a sensação de brutalidade na hora que se acionam os freios. Provando, mais uma vez, que a KTM não economizou para fazer essa supermoto.

Desenho e preço diferenciados Além dos diversos itens de primeira qualidade, o desenho da KTM 690 SMR a diferencia de outros modelos supermotard existentes. Marcado pelo pára-lama dianteiro bico-de-pato, seu design termina em duas grandes ponteiras de escape, desenvolvidas nos ralis pela KTM. A versão “R”, testada, traz ainda quadro na cor laranja para contrastar com a roupagem toda em preto.

Mas o design diferenciado e todos os atributos dessa supermotard também resultam em um preço bastante elevado. Cotada a R$ 43.000, a KTM 690 SMR tem poucas concorrentes diretas no Brasil. No mesmo estilo, mas com motor menos potente, há a Husqvarna SM 610 i.e. vendida a R$ 29.400.00 (sem frete).

FICHA TÉCNICA KTM 690 SMR Motor: Um cilindro, refrigeração liquida, OHC, 4 válvulas Capacidade: 653,7 cm³ Câmbio: 6 velocidades Potência máxima: 63 cv / 7.500 rpm Torque máximo: 6,6 kgf.m a 6.550 rpm Quadro: Tubular em cromo molibdênio Suspensão dianteira: Garfo telescópico invertido com 210 mm de curso Suspensão traseira: Balança em alumínio com monoamortecedor com 210 mm de curso Freio dianteiro: Disco simples de 320 mm de diâmetro com pinça radial de quatro pistões opostos Freio traseiro: Disco simples de 240 mm de diâmetro com pinça de um pistão Pneu dianteiro: 120/70-17 Pneu traseiro: 160/60-17 Comprimento total: não disponível (n.d.) Largura: n.d. Altura: n.d. Entre-eixos: 1460 mm Altura do assento: 875 mm Peso (sem combustível): 152 kg Tanque de combustível 13,5 litros Cores: Preta Preço: R$ 43.000,00 Mais informações: www.ktm.com.br

FOTO: Heinz Mitterbauer/Divulgação

FOTO: Gustavo Epifanio /Agência INFOMOTO

(FOTO: Mario Villaescusa/Agência INFOMOTO)

(FOTO: Mario Villaescusa/Agência INFOMOTO)