Gostaria de saber se existe algum site que tenha o funcionamento do motor de uma moto de 4 tempos e de 2 tempos. Se no Brasil j foi lan‡ada alguma moto popular que possua inje‡Æo eletr“nica ou catalisador se tiver, por favor me mande o site.
Daisy Lucid
Rio de Janeiro
Olha s¢, leitora!!! Daisy, sua pergunta foi tÆo legal que passei horas procurando um site que mostrasse uma anima‡Æo do motor em funcionamento e nÆo encontrei. Vou passar a bola para meus amigos ratos de internet Bernard e Georges para ver se eles encontram algo pra gente (os demais motonlinenses tb estÆo convidados). Quando … moto popular, nÆo, ainda nÆo apareceu nenhuma com catalisador, nem inje‡Æo, mas em uma conversa que tive com Jos‚ Luiz Terwak, da Honda, cheguei a conclusÆo que at‚ 2008 as motos terÆo de ser equipadas com controles mais r¡gidos de emissÆo. Hoje j ‚ bem menor do que h 10 anos, mas vai reduzir muito mais. A Magneti Marelli j desenvolveu uma inje‡Æo eletr“nica para a Honda CG 125, mas ainda nÆo est em produ‡Æo.
O que ser da 150?
Gostaria de saber se a CG 150 vai sair de linha, j que a Honda voltou a fabricar a CG 125? E queria uma opiniÆo de vocˆs: estou pensando em comprar uma Twister, ‚ uma moto boa? O motor dela ‚ forte?
Alex Evangelista do Nascimento
Goiƒnia, GO
Nada indica que a CG Titan 150 sair de linha, pelo contr rio, dever continuar como uma op‡Æo mais luxuosa para uma pequena popular. E vc vai perguntar justo pra mim se deve comprar uma Twister? Eu nÆo acho uma boa moto, mas como nÆo existe outra op‡Æo na faixa 250 (a Kasinski Comet custa 50% a mais!), vai fundo. Eu acho o motor dela fraco, mas existem kits que melhoram muito o desempenho, visite o www.skatena.com.br
A disco ou a tambor?
Caro Tite, gostaria de saber se h muita diferen‡a entre os freios dianteiro a disco e a tambor. Estava em d£vida entre pegar um Titan 150 com ou sem, optei pelo a disco. Um amigo me disse que a £nica diferen‡a ‚ a manuten‡Æo (“freio a disco o tempo de manuten‡Æo ‚ mais longo.”). verdade isso?
Raphael Eller
Nova Friburgo – RJ
Caro Rapha, vc precisa andar em melhor companhia. O freio a disco ‚ infinitamente melhor do que o tambor. NÆo superaquece com facilidade, reduz muito espa‡os de frenagem, as pastilhas duram mais e podem ser trocadas sem retirar a roda e muitas outras vantagens. Pergunte ao seu grande amigo se ele j viu algum aviÆo usando freio a tambor? Vc fez a escolha certa!