Publicidade
Foto: Yamaha XTZ 250 Lander

Foto: Yamaha XTZ 250 Lander

Tite, tive a oportunidade de “testar” a XTZ 250 Lander em um evento realizado pela Yamaha, com direito a participa‡Æo do Jorge Negretti e Cia. NÆo deu pra sentir muito a moto, pois no circuito de teste nÆo dava pra passar da segunda marcha! Mesmo assim tive uma boa impressÆo da moto a nÆo ser pelo escapamento ser muito silencioso ressaltando muito o barulho do motor que ao primeiro contato incomoda um pouco. Achei a moto bem leve e macia e o banco e bem confort vel em rela‡Æo a Tornado. NÆo sei se estou certo, mas achei que a Lander ‚ menos agressivo em rela‡Æo a Tornado! Vc concorda ou nÆo? Mesmo assim a Yamaha est  de parab‚ns pelo lan‡amento! Um grande abra‡o e muito obrigado pelo p“ster autografado!
Fra – Manaus-AM
Bom, eu rodei quase 1.000 com a Lander e ela nÆo me mordeu nem me xingou, portanto achei que nÆo ‚ uma moto agressiva. Em breve vc ler  o teste comparativo feito por mim. E nÆo espalha esse lance do p“ster autografado senÆo os caras vÆo me encher atr s de um!

XT 660 nova
Salut, Monsieur Tite. Hoje liguei numa concession ria da Yamaha daqui de Bsb, o gerente de l  me disse que viu em Manaus a nova XT660R. Segundo ele, viria com uma pequena diferen‡a num componente do garfo, e na cor laranja, mas o cara nÆo soube explicar se era s¢ a bolha, como na XT660R francesa (mais feia que bater em mÆe!), ou como a XT660X Bright Orange, encontrada no site da Y no Reino Unido (d£ bar    lho!!!).
Sandres – Bras¡lia-DF
P“, esse seu informante ‚ fajuto demais, s“! NÆo sabe nada! Espreme esse safado que ele conta tudo!

Foto: Kawasaki ZX-7R

Foto: Kawasaki ZX-7R

Publicidade
ZX-7R
Tite, te mandei um e-mail anterior e gostaria que adicionasse a resposta desse no outro. Me interessei bem mais pela ZX-7 pois ‚ bem mais agressiva, imponente, linda, motorzao barulhento e tudo o mais. Agora me diga pontos positivos e negativos, a favores e contras.
Paulo – Dois Vizinhos – PR
Eh, e que tal um chopinho e batatinhas fritas? NÆo quer mais nada, PaulÆo? à, se quiser o teste completo da ZX-7R me mande um e-mail que tenho a revista com teste pra te VENDER!

Torque
Tite, Sempre vejo nos testes frases como “torque m ximo de 3,13 kgf.m a 6.500 rpm”. Esta rota‡Æo de 6.500 rpm, seria onde o motor tem o maior rendimento, logo quando alcan‡amos este giro devemos trocar de marcha, para maior desempenho do motor?
Edson – SÆo Paulo
Tem um site muito bom, chamado Motonline.com.br que publicou uma extensa mat‚ria t‚cnica sobre esse tema!

Velocidade
Tite, me esclarece uma coisa: pra rodar nas estradas federais e estaduais qual a cilindrada m¡nima exigida pelas autoridades? Pergunto isso porque no teu teste da Hunter 90 vc escreveu assim: “Em se tratando das dimensäes continentais do nosso Pa¡s, a velocidade na estrada ‚ mais importante.”
Guilherme – Porto Alegre, RS
Este pergunta j  foi respondida trocentas vezes. Para saber legisla‡Æo de trƒnsito procure o site do Minist‚rio dos Transportes de Bras¡lia, o Denatran etc e tal! Existem estradas federais, estaduais, municipais, vicinais, lama‡ais e buracais, cada uma tem sua legisla‡Æo. Eu ainda nÆo decorei todas as leis.

Aquecimento
Tite, tenho uma Tornado e quando Fa‡o viagens curtas com a danada de vez em quando e percebi que nos primeiros 50/60km ela nÆo deslancha bem. A partir dessa kilometragem ela passa a andar muito melhor e a velocidade final melhora bastante. Isso tem alguma explica‡Æo?
Cl udio – Goiƒnia – GO
Sim, tem uma explica‡Æo: quando vc ‚ acordado …s 4 da manhÆ, de um sono profundo, j  sai fazendo tudo acelerado ou levanta como se fosse uma tartaruga cansada? O motor tamb‚m precisa chegar a uma temperatura ideal de funcionamento pra ficar esperto. Mas olha s¢: 50 km pra aquecer ‚ tempo demais, ser  que nÆo ‚ s¢ impressÆo sua?

Publicidade

DR
Prezado Geraldo Tite Simäes, lendo o teste que vc realizou na XT 660, notei que vc menciona a Suzuki DR 650. Gostaria de saber a sua opiniÆo sobre essa moto (DR 650) e onde eu poderia ler mat‚rias sobre ela, pois tenho muita vontade de ter uma DR 650 de 96 para cima, ‚ claro. Se puder me ajudar, enviando mat‚rias sobre ela ou mesmo a sua opiniÆo sobre ela, ou entÆo comparativos dela com as Falcon, XT 600, XT 660, GS 650.
Renato – SÆo Paulo
Ei, deixa de ser safado, vc j  tem uma DR 650 que t“ sabendo! NÆo publico teste porque nÆo precisa: ela ‚ a melhor moto do mundo! Comparar a DR 650 com uma Falcon e uma XT 600 ‚ sacril‚gio, crime de lesa-p tria, pecado venial e d  direito ao inferno mais seboso, al‚m de nascer cachorro na Xuxa na pr¢xima encarna‡Æo!

Inje‡Æo
Bom minha d£vida ‚ referente … motos injetadas trazidas para o Brasil. Existe alguma mudan‡a na inje‡Æo eletr“nica (mais precisamente no m¢dulo de inje‡Æo) entre motos trazidas oficialmente pela marca e motos trazidas por importa‡Æo particular?
Marco – I‡ara, SC
Boa pergunta: as motos vendidas pelas concession rias de f bricas passam por um processo de nacionaliza‡Æo em laborat¢rios espec¡ficos. J  as importadas por empresas independentes ‚ uma loteria: algumas sÆo “tropicalizadas” por profissionais s‚rios e respons veis, mas outras sÆo simplesmente jogadas no mercado. Ao comprar uma moto destas procure saber quem “ativa” as motos da loja.

Pistonete
Tite vc poderia dra algumas parciais sobre a Twister consumo,velocidade, conforto, ETC. E o que ‚ o Pistonete da falcon que todo mundo fala que d  problema e que custa R$280, ‚ o que me disseram seria verdade?
JordÆo – Assis- SP
Com rela‡Æo … Twister, ainda nÆo levantei todos os dados. Pistonete (ou guilhotina) ‚ uma pe‡a que vai dentro do carburador e que controla a passagem de ar. Geralmente dura uma eternidade, nÆo h  razÆo para trocas constantes. Deve ter mexƒnico faturando uma grana alta com essa lenda. Avisa os donos de Falcon que basta polir o pistonete e a sede dele com polidor de prata que tudo volta ao normal!

Rabiada
TITE, oh vc ja me falou q pneu mais largo ¤ resolve estabilidade, ontem eu dei uma rabiada com minha YES q me livrei do chÆo por Deus eim. ela escapou na reta, qnd eu fui freiar e reduzir p passar numa valeta, eu tava a uns 80KM/H ela jogou mto forte, e ¤ eh a primeira vez q faz isso, dah uma opiniÆo p mim ai, pq se continuar assim vai ser chao na certa. tenhu uma YES e favor ¤ dar risada, peso 56KG, fala p mim, troco d moto?
Diego – santo andre – SP
â, Dieg¢n, p ra com esse neg¢cio de dar rabiadas por a¡ que pega mal, rapaz! Ainda mais magro desse jeito! Aqui, primeiro veja se esse pneu nÆo t  mais gasto que pia de igreja, depois verifique alinhamento e balanceamento das DUAS rodas. Em seguida v  comer mais um prato de feijÆo! Que cara magrinho!

Publicidade

Tuning
acho que todo mundo que est  usando a Fazer 250 Gostaria de ver na se‡Æo tuning como ela ficaria com a semi-carenagem dianteira da Fazer 600. Pelo menos de saber se isso ‚ poss¡vel de fazer e o escapamento duplo da 600 tamb‚m seria uma bela modifica‡Æo para a sua irmÆ mais nova!
Luciano – Niter¢i – RJ
Quem quer saber? à, vai na se‡Æo de f¢rum que tem um monte de nego tunando a Fazer.

Consumo
Podem me informar o consumo de asfalto de uma Yamaha TNR 600CC?
Ant“nio – PoA-RS
Sim, de 18 a 22 km/litro, em m‚dia, na cidade. De 15 a 18 km/litro na estrada.