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Foto: Tio Tite

Foto: Tio Tite

Ol  tio Tite, t“ meio perdido em como fazer a limpeza e manuten‡Æo da minha Bros que chegou h  uma semana, andei com ela no molhado e t  toda suja, gostaria de saber se eu mesmo posso jogar  gua nela. Ou se devo lavar na concessionaria pra eles lubrificarem a moto depois? Moro em cidade de praia, o servi‡o de lavagem na honda daqui custa R$ 5,00 segundo me informaram pelo telefone
Jess‚ – Ilh‚us – Bahia
Grande Jess‚, meu rei! Como vÆo minhas queridas Ilh‚us, Oliven‡a e Itacar‚? Rapaz, vc ‚ sortudo demais! Quer trocar comigo? Vc ‚ tÆo maneiro que vou postar esta semana uma mat‚ria completa sobre lavagem (que no sul dizem “lava‡Æo”, n‚ Victor?). Mas evite usar compressor, pode jogar  gua com mangueira e use sabÆo neutro. Lave na sombra (tem v rios coqueiros por a¡, mas cuidado com o c“co!) e depois passe uma graxa na corrente. Espere um pouco pq a mat‚ria vai sair logo mais, assim que o Durval se livrar de mim.

Consumo da TW
Tio Tite, vi em algumas cartas que quando o pessoal compara a Twister com a Fazer sempre fala do consumo da Twister dizendo que ‚ muito alto (um comentou que fazia 17 km/l), a minha (2004) possui Kit Wiseco 286cc e mesmo assim faz 30 km/l na boa e 23 km/l na marra, ser  que a minha esta “desregulada”, como ‚ que se faz para gastar tanto?
Jos‚ – Porto Alegre – RS
Z‚, deixa sua TW como est  porque vc pode ser um motociclista de mÆo leve que pilota de forma mais econ“mica. E conta pra gente como ficou sua TW com kit Wiseco: custou muito caro? Melhorou desempenho?

Rela‡Æo
Caro Tite, al‚m de falta de lubrifica‡Æo e nÆo apertar a corrente, o que pode causar desgaste pematuro da transmissÆo? Pergunto isso, pq o pinhÆo da minha moto uma Twister 2004 teve um desgaste exagerado, com 8.500 km, e a coroa e corrente estavam normais segundo o mecanico, mais ai eu troquei a transmissÆo inteira (coroa, corrente e pinhÆo), pq o mecanico me aconselhou a isso.
Deivid – Cachoeiro de Itapemirim, ES
Deivid, vc sabia que uma das rochas mais altas de escalada fica perto de Cachoeiro do Itapemirim? O Pico do Itabira tem quase 1.000 metros e eu estou louco pra subi-lo, qq dia eu passo por a¡. Qto … sua motoca, certamente vc pode ter causado o desgaste prematuro do pinhÆo por excesso de tensÆo na corrente. Este desgaste ‚ intencional para preservar o eixo do cƒmbio, que custa bem mais caro. Quando for regular a tensÆo lembre-se de levar em conta que vais levar garupa e que o sobe-desce da suspensÆo tb tensiona a corrente. Eu rodei 10.000 km com TW e o pinhÆo estava na boa. O mecƒnico est  certo, porque se os dentes do pinhÆo estavam muito tortos, eles poderiam “viciar” o passo da corrente. Use graxa branca em vez de ¢leo e ao regular respeite a folga indicada pelo fabricante.

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TW 2006
S¢ para morder a l¡ngua mesmo; basta comentar que a yamaha dormiu no ponto com uma moto menos potente (ainda que com inje‡Æo), que a Honda, na cara do gol, apresenta novidades “retumbantes” para 2006: novos pl sticos e adesivos! Sinceramente, no ringue do mercado, as montadoras lutam para vencer por pontos e nÆo por nocaute.
Gustavo – Bento Gon‡alves

N£meros
Caro Tite, sou estudante de Eng Mecƒnica, por isso gosto de calcular (rsrs), a primeira vez que entrei no seu site, foi para ver a foto da Fazer (foi o primeiro a mostr -la), fiquei viciado, entro todos os dias, nunca mais comprei revistas (comprava desde 93), e a Yamaha em vez de ceder logo a motoca pra vc, tÆo marcando bobeira, quantos leitores seu site tem? Vc ‚ imparcial, continue assim, sua opniÆo pesa muito! NÆo ‚ todo dia que temos um profisional do seu gabarito como consultor! Para o Georges Zouein de Lavras MG, o c lculo ‚ quase esse, mas dentro do motor tem mais engrenagens que deve se levar em conta, vc j  analisou um motor aberto? As velocidades que passei da TW e FZ sÆo resultados para o veloc¡metro, portanto tˆm tamb‚m um erro de 10 a 12% (nÆo interessa fazer o c lculo da velocidade real se nÆo tem um “radar” para compar -lo), me mande os dados da sua moto (a mesma lista que pedi ao Tite da DR 650). Para o Tite, o melhor peixe ‚ Ca‡Æo!
Mayke – Concei‡Æo da Barra
[email protected]
Esse Maike ‚ um maluco! Agrade‡o suas observa‡äes e lembro aos sobrinhos que estas contas feitas pelo malu, digo, Maike, sÆo as mesmas que algumas revistas internacionais usam para calcular a velocidade m xima de motos esportivas, porque nÆo h  mais locais seguros para acelerar a mais de 300 km/h. S¢ que jogam os dados no computador que simula arrasto aerodinƒmico, atrito do pneu, temperatura etc. E publiquei o endere‡o do Maike para os sobrinhos entrarem em contato direto, j  que este ‚ um tema fascinante, que rende muito bate-papo. Falando em bate-papo, estamos estudando a viabilidade $$$ de criar um chat. Vcs terÆo de me agentar ao vivo e em tempo real! Obrigado pela dica, eu tb prefiro ca‡Æo!
Complementando: em setembro Motonline recebeu mais de 69 mil visitas! Harada

Hornet fedorenta
Eu que estou aqui no meio da amaz“nia e nÆo fabrico motos, j  nÆo agento mais ler e ouvir donos da Hornet reclamarem da “fedentina” que fica principalmente nas roupas e cabelo do garapura. Ser  que a Honda nÆo vai tomar alguma providˆncia para tentar melhorar o n¡vel de satisfa‡Æo dos futuros clientes? Principalmente em se tratando de um modelo “top”, acho que nÆo d  para continuarem colocando a culpa s¢ na gasolina brasileira, ‚ preciso tomar alguma atitude, nÆo ‚?
Hiran – Tocantins, Am.
Parece que em 2006 a Hornet deve ganhar um catalisador, que certamente ir  melhorar a fedentina. Mas, por enquanto, seus amigos podem usar gasolina de boa qualidade que reduz muito o mau cheiro.