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Foto: Ana, na garupa do Fernando, leva a moto rpa lavar depois do pic-nic

Foto: Ana, na garupa do Fernando, leva a moto rpa lavar depois do pic-nic

Gostei muito da mat‚ria “Marcas do Passado”, e de certa forma, ela ‚ uma continua‡Æo da “moto suja se lava em casa”. A mat‚ria anterior, eu j  havia lido e impresso uma vez, e entregue nas mÆos do dono do lava r pido aonde eu costumo levar minha Pepˆ pra tomar banho de vez em quando. Sabe quando vc nÆo agenta mais aquela cara de “¢¢¢¢¢¢¢¢¢¢¢¢” ao dizer ao lavador para NÇO passar querosene na moto inteira, e sim nas partes que eu indicar, e ter que explicar toda vez porque vc nÆo quer que use na moto toda? Pois ‚, a gente apenas quer que nossas belezinhas durem muitos e muitos anos. E me parece que eles nÆo gostam principalmente quando mulher bem informada ‚ quem pede o servi‡o, rs. Somos bem informados, e queremos o melhor para os nossos bens. Parab‚ns mais uma vez pela mat‚ria!
Ana – Santos, SP
Sra, dra. P‚ de Pano, obrigado pela educada e gentil mensagem!

Pe‡as
Este ‚ o meu 1o. contato com vcs, e gostaria de saber algumas informa‡äes:Tenho 1 Motocicleta – Zip 50 D – Piaggio (scooter) e h  alguns meses q estou com ela em uma oficina e nÆo consigo encontrar pe‡as (usadas/novas) por aqui na regiÆo de RibeirÆo Preto Por favor, gostaria, se poss¡vel, q vcs me informassem/indicassem uma loja, oficina, desmanche ou em £ltimo caso uma empresa/loja q faz importa‡Æo dessas pe‡as para este tipo de motocicleta. Segundo meu mecƒnico, as pe‡as sÆo: Todo o conjunto do virabrequim (polia co-entalhada, rolamentos, etc)
Marcos – Guariba – SP
Essa resposta serve para vocˆ e todos os leitores na mesma situa‡Æo. Primeiro leia o item 13 do nosso FAQ. As outras op‡äes sÆo: pesquisar no f¢rum Motonline; enviar um e-mail para a lista de lojas e oficinas credenciadas no Motonline. Boa sorte!

Desabafo
TITE, estou escrevendo esse mail como forma de desabafo, procurei a ti pois te considero uma pessoa muito legal e amiga, que procura atrav‚s do site compartilhar seus conhecimentos e experiˆncias. Eu participo do forum Fazer online, hoje li a not¡cia que um dos membros do forum teve sua Fazer roubada, e tem localizador por sat‚lite de uma empresa conhecida e mesmo ap¢s 14 horas de ter comunicado a central, nÆo teve retorno nenhum sobre a localiza‡Æo do ve¡culo. Mas o q me deixou realmente indignado ‚ que ap¢s ler este, l¡ outro t¢pico sobre um membro do for£m q vai colocar um kit 290cc na fazer dele. a empresa que ele escolheu para por o kit, solicitou um “cilindro de fazer a base de troca”, o cara entÆo foi na General Os¢rio e comprou um por 190 reais! Tite cilindro de Fazer por 190 contos com nota? Como pode uma coisa dessas! d  at‚ pra imaginar que roubaram a Fazer de um amigo para restituir no estoque o cilindro comprado por outro. Tite, no fim das contas o ladrÆo ‚ quem compra, quem rouba ‚ s¢ um prestador de servi‡os, deveria pagar at‚ ISS, ele s¢ faz o trabalho de quem quer ter um produto barato sem se importar com o dano a outrem, minha indgana‡Æo ‚ tanta que nem consigo teclar mais… obrigado por ouvir esse desabafo. link sobre o kit a R$190
Franklin – americana SP
Vocˆ est  coberto de razÆo, mas devo fazer um coment rio. A empresa que coemrcializa o kit explica CLARAMENTE que o interessado deve dar o pr¢prio cilindro em troca e nÆo comprar outro em desmanche. Claro que esse indiv¡duo que comprou um cilindro por R$ 190 pode ser enquadrado como receptador, caso a pe‡a seja de moto roubada.

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Copa Hornet
Tite, vi a foto da Hornet da Copa Hornet e queria saber se essas motos tˆm o motor original mesmo, ou se sÆo todas modificadas para a competi‡Æo e se sim, que tipos de modifica‡äes? Ah, vc saberia dizer qual o escapamento utilizado naquela hornet vermelha? éltima pergunta, prometo: Ser  que a Hornet modelo 2008 mudar  somente as cores e ser  que j  mudam no salÆo duas rodas.
F bio – Ourinhos/SP
O motor ser  original. O escape ‚ um tri-oval de uma empresa brasileira que me recuso a divulgar o nome. Karaka, mal saiu a 2007 e vc j  quer saber da 2008?

Pipoco
Eu troquei o escape da minha yes e coloquei um esportivo. reparei que qdo eu estou numa descida em alta velocidade e solto o acelerador e deixo a moto descer se eu desligar o botÆo corta corrente esperar uns segundos e ligar novamente ele solta um barulho mais grosso e sai uma labareda pelo escape. Pq acontece isso? e ‚ necessario alguma regulagem?
Thiago bertonha
A £nica regulagem necess rio ‚ na sua cabe‡a! Vc est  dando pipocos que nem os motoboys pentelhos desse mundÆo! NÆo se desliga a moto com ela em movimento, seu maluco! J  expliquei porque isso acontece, v  na ferramenta de busca e digite a palavra pipoco.

Cartas T‚cnicas

µlcool
Vendo a pagina Cartas dos leitores, li o Antonio de Campinas-SP afirmando que abastecia a sua Yamaha FAZER com 50% de gasolina e 50% de alcool. Isso nÆo prejudica o motor da Cabritinha? Pode-se utilizar essa mistura sem preucupa‡Æo?
Gustavo – JoÆo Pessoa
NÆo s¢ prejudica o motor, tanque, pe‡as pl sticas,bico injetor como tamb‚m prejudica o catalisador!

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Marrom
Tenho um FAZER e o cano de descarga dela ‚ preto, como voce deve saber, porem ele esta ficando marrom, ficando nada, j  esta marrom, parece ferrugem ou barro, porem tento limpar e nao sai nem *#@%#@* , voce tem alguma dica ?
Maza – Sao Paulo – SP
Maza, se vocˆ j  lavou e nÆo adiantou s¢ resta mesmo tirar o escapamento para refazer a pintura.

Tensor
Tenho uma Bros 150 2006 e sei que muito j  se falou sobre o bendito tensionador da corrente de comando e at‚ agora s¢ vejo o pessoal falando que o de catraca paralelo ‚ melhor que o original m s ningu‚m explicou tecnicamente o porque. Pode me esclarecer e dizer se realmente vale apena ?
Eduardo – SÆo Paulo, SP
O ponto de abertura das v lvulas pode ficar incorreto ou um ru¡do excessivo pode ser gerado pela corrente de comando se o tensionador nÆo desempenhar corretamente sua fun‡Æo. O tensionador da corrente de comando tem a fun‡Æo de evitar estes problemas mantendo a corrente com a tensÆo adequada. Existem bons modelos de tensionadores vendido no mercado paralelo com ajuste autom tico (Auto-tensionador) onde o guia da corrente ‚ empurrado pela mola do tensionador, de modo que fica sempre mantida a correta tensÆo da corrente.

Visor
Tenho uma Suzuki Katana 125 e, como vocˆ sabe, ela nÆo tem vareta para medir o n¡vel do ol‚o do motor e sim um visor transparente na lateral do motor, mas este visor est  escurecendo e t  ficando dif¡cil ver o n¡vel do ol‚o. Gostaria de saber se tem algum produto que posso misturar ao ol‚o pra limpar?
Cleudo – JoÆo Pessoa, PB
Ol  Cleudo, Nunca misture qualquer substƒncia ao ¢leo do motor, pois o ¢leo perder  sua caracter¡stica f¡sico-qu¡mica, em outras palavras, nÆo lubrificar  corretamente podendo at‚ danificar o motor! O ¢leo tamb‚m tem outras fun‡äes al‚m de lubrificar, o que prejudicaria toda a sua eficiˆncia. O jeito mesmo ‚ remover a tampa lateral da carca‡a e fazer a limpeza do visor.

Cartas t‚cnicas respondidas por Biagio Ferrari – Instrutor T‚cnico/Analista de Mototeste

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