Publicidade

A Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP) lançou no último dia 31/5 a Frente Parlamentar de Veículos sobre Duas Rodas, semelhante à já existente na Câmara Federal. A iniciativa foi do deputado Jorge Wilson (PRB). O objetivo desta Frente Parlamentar é apressar a aprovação de medidas de atenção e prevenção contra a violência no trânsito e políticas públicas mais eficientes para o tema. “As motocicletas cada dia mais são utilizadas principalmente nas grandes cidades para entregas e também para resolver os problemas crônicos de transporte e por isso precisam de mais atenção” falou o deputado Jorge Wilson.

Alesp_1_07_06

Rodrigo Ferreira da Silva, Jorge Wilson e Orlando Leone no lançamento da Frente Parlamentar de Veículos sobre Duas Rodas na ALESP – foto: José Antonio Teixeira

Ele citou ainda a preocupação com o grande número de acidentes que vitimam jovens todos os anos e que geram altos gastos para o Sistema Único de Saúde (SUS), chegando a 50% da verba disponível. “Queremos também promover seminários e ações práticas para orientar e criar políticas específicas para os motociclistas e para os representantes do segmento de motopeças e autoridades governamentais”, finalizou.

O Presidente da Associação Nacional dos Fabricantes e Atacadistas de Motopeças, Orlando Leone, elogiou a iniciativa da Frente Parlamentar e destacou que ela dará visibilidade e respeito ao setor, “que é ignorado pelas instâncias governamentais”, disse Leone. Ele citou que iniciativa semelhante será criada na Câmara dos Deputados, em Brasília. Já Rodrigo Ferreira da Silva, do Sindicato dos Mensageiros Motociclistas do Estado de São Paulo (Sindimoto/SP),  lembrou que nos últimos dez anos houve um grande crescimento do setor de duas rodas, mas não foi acompanhado por políticas públicas.

Publicidade

Rodrigo mencionou que, só no Estado de São Paulo, são mais de 5,5 milhões de motocicletas, a maior frota do Brasil, sendo que mais de 220 mil são profissionais. “Apesar disso, a motocicleta não é reconhecida como modal de transporte e embora haja iniciativas como cursos no Detran para as categorias de motofrete e mototáxi, as únicas moto-faixas existentes na capital foram retiradas pela prefeitura paulistana, o que foi um retrocesso”, considerou.

Segundo o deputado Jorge Wilson, a Frente Parlamentar de Veículos Sobre Duas Rodas quer ainda oferecer mais segurança aos motociclistas através do estímulo à manutenção das motocicletas e ao uso de todos os equipamentos de segurança do motociclista. Pretende ainda estimular e desenvolver estudos para aperfeiçoar a legislação referente à classe e ao mercado. Para isso, serão criados vários grupos temáticos, que abordarão temas como legislação e tributação, sustentabilidade e segurança pública.

Separador_motos

Mário Sérgio Figueredo
Motociclista apaixonado por motos há 42 anos, começou a escrever sobre motos como hobby em um blog para tentar transmitir à nova geração a experiência acumulada durante esses tantos anos. Sua primeira moto foi a primeira fabricada no Brasil, a Yamaha RD 50.