Publicidade

Apresentadas as duas motos para sacudir o mercado das Off road no Brasil. A marca já se consagrou no país e tem um mercado cativo, criado por vários representantes e importadores independentes que trouxeram essas motos por vários anos. O problema era que os amantes do esporte sempre tiveram dificuldades para comprar e manter essas motos, elas representam o máximo em desenvolvimento e tecnologia para quem quer performance aliada à praticidade de manutenção, mas nesse ítem capengava.

Os dois modelos apresentados para o Test Ride do Motonline

Os dois modelos apresentados para o Test Ride do Motonline pela KTMbr

Era justamente esse o problema, não havia uma representação que aliasse a disponibilidade das motos com os serviços e peças de forma responsável e eficaz, ficava difícil a vida dos amantes dessas motos. Mas agora, com a presença da empresa KTM no Brasil, a parceria com a Dafra na fabricação das motos em Manaus e ainda com a participação das concessões Flagship distribuindo as motos com peças e serviços, os problemas estão todos equacionados e a fórmula “ready to race” está mais viva do que nunca no nosso país.

Dois dos maiores revendedores, a Sacramento em Itupeva, SP e a Orange de Belo Horizonte, MG mostram como estão inseridas nesse conceito “ready to race” da marca. Suas equipes satélites seguem o mesmo tipo de treinamento e os pilotos vivem imersos no ambiente das motos KTM para o Enduro.

Publicidade

 

Fábio Campos (direita) e Nielsen Bueno - Diretor da Sacramento e o chefe da equipe falam dos investimentos para desenvolver as competições em 2015

Fábio Campos (direita) e Nielsen Bueno – Diretor da Sacramento e o chefe da equipe falam dos investimentos para desenvolver as competições em 2015

Fábio Campos, dono da concessionária Sacramento diz que agora, com o apoio da fábrica, toda técnica de treinamento, peças e equipamentos que eles oferecem estão disponíveis aos pilotos brasileiros. O sonho de ser um piloto da equipe KTM oficial está mais fácil de ser realizado. Com a orientação e treinamento do super campeão Nielsen Bueno. Vários destaques já estão sob a sua bandeira e esses garotos prometem muito.

Guto investe todo seu conhecimento adquirido em anos de competições e viagens internacionais na sua equipe de pilotos KTM

Guto investe todo seu conhecimento adquirido em anos de competições internacionais na sua equipe de pilotos KTM

Publicidade

Também a Orange de Belo Horizonte tem sua equipe sob a bandeira KTM. Carlos Augusto Constantino, o Guto, percorreu como piloto vários certames internacionais e ganhou muita experiência e contatos com lideranças da equipe de fábrica na Áustria. Montou uma unidaade de treinamento na grande BH onde seus pilotos recebem um treinamento de imersão. Ficam 24h vivendo KTM sob o mesmo teto. Sua equipe segue os padrões mais modernos da marca para gestão e treinamento de sua equipe. Seus pilotos já mostram bons resultados.

No Motocross o projeto “Jovens Talentos” se empenha em desenvolver as habilidades dos novos pilotos para a marca. Para a temporada 2015 o projeto prevê, com o piloto Enzo Lopes a disputa dos campeonatos Brasileiro de Motocross, Arena Cross, Copa Minas e provas internacionais nos Estados Unidos e Europa, entre elas Loretta Lynn´s e FIM World Junior MX Championship. Depois de quatro temporadas e diversas conquistas na categoria 80cc, Enzo sobe para a MX2 e correrá com a KTM 250 SX-F, própria para o Motocross.

No programa Jovens Pilotos Enzo Lopes destaca-se como o piloto de maior potencial hoje em dia no brasil

No programa Jovens Pilotos Enzo Lopes destaca-se como o piloto de maior potencial hoje em dia no Brasil

Sob essa ótica de profissionalismo e dedicação as equipes brasileiras, cobertas pela bandeira da marca KTM, marcam presença no calendário de competições do Off-Road brasileiro de 2015. E para isso já contam com os dois modelos de motos, vindos de Manaus. Uma 250cc e uma 350cc apresentadas à imprensa no último dia 10 de Abril, quando o Motonline pode experimentar o equipamento dos sonhos de muitos pilotos de Enduro e Trilheiros.

Publicidade

São motos que contam com o máximo de tecnologia que a marca adquiriu durante a sua existência e participação em competições no mundo todo. As KTM 250 EXC-F e KTM 350 EXC-F são dois dos modelos mais desejados da categoria e são essas as mesmas motos que os pilotos de fábrica utilizam. Eles usam essas motocicletas apenas com pequenas modificações para adaptar às particularidades de cada piloto, mas na essência são as mesmas que andamos nesse fim de semana e que estão disponíveis nas lojas da  Flagship KTM.

Na pista da Sacramento andamos nas novas KTM 250 EXC-F e KTM 350 EXC-F

Na pista da Sacramento andamos nas novas KTM 250 EXC-F e KTM 350 EXC-F

Foi na pista da Sacramento em Itupeva, SP esse Test Ride, quando pudemos conferir as principais características dessas duas motos.

São motos especiais de Enduro em que o maior destaque é a partida elétrica. Sistema leve e eficiente que permite retomar o movimento da moto em situações em que o motor morre, porque nesse esporte acontece muito de o motor calar numa situação difícil e então, ter que dar a partida no pedal, além de cansar mais ainda o piloto, provoca perda de tempo precioso para o competidor. Nas trilhas por diversão, esse sistema é mais um item de conforto e que faz muita diferença por não cansar o piloto para dar partida, quando o motor se cala em uma situação complicada.

A grande sacada da Dafra foi fazer uma parceira com KTM BR e a rede de concessionárias Flagship. Podem agora, todos eles dar as cartas também nesse mercado específico, de motos especiais de competição. Errando e aprendendo com os erros eles acertam mais, e cada vez mais.

 

 

Bitenca
Pioneiro no Motocross e no off-road com motos no Brasil, fundou em 1985 o TCP (Trail Clube Paulista). Desbravou trilhas em torno da capital paulista enquanto testava motos para revistas especializadas.