Publicidade

Quando foi decidido que o destino do Bike Race Across de 2004 seria no Parque Nacional Serra da Capivara logo se formou uma trip para o local ainda em agosto de 2003.

A trupe era formada pelo fot¢grafo Ivan Padovani, a jornalista S dia Castro e M rcio Filho, todos da equipe da Action Eventos. A surpresa foi logo de cara; com uma estrutura que poucos parques possuem na Am‚rica l tina o Parque Nacional Serra da Capivara impressiona pela sua organiza‡Æo e dedica‡Æo de quem l  trabalha e ajuda a preservar o local. O parque ‚ visitado por centenas de pesquisadores que chegam de todas as partes do mundo para ver de perto o trabalho da pesquisadora chefe do parque, a arque¢loga Ni‚de Guid¢n que dedicou 30 anos de sua vida as pesquisas e descobertas de mais de 400 s¡tios arqueol¢gicos que revelam a presen‡a do homem primitivo no continente sul-americano h  mais de 50 nil anos atr s, uma verdadeira revolu‡Æo na arqueologia, pois at‚ entÆo se imaginava que o homem teria habitado a Am‚rica do Norte primeiro.

No Parque Nacional Serra da Capivara foi encontrado o vest¡gio mais antigo da presen‡a do homem primitivo no continente americano. Com muitas lendas e hist¢rias pra contar, o Parque Nacional da Serra da Capivara ‚ o £nico inteiramente situado dentro do ecossistema da caatinga e guarda a maior concentra‡Æo de s¡tios arqueol¢gicos atualmente conhecidos nas Am‚ricas, constituindo o maior acervo de pinturas rupestres do continente e, declarado pela UNESCO, em 1991, Patrim“nio Hist¢rico e Cultural da Humanidade. Uma verdadeira viagem pelo tempo.

Os lugares por onde pedalamos remetem ao passado e faz vocˆ imaginar como seria …quilo tudo a 50.000 anos atr s e a impressÆo que se tem ‚ que de repente vocˆ vai cruzar com um cara esquisito e cheio de pˆlos, abismado com sua presen‡a, mas ‚ claro, ‚ s¢ um pensamento. Andamos em muitas trilhas visitamos muitos lugares de arrepiar, fizemos rappel e admiramos o por do sol de alguns dos picos mais incr¡veis que j  vimos, o lugar ‚ m gico. As trilhas sÆo um misto de barro batido e avermelhado, cascalho e  s vezes um pouco de areia, o sol ‚ forte durante o dia, mas a noite faz um pouco de frio.

Publicidade

O parque tem restaurantes, centro de visitantes, lanchonetes e muito o que se vˆr e fazer, trilhas excelentes para competi‡Æo ou mesmo s¢ para quem vai curtir um cicloturismo. Existem mais de 350 quil“metros de estradas dentro dos limites do parque que ‚ muito bem protegido pelo Ibama e a Fumdham – Funda‡Æo Museu do Homem Americano que tem sua sede l  em SÆo Raimundo Nonato, cidade que fica a 22km do Parque. Quando juntamos todos esses fatores nÆo deu outra, percebemos que a decisÆo tomada pelo idealizador do Bike Race Across e diretor de prova da competi‡Æo Zenardo Maia, outro aventureiro de carteirinha, foi acertada, e … aventura s¢ estava come‡ando.