Publicidade

Foto: Bitenca

Olá grande equipe do motonline! Na última Quinta-Feira (30/04) li um texto informando a real possibilidade da Honda lançar 2 motos de 350cc. Este texto foi publicado por um repórter especializado no assunto, cujo título é:”Twister e Tornado terão motor 350″. Provavelmete vocês já devem ter tido acesso a este texto. Acredito ser bem possível a Honda fabricar as motos citadas no referido texto, visto que muitos gostariam de ter uma moto com desempenho superior a uma Twister (ou Tornado), mas não dispõe de tanto dinheiro para comprar uma Hornet ou uma XT 660. Para estes, uma moto de 350cc e de cilindro único poderia ser o ideal. Porém, tenho a seguinte dúvida: Uma moto de 350cc (independente de ser street ou de uso misto) custaria bem mais do que a Twister fabricada até o final do ano passado. Ou seja, a nova moto de 350cc não deveria atrapalhar as vendas da antiga Twister por causa da diferença de preço. Então, por que está havendo essa excessiva demora para o lançamento dessa tão esperada moto? Sei que vocês não tem bola de cristal, mas gostaria muito de saber a opinião de vocês com relação a esta demora que já está se tornando um tanto ridícula. Wilson, 31, São José dos Campos, SP

R: Wilson, há vários textos por ai falando dos possíveis lançamentos e dos que não sairam. Já ouvi dizer que a Honda teria uma XL650 para o ano que vem e essas 350 com um “update” tecnológico seriam muito benvindas, mas não há nada de concreto. As fábricas usam de toda sorte de técnicas para manter os segredos. A verdade pode estar misturada e confundida por uma série de mentiras, quem sabe? O motivo dessa situação é fácil de identificar: Misture a crise internacional com as necessidades impostas pela nova lei contra emissões do Brasil e o resultado aparece na presente situação do nosso mercado. Abraços.

Foto: Bitenca

Foto: Bitenca

Publicidade
Novamente sobre a Honda VTR 250cc. Li na web, que a honda vai lançar (ou re-lançar é o mais correto) as possiveis e futuras Twister e Tornado usando, novamente, o monocilindrico de 350cc… Nada contra o motor, pois já pilotei a ótima XLX 350cc e a Sahara… Mas estamos no século XXI !!! e quase na metade de 2009! e querem “empurrar” pra nós um monocilindrico novamente! pô!! assim não dá! Fiz as contas por minha conta, e com a fabricação da VTR 250cc no Brasil, e a fábrica da honda-Brasil tem condições de sobra pra isso, a moto ficaria com preço próximo dos R$ 14.000,00, já que boa parte das peças são técnicamente as mesmas das Twister 250cc, isso baixa bastante o custo de fabricação. Já li nos foruns da rede, que malharam a VTR 250cc por ser semelhante a Ducati. Quem conhece sabe que quadro tipo treliça é tão bom ou superior ao de aluminio. Enfim, não entendo o que a honda pretende, nesse ritimo,vai acabar perdendo mercado… e os numeros não mentem! Abraços! Luis, 35, Rio Grande, RS

R: É Luis, quem malha as Ducati não tem acompanhado a evolução da marca nos últimos 20 anos. Quase todos os grandes fabricantes Japoneses “copiaram” a receita da marca italiana e não deve ter sido à toa. Desde a Suzuki TL1000, passanado pela Yamaha TRX 850 e terminando na Honda VTR 1000, e todas as “menores” marcas mundiais que aderiram ao desenho de treliças nos chassis. Veja as Bimotas, consideradas as motos mais desejadas do mundo. E nas 250 me repito: já temos a Ninjinha twin, que vai abafar por aqui se as outras não se mexerem. Veremos a quem pertence o futuro, sei que a Honda não dorme no ponto, Veremos. Abraços.

Gostaria de entender um pouco mais sobre mecânica de motos, ao invés de simplesmente fuçar, existe alguma literatura ou cursos disponíveis? Wagner, 37, São Paulo, SP.

R: Wagner, há vários cursos de mecânica de motos disponíveis no mercado. Anote os mais importantes, no SENAI, no Instituto Universal e vários outros em DVD como do instituto Edubras. Bons estudos.

Publicidade

Boa noite! Comprei uma tornado com 5 mil km a moto é show!!! mas tem um barulho no motor quando estico a marcha parece tremer algo lá dentro, gostaria de saber se isso é normal nessa moto. Obrigado Alexandre, 48, Rio de Janeiro, RJ.

R: Alexandre, Assim sem ver de perto fica difícil saber se é algo problemático na sua moto, mas pela pouca quilometragem é improvável que tenha algum problema. Mas veja, há várias peças se movendo dentro do motor e para ter certeza de que tudo está normal minha sugestão é que leve para fazer uma revisão e peça ao mecânico verificar se esse barulho é normal. Boa sorte