Publicidade
Foto: Lander e Tornado

Foto: Lander e Tornado

Tite feliz natal e um ano prospero para voces do motonline! li o teste comparativo das 250 a achei uma pena a yamaha nao dar um banho de vantagens na honda. vamos aguardar os proximos lan‡amentos nao e mesmo?
Telesforo – Foz do Igua‡u PR
Sim, mas pela primeira vez em muitos anos os dados da Abraciclo mostram que uma Yamaha vendeu mais que o modelo concorrente da Honda: Foram vendidas 2.022 Tornado contra 2.188 Lander. Ser  um sinal?

STX
Cadˆ a STX 200, nÆo era pra novembro?
Claudius – Indaiatuba-sp
NÆo sei! Era? Cadˆ? Algu‚m viu?

Abastecimento
Tio Tite: num abastecimento, o correto ‚ descer da moto? Quando vc chega no posto com a moto na reserva qual ‚ o correto fazer: virar a torneirinha pra posi‡Æo “ON” antes ou depois que tiver abastecido? E outra, ‚ verdade que tem o lado certo (dir/esq) pra abastecer pra nÆo ter problema em quebrar a b¢ia? Ah, aproveitando, parab‚ns pelo livro cara… vamo agora se sai o volume 2!
Remerson – Paul¡nia, SP
Nos EUA, o motocilista ‚ obrigado a descer da moto; na It lia, Alemanha e Espanha as bombas sÆo self service, entÆo tem de descer mesmo. Em Florian¢polis o motociclista tem de tirar o capacete pra abastecer pra mostrar que nÆo ‚ um assaltante procurado pela pol¡cia. Enfim, cada lugar escolhe como quer fazer o abastecimento. O certo ‚ descer da moto por questäes de seguran‡a: pode cair gasolina na sua roupa novinha e vc xingar o frentista (e descobrir que o cara ‚ lutador de boxe); pode cair gasolina no escapamento quente e pegar fogo bem ali na regiÆo delicada abaixo do seu fiof¢. Ou pode cair gasolina na virilha e adjacˆncias e vc passar o resto do verÆo passando hipogl¢s no saquinho. Depois de abastecer a torneira precisa voltar pro “ON”. Tanto faz a ordem, pode girar a torneirinha antes ou depois de encher o tanque, d  na mesma.

Publicidade

Foto: Sundown STX 200

Foto: Sundown STX 200

Frenagem
Bem interessante a mat‚ria sobre frenagens! Claro que uma freiada segura depende tamb‚m da correta redu‡Æo de marchas que ajuda em muito na redu‡Æo dos espa‡os percorridos. Como gosto de andar em estradas de terra, creio que todos motociclistas deveriam – na medida do poss¡vel – transitar em estradas de saibro (pedra, lama, cascalho..etc) para aperfei‡oar a frenagem em pisos de baixo atrito. A sensibilidade no manete e no pedal, e a correta “leitura” instantƒnea do piso sÆo constantemente exercitadas neste tipo passeio se tiver muito cascalho fino entÆo, fica at‚ melhor para condicionarmos nossos reflexos na correta propor‡Æo de frenagem/cƒmbio em terrenos mais d¡ficeis. Acredito que o piloto fique assim melhor preparado para enfrentar as armadilhas do nosso asfalto (chuva, sujeira sobre a pista, buracos e afins).
Gustavo – Bento Gon‡alves-RS
Realmente, a pilotagem no fora-de-estrada ensina muito sobre pilotagem. Mas vc est  enganado quanto …s redu‡äes de marcha. Em frenagem DE EMERGÒNCIA, a redu‡Æo de marcha representa perda de tempo! S¢ na frenagem programada, como em competi‡Æo, por exemplo.

Habilita‡Æo
Posso conduzir motos de 50cc ate 90cc sem habilita‡Æo! quando foi criada a lei, quando entrou em vigor, e qual ‚ o codigo,mas estou estudando para me habilitar.
eli – bh mg
NÆo pode: leia o item 17 do nosso FAQ.

CB 500
gostaria de saber se a existe algum comentario da nova cb 500 da honda, pois vi em uma revista que ser  lan‡ado no brasil em 2007, acredite sou fÆ numero um da shadow 600 gostaria que mandasse algumas fotos dela customizada, valeu conheci esse site hoje e estou pirando.
mauricio – brazlandia df
Nova CB 500? Acho que algu‚m est  te zuando! NÆo existe a nova CB 500! Nem a velha.

Publicidade

Pilotagem
Faaala grande GTS! Vamos partir para a sessÆo de pilotagem b sica: 1) qual a maneira ideal de apertar o manete do freio dianteiro? com o dedo indicador e o m‚dio? ou com o m‚dio anelar e mindinho? ou com a mÆo inteira logo? 2) ando com dificuldades pra reduzir as marchas altas (3/4/5) quando paro. eu reduzo, aperto a embreagem e paro a moto. da¡ tento reduzir todas as marchas direto, mas ela nÆo desce! qual ‚ o jeito certo?
Mauricio – Jundia¡ SP
Piccolino, vc pode usar quantos dedos quiser, como nÆo sei qual ‚ sua moto, imagino que seja uma moto leve, pode usar apenas dois dedos, o indicador e o m‚dio (aquele…). O cƒmbio de moto ‚ seqencial e nÆo seletivo como nos carros. Por isso ‚ preciso reduzir as marchas com a moto ainda em movimento, at‚ parar em primeira ou segunda. EntÆo basta dar um toque na alavanca e j  chega ao ponto-morto. Se vc p ra em 4¦ e tenta voltar pra primeira o cƒmbio vai reclamar pra burro!

Desbotada
A minha bros 150 est  come‡ando a desbotar as partes pl sticas. A minha moto nÆo fica no sol, nÆo lavo ela com produtos que agridem a pintura. Tem alguma forma de voltar o brilho destas partes que estÆo desbotando?
Edson – Teixeira de Freitas, Ba
Pode reduzir se usar um polidor de m¢veis, mas aten‡Æo, ‚ LUSTRA – MàVEIS e nÆo cera nem ¢leo de peroba que nem uns malucos andaram escrevendo!

Pe‡as
Para o fabio-ES dono de xt 600. e possivel obter pecas em outras concessionarias, basta usar o email delas e pedir pecas. as pecas de acabamento (plasticas e carenagens) tambem podem ser compradas de fornecedores nacionais. consulte o site www.xt600.com.br
klinger – maringa-pr

Melhores pilotos
Hola Motonline, quiero invitarlos a participar en una consulta continental acerca de los mejores pilotos y eventos del motociclismo deportivo latinoamericano. Si son tan amables de enviarme un correo electronico, puedo hacerles llegar el mensaje. http://parquecerrado.com/index.php?option=com_content&task=view&id=1171&Itemid=41
Octavio – Caracas, Venezuela

Publicidade

Twister
Tite, estou na maior ancia de saber u teste da twister, quando que ela sai?
Henrique – Monte negro , Ro
Tamb‚m nÆo sei!

Vendas
A tabela de vendas da Abraciclo referente a novembro ‚ no m¡nimo curiosa. J  vendeu 20 unidades da STX 200 (moto que ainda nem foi lan‡ada) e a Hunter 90 despencou de 1.752 unidades em outubro para apenas 133 em novembro. No caso da ultima nÆo creio que as vendas variem tanto assim, j  a primeira, sem coment rios. Sei nÆo, mas essa tabela parece meio furada.
Paulo – Maring  – PR
A tabela da Abraciclo revela as vendas feitas pelas FµBRICAS e nÆo ao varejo. Ou seja, a f brica vende aos concession rios e estes vendem (ou nÆo) aos consumidores finais. A redu‡Æo na venda da Hunter 90 pode significar que as concession rias ainda tˆm o modelo em estoque ou que a f brica nÆo recebeu o lote de importa‡Æo.

V-Blade
NÆo sou motociclista, sempre tive um pouco de aversÆo a motos, mas no £tlimo ano resolvi que iria comprar uma moto, quero salientar que a desejo pra passeios na minha regiÆo, que ‚ muito bonita. Antes, estava pensando em comprar uma bros da honda, mas conheci a VBlade e fiquei apaixonado pelo seu visual, mas tenho lido cr¡ticas estranhas a seu respeito, nÆo ‚ uma boa moto?
Claiton – Brusque/SC
O teste da V-Blade est  publicado no Motonline: http://www.motonline.com.br/testes/teste-vblade.html