Publicidade
Foto: Sra. Tio Tite

Foto: Sra. Tio Tite

E ae, Tio Tite, adorei o “marido de mulher feia tem raiva de fim de semana”. Vc tem raiva de fim de semana? Por isso lava a moto em casa?
Fernando – Caragu , SP
Mas tu ‚ bem folgado, caraguense! pra sua informa‡Æo minha esposa ‚ a coisa mais linda deste mundo: jovem, loira, de olhos verdes, al‚m de cozinhar divinamente. Por isso eu lavo a moto durante a semana enquanto ela est  trabalhando, porque nos finais de semana a gente nÆo se desgruda. E mais conselhos aos maridos que quiserem lavar a moto em casa e nÆo arruinar o casamento: nÆo pegue a esponja de lavar lou‡a, compre uma s¢ pra vc; tb nÆo roube o pano de lou‡a porque vai ficar fedendo a querosene; lave a moto em local arejado; limpe tudo depois de acabar e, de quebra, aproveite para regar as plantas; convite a esposa pra ajudar, vcs irÆo se surpreender ao descobrir que elas gostam de lavar moto e acabam dando bons palpites

Freio
Dr Tite, enquanto a apostila nÆo chega: a) devo manter os giros na tal faixa £til (entre o giro de torque m ximo e o de potˆncia m xima)? b) quando devo usar o freio traseiro? J  ouvi dicas bem divergentes a esse respeito. Por fim, as fichas t‚cnicas divulgadas nos sites das montadoras sÆo incompletas de doer.
Igor – Bras¡lia
Pois ‚, Igor, como a procura foi maior do que esperava, tive de mandar reimprimir as apostilas, e o mano da gr fica quis arrancar meu coro com um pre‡o indecente. Portanto espere mais um pouco pq estou fazendo uma cota‡Æo com gr ficas menos picaretas. J escrevi sobre freios na editoria seguran‡a, use a ferramenta de busca Google para encontrar. A faixa £til ‚ aquela que fica entre a rota‡Æo de torque m ximo e a rota‡Æo de potˆncia m xima. Mas isso s¢ se faz quando vc for disputar alguma competi‡Æo. No dia a dia vc nÆo precisa manter-se nesta faixa, ali s, esque‡a o conta-giros e use a sensibilidade para saber quando o motor “pede” uma troca ou redu‡Æo de marcha.

Fazer
Tio, li a opiniÆo do Raul de BH e discordo totalmente dele, um dos itens que achei mais bonitos na Fazer foram as rodas de liga e ainda pretas, que dÆo um visual que arrasou com a TW. Parab‚ns … Yamaha mais uma vez. E a Honda que se cuide, pois no site dela, mostra uma moto conceito que estar  no salÆo, uma pe‡a realmente linda, mas com transmissÆo secund ria via corrente, enquanto tem concorrente usando correia dentada e cardan.  outro n¡vel.
Wandr‚ – An polis/GO

Publicidade

Lava‡Æo
Fui ler a “Moto suja se lava em casa” e me deu uma pregui‡a. J  estava levando minha xizerrinha 200 (de trilha) pro lavajato, mas depois dessa vou ter que me virar sozinho, contrariar dica do Tite d  azar!
Itamar – Sabar  MG
D  azar, mau h lito e espinhela ca¡da, portanto v  lavar a moto em casa!

µlcool
Devo discoprdar de sua opiniÆo sobre o alcool, ele ‚ menos poluente (o ciclo do carbono ‚ fechado) e produz mais potencia, o lucro ‚ mais disperso na popula‡Æo gera mais empregos(apesar de subempregos , nas gera ) que o petroleo, que s¢ da dinheiro para a petrobras e para arabes. o biodiesel que ‚ jogada de marqueting pq alem de 3 vezes mais caro que o diesel nomal tmb tem os problemasa ambienteis da monocultura e o resultado de sua queima ‚ o mesmo do comum s¢ com o ciclo do carbono fechado.
bernhard – campinas
Falae, BernardÆo, andou sumido! Qto ao biodiesel eu nÆo sei nada, apenas foi um chute, obrigado pelo valioso esclarecimento, e o g s GNV, nÆo seria melhor do que o diesel comum? Mas qto ao  lcool ‚ uma discussÆo que pode se arrastar por dias seguidos. O  lcool ‚ menos poluente aonde? No ar? NÆo, porque basta ficar ao lado de uma usina de  lcool para ver a bela emissÆo expelida, al‚m disso os carros flex usam  lcool ou gasolina misturados. A  gua? NÆo, porque os grandes plantadores de cana usam adubo qu¡mico que percola no len‡ol fre tico e chega nos rios. O solo? NÆo, pelo mesmo motivo, a cada ano ‚ preciso mais e mais  rea para plantio de cana e pequenos propriet rios invadem reservas clandestinamente para aumentar o plantio. Produz mais potˆncia? O ve¡culo exclusivamente a  lcool sim, mas o flex nÆo, porque ele nÆo rende 100% de suas capacidades nem com uso exclusivo de  lcool, nem s¢ com gasolina. Para funcionar com dois combust¡veis tÆo diferentes, o motor precisa ser “piorado” para render nas duas formas, isso j  foi exaustivamente provado pelas revistas especializadas. E para completar, em 4 meses o pre‡o do  lcool subiu 20% nas bombas por conta da sanha por lucros do com‚rcio distribuidor. Lembro tb que a id‚ia do pro lcool foi um dos respons veis por hoje termos uma das gasolinas piores e mais caras do mundo.

CB 450DX
Gostaria de obter os dados t‚cnicos da moto honda cb dx 450 ano 1988, pois acabei de adquirir uma e estou tentando reunir o maior numero de informa‡oes. Ou entao me orientem como adquirir o manual tecnico.
Milton – salvador-ba
Existe um site que disponibiliza os manuais em PDF, mas perdi o link, se algu‚m souber, favor nos envie, porque tio cabe‡a-de-bagre perde tudo!