Publicidade

Gostaria que me informassem onde posso conseguir a legisla‡Æo de trƒnsito para o uso de motos de 50 cc tipo Mobylete, Jog da Yamaha, etc. J  ouvi falar de uma lei ou conven‡Æo de Bruxelas.
Magaly Garcia – Balsas, MA

Magaly, infelizmente esta lei ‚ antiga e foi derrubada faz muito tempo. Muitos anos atr s, creio que nos anos 60, houve uma conven‡Æo internacional de trƒnsito em Viena, µustria, que reuniu representantes de v rios pa¡ses, incluindo o Brasil. Nesta conven‡Æo foi sugerida e aprovada uma equipara‡Æo dos motociclos (ve¡culos motorizados at‚ 50 cc) aos ciclos (bicicletas). O Brasil assinou esta carta e isso funcionou por algum tempo. No entanto alguns legisladores e diretores de trƒnsito de pouca ou nenhuma competˆncia derrubaram esta lei j  nos anos 70, causando uma tremenda confusÆo jur¡dica por duas d‚cadas, at‚ que na reda‡Æo do C¢digo Brasileiro de Trƒnsito, de 1997, os motociclos e motonetas foram novamente equiparados …s motocicletas. A alega‡Æo foi a mais burra que se pode imaginar: o trƒnsito nas grandes cidades j  ‚ muito violento para permitir o ingresso de menores de idade ou maiores sem habilita‡Æo. O que estes legisladores anacr“nicos e burros nÆo sÆo capazes de perceber ‚ que Balsas, no MaranhÆo, nÆo ‚ SÆo Paulo, nÆo tem 16 milhäes de habitantes e nÆo produz uma v¡tima fatal por dia (s¢ dos motociclistas). Como o C¢digo ‚ NACIONAL, vocˆs terÆo de esperar fazer 18 anos, se submeter a um exame de habilita‡Æo para poder dirigir uma bicicleta motorizada. Sinto muito, mas sÆo coisas do Brasil.

Curso de Mecƒnica
Bom, estou a procura de cursos profissionalizantes em mecƒnica de moto. Sou piloto e. agora come‡o a compreender as pe‡as usadas no motor, entÆo pe‡o que me mandem por gentileza uma ajuda, onde devo procurar, uma rela‡Æo de cursos e valores.
Tiago – Contagem, MG

Tiago, procure o Senai – Servi‡o Nacional da Ind£stria – de sua cidade. Para conseguir, basta usar nossa ferramenta de busca com o texto “senai+minas gerais”. Ou acesse direto o www.fiemg.com.br

Publicidade

Manual da Kawasaki Vulcan
Gostaria que me informassem onde consigo o manual da Kawasaki Vulcan 1500 Kawasaki URGENTE!!!!!!
Vanderley Barreto – Feira de Santana, BA

Vanderley, o Manual do Propriet rio ‚ uma pe‡a original como qualquer outra de sua moto, portanto ele deve ser vendido em qualquer concession ria da marca por at‚ 10 anos ap¢s o in¡cio da comercializa‡Æo do modelo no Brasil. Se vocˆ comprou a moto zero km, pode ir a uma concession ria Kawasaki e encomendar. Caso nÆo consiga, acione o servi‡o de defesa do consumidor de sua cidade. A concession ria ‚ obrigado a fornecer qualquer pe‡a original