Publicidade

Paranaenses Leandro Silva e Jean Ramos são favoritos na etapa que define o campeão da categoria MX2, neste final de semana, em Ouro Preto do Oeste (RO)

O Team Honda corre neste final de semana com o objetivo de assegurar para o Brasil o título do Campeonato Latino-Americano de Motocross da categoria MX2. Após vencer as duas baterias da primeira etapa, realizada no último domingo em Indaiatuba (SP), o líder Leandro Silva é favorito nas corridas qu e têm como palco a cidade de Ouro Preto do Oeste, em Rondônia, válidas pela segunda e última etapa da competição internacional. Outro forte candidato é Jean Ramos, que está em terceiro lugar na tabela – os dois competidores são do Paraná.

O Team Honda conta ainda com Thales Vilardi, Dudu Lima, Gustavo Takahashi e Hector Assunção. A ausência fica por conta de Marcello “Ratinho”, campeão latino-americano em 2006, que não entra na pista por conta de uma lesão. Além dos brasileiros, a competição tem a participação de pilotos da Venezuela, Peru, Colômbia, Paraguai e Equador. Na segunda etapa, o Latino será realizado da mesma forma, com duas baterias.

Leandro Silva deu um show de pilotagem na primeira etapa do campeonato. Disparou na frente dos adversários e faturou as duas baterias com tranqüilidade. O piloto, que no Campeonato Brasileiro compete p ela categoria MX1, segue com grande expectativa para a conquista do título inédito. Apesar de estar um passo à frente dos adversários, Leandro afirma que nada está garantido. “Não é uma vantagem suficiente para garantir o campeonato”, destacou. O piloto soma 50 pontos. O segundo colocado, Lucas Moraes, aparece na classificação com 42 – mesma pontuação de Jean Ramos.

Publicidade

Acostumado a correr com uma motocicleta de mais cilindradas (450cc), Leandro sentiu um pouco a diferença em competir com uma 250cc. “A prova é um pouco diferente para mim. Os pilotos da MX2 estão andando muito bem e têm grandes chances.” Leandro aguardava uma participação um pouco mais ativa dos pilotos estrangeiros na primeira etapa. “Esperava que eles andassem um pouco melhor.” O piloto estrangeiro melhor colocado na primeira etapa foi o equatoriano Andres Benenaula, que terminou a etapa em 12o lugar. Atual campeão, o venezuelano Humberto Martin ocupa a 14a posição da tabela.

Esta é a primeira vez que o Latino será realizado na cidade de Ouro Preto do Oeste. “De acordo com os organizadores, as corridas costumam atrair um público muito grande, cerca de 60 mil pessoas. A pista é nova e bem interessante, segundo as informações que eu colhi”, relatou Leandro.

Jean Ramos conquistou a terceira posição na classificação geral, após ficar em segundo e em terceiro lugares nas corridas. Durante a primeira etapa, o paranaense travou forte duelo com Lucas Moraes, que acabou com o segundo lugar em função do critério de desempate, que privilegia o piloto que obteve a melhor colocação na corrida mais recente.

Jean pretende seguir na competição com força total. “Descansei bem esta semana para poupar energia, pois o último final de se mana foi bastante puxado, com a disputa do Latino e do Arena Cross. Não tenho conhecimento da pista. Vou analisar bem quando chegar lá e durante os treinos que serão realizados antes da competição”, contou.

Publicidade

O competidor espera uma participação mais ativa dos pilotos estrangeiros nesta segunda etapa. “Sabia que na primeria fase seria mais difícil para eles, já que estavam com a falta de alguns equipamentos. Tenho certeza de que em Rondônia eles fizeram alguns acertos e estarão mais preparados”, concluiu Jean Ramos.

Classificação geral após a primeira etapa
1 – Leandro Silva – 50 pontos – HONDA CRF 250R
2 – Lucas Moraes – 42 pontos
3 – Jean Ramos – 42 pontos – HONDA CRF 250R
4- Rodrigo Clemente Selhors t – 36 pontos
5 – Rafael Zenni – 31 pontos
7 – Dudu Lima – 23 pontos
9 – Thales Vilardi – 20 pontos
15 – Hector Assunção – 14 pontos

*Programação – 2a Etapa Latino-Americano / Rondônia
Sábado – 19/7
Das 7h às 9h – Vistoria
Das 9h às 11h – Treinos Livres
Das 13h às 15h – Treinos Cronometrados
Das 15h às 17h – Treinos Livres

Domingo – 20/7
Das 9h às 11h – Aquecimento
12h – Abertura oficial
13h – MX 2 (1ª Bateria – 30 minutos + duas voltas)
15h30 – MX 2 (2ª Bateria – 30 minutos + duas voltas)

Publicidade