Publicidade
Foto: Acervo Motonline

Foto: Acervo Motonline

Lavar o capacete- Caros amigos, ja não sei mais o que fazer, tenho um capacete RF-1000 da shoei e quero higienizar o interior dele , ou mesmo lavar, já procurei em Caruaru, Recife. Fortaleza e ate agora ninguem sabe fazer isso, por favor, como posso fazer essa higienização ? suplico uma luz pois tenho medo de tentar lavar o interior e acabar danificando o capacete desde ja grato pela atenção abraços e sucesso sempre. Manoel, 35, Macabal MA.
R: Manoel, lave normalmente com sabão neutro ou shampoo, o grande lance é enxaguar bem e enxugar o excesso com uma toalha para não ficar encharcado, coloque no sol para acabar de secar e não deixar cheiro. Limpe o casco por fora com cera de encerar carro, para tirar os arranhões e manchas, no dia a dia limpe com um bom lustra-móveis, inclusive na viseira pois ele protege de riscos e melhora a transparência. Alguns capacetes, notadamente os de menor qualidade (não é o seu caso) depois de várias lavagens ficam folgados, isso é normal mas não devem ser usados pois a segurança fica comprometida. Por isso é bom lavar com o melhor e mais neutro detergente possível, nunca use sabão em pó por exemplo.
Sobre a fivela, muitos motociclistas deixam uma folga entre a cinta jugular e a pele. Isso é uma atitude irresponsável, porque em caso de impacto, essa folga vai prejudicar o funcionamento do capacete que inclusive pode sair da cabeça. Há inúmeros casos fatais de motociclistas que batem a cabeça depois que o capacete escapa num tombo até leve. Abraços.

Foto: Bitenca

Foto: Bitenca

Injeção como acessório
Ola, gostaria de saber uma oficina especializada em instalar injeção eletronica em moto carburada cb 500, obrigado. Reges, 26, Rio Claro, SP
R: Reges, A injeção eletrônica tem que ser desenvolvida na fábrica especificamente para cada caso. Não existe a possibilidade de se fazer uma adaptação de forma adequada. Uma série de sensores e um programa de computador deve ser elaborado para inclusive administrar a ignição, que faz parte integrante do sistema. Até o tanque de gasolina é diferente. Existe empresas que fabricam módulos especiais para se alterar o mapeamento do programa feito na fábrica. Mas isso só se aplica em motos que já tem a injeção como equipamento original e essa mudança segue um padrão previamente estabelecido por quem desenvolve o sistema para cada moto e se aplica apenas em competições pois perde-se em economia e emissão de poluentes.

Publicidade

Procura loja
Preciso comprar o par de retrovisor da suzuki gsx 750 f ano 2001/2002. Antonio, 38, Rio das Ostras RJ.
Antonio, procure as peças de que necessita nas revendas Suzuki mais próximas de sua cidade ou no mercado paralelo se lhe for conveniente. Você pode também pesquisar pela internet as lojas que oferecem serviço de remessa pelo correio, revendas autorizadas ou não. Apenas tenha o cuidado de especificar corretamente o produto desejado e o preço total a ser pago numa loja de sua confiança para que não haja problemas, boa sorte.

Ferrari das motos
Olá amigos! Primeiramente gostaria de parabenizá-los pelo trabalho sério e pela oportunidade que temos de entrar em contato. A minha dúvida é a seguinte: A parte mecânica, elétrica e as peças de uma Ducati 1098 tem a mesma durabilibilidade e qualidade de suas concorrentes japonesas? Obrigado pela atenção.
R: Rodrigo, Houve um tempo nos anos 70 em que as motos italianas usavam materiais e componentes de qualidade duvidosa. A famosa 750 réplica do Mike Hailwood simplesmente cuspia fora o carburador do cilindro vertical, eu mesmo presenciei esse fato ocorrendo em uma Cagiva 600 que além de cuspir o carburador destruiu a placa da partida elétrica subdimensionada para o modelo, na época as duas marcas compartilhavam a mesma fábrica. Na verdade dizia-se que as motos italianas tinham personalidade latina; nervosas, imprevisíveis e inconstantes. Não confiáveis. Hoje essa imagem mudou, a eletrônica “made in italy” é reconhecida como uma das melhores do mundo e a marca Marelli está presente nos modelos mais incríveis da indústria. Os materiais construtivos da marca também são de qualidade sim, ela é considerada a Ferrari das motos. Não é preciso dizer mais nada e o preço, inclusive da manutenção corresponde. Abraços, Bitenca