Publicidade

Aproveite as f‚rias de julho para tirar da garagem a velha magrela e pedalar pelos parques e pontos tur¡sticos pr¢ximos …s esta‡äes da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).

Com apenas R$ 2,30, pre‡o do Bilhete Unit rio (ou R$ 2,10 o CartÆo Fidelidade), os usu rios de bicicleta podem fazer roteiros tur¡sticos baratos e ainda manter a forma.

Desde a implanta‡Æo do projeto “Ciclista CidadÆo”, em 24 de fevereiro, 5.500 pessoas transportaram suas bicicletas nos fins-de-semana e feriados dentro dos trens da CPTM. O acesso ‚ permitido aos s bados, das 15 …s 20 horas, e aos domingos e feriados, das 7 …s 20 horas, com embarque sempre no £ltimo carro dos trens.

Veja algumas dicas de locais aonde vocˆ pode chegar de trem e bicicleta:

Publicidade

Paranapiacaba: uma ¢tima op‡Æo ‚ a Vila de Paranapiacaba, que neste mˆs abriga o seu 7§ Festival de Inverno, repleto de atra‡äes entre os dias 14 e 29. Mais informa‡äes no site da Prefeitura de Santo Andr‚ www.santoandre.sp.gov.br . Al‚m da imagem buc¢lica, a cidade re£ne casaräes antigos e a centen ria malha ferrovi ria, constru¡da pela SPR (SÆo Paulo Railway), no s‚culo XIX. Conta ainda com uma deliciosa comida caseira e o Museu Ferrovi rio, localizado no galpÆo pr¢ximo … quinta m quina fixa, do antigo sistema funicular (conjunto de cabos que ajudavam os trens a subir a serra) que funciona das 9h …s 15h.

Para chegar … vila, o usu rio deve desembarcar na esta‡Æo Rio Grande da Serra, linha D (Luz-Rio Grande da Serra), e pedalar at‚ Paranapiacaba. Tamb‚m ‚ poss¡vel fazer o caminho a partir da Esta‡Æo Jundiapeba, na Linha E (Luz – Estudantes), pegando a Estrada das Varinhas, por asfalto e depois a Estrada de Furnas, por terra at‚ Paranapiacaba.

Jaragu  – O Parque Estadual do Jaragu  localizado pr¢ximo a esta‡Æo Jaragu  da linha A (Luz-Francisco Morato), tem uma  rea de 4.888.400 m2 e ‚ o ponto mais alto da cidade de SÆo Paulo com 1.135m. Com fauna e flora diversificada, al‚m de uma bela vista panorƒmica da cidade de SÆo Paulo, conta ainda com oito trilhas e uma pista asfaltada que d  acesso ao topo do pico, lanchonetes espalhadas por todo o parque e uma feira artesanal no alto do pico. O parque recebe, aproximadamente, 20 mil pessoas por dia e funciona das 7h  s 15h todos os dias.

Saba£na – Ainda para os amantes da natureza, h  a op‡Æo para fazer um passeio de bicicleta at‚ o Distrito de Saba£na, em Mogi das Cruzes, por meio da estrada de terra que margeia as vias da antiga Central do Brasil. O turista pode visitar a antiga esta‡Æo, constru¡da no s‚culo XIX, as feiras de artesanato e ainda admirar o visual das cachoeiras e trilhas, em meio …s montanhas que dividem as serras do Mar e da Mantiqueira.

Publicidade

Para chegar at‚ l , o ciclista pode descer na Esta‡Æo Estudantes, seguir pelo asfalto at‚ a avenida Francisco Rodrigues Filho (Estrada Mogi-Guararema) e depois passar por uma estrada de terra a partir da antiga Esta‡Æo C‚sar de Souza, por cerca de 6 km.

Vale a pena tamb‚m dar umas pedaladas pela cidade de Jundia¡, que tem diversas atra‡äes, como o museu ferrovi rio da Cia. Paulista, pertinho da esta‡Æo da CPTM, a Serra do Japi e o roteiro do Circuito das Frutas.