Foto: Performance do Libor Podmol

Libor Podmol vence Night of the Jumps em Fortaleza e se consagra campeão mundial

Foto: Performance do Libor Podmol

Foto: Performance do Libor Podmol

O tcheco Libor Podmol venceu a última etapa deste ano do Night of The Jumps – Campeonato Mundial de MotoCross Freestyle, em Fortaleza, neste domingo (12/12) e com esse resultado tornou-se campeão mundial da modalidade pela primeira vez.

-Estou muito feliz pelo campeonato. Ainda me divirto muito competindo e isso é importante. Dedico esse título à minha família, amigos e todos que trabalharam duro comigo durante o ano-, afirmou Libor. Após sua última volta, ainda sobre a rampa, Podmol disse que estava muito feliz por não ter cometido erros e agradeceu a força que o público passou durante a apresentação.

O segundo e o terceiro lugar da etapa de Fortaleza ficaram com os franceses Brice Izzo e Remi Bizouard, respectivamente. No ranking mundial, o segundo melhor do mundo de 2010 foi Izzo novamente seguido pelo espanhol -El Loco- Jose Miralles.

O Castelão presenciou uma noite espetacular repleta de manobras ousadas. As 20 mil pessoas puderam ver o que é adrenalina. A cada salto, o que se via era o público em pé e de boca aberta sem acreditar que aquilo é possível e o que se comentava era o frio na barriga quando as manobras eram realizadas.

A grande final foi disputada pelos seis mais bem colocados na Classificatória. Os pilotos tinham direito a 110 segundos ou 10 manobras, além do -Double Up-, um salto em que a pontuação conta em dobro. A maior e a menor nota foram descartadas e as outras três definiram o resultado.

Entre a fase classificatória e a grande final, houve ainda a disputa -Best Whip-, onde os pilotos competiam de dois em dois e ganhava quem conseguia -entortar mais a moto-, como explicou o piloto brasileiro Gilmar Flores, -Joaninha-. O chileno Javier Villegas conquistou o troféu dessa categoria.

Logo depois foi a vez do -Highest Air-, competição do salto mais alto, em que os pilotos tinham que passar por uma uma trave posicionada em cima da rampa sem derrubá-la. O italiano Massimo Bianconcini conseguiu seu trofeu saltando uma altura de 6 metros e 80 centímetros.

Entre os brasileiros o melhor colocado foi Gilmar Flores -Joaninha-, com a décima posição. Em seguida vieram Marcelo Simões, Fred Kyrillos, Octavio Neto (o Tatá) e o cearense Cláudio Rocha, que marcou sua estreia no mundial competindo em casa.

A etapa brasileira do Night of The Jumps aconteceu pela quarta vez consecutiva em Fortaleza. O evento contou com uma megaestrutura, que transformou o estádio em uma verdadeira arena de shows, com quatro rampas de ferro e três de areia que deram asas à elite mundial do Motocross Freestyle. Os atletas chegaram a fazer manobras a uma altura equivalente a um prédio de quatro andares. A avaliação levou em conta estilo dos saltos, nível de dificuldade da manobra, exploração do percurso e até mesmo a reação do público.

O Night of The Jumps – Campeonato Mundial de MotoCross Freestyle é uma realização da T`AI Produções e Eventos e do International Freestyle MotoCross (IFMXF), com apoio da Confederação Brasileira de Motociclismo e da Federação de Motociclismo do Ceará (FMC) e patrocínio do Governo do Estado do Ceará através da Secretaria de Esporte.

Resultado da Etapa de Fortaleza do Night of The Jumps – Campeonato Mundial de MotoCross Freestyle:

1º – Libor Podmol (CZE)
2º – Brice Izzo (FRA)
3º – Remi Bizouard (FRA)
4º – Javier Villegas (CHI)
5º – Jose Miralles (ESP)
6º – David Rinaldo (FRA)
7º – Massimo Bianconcini (ITA)
8º – Fabian Bauersachs (GER)
9º – Hannes Ackermann (GER)
10º – Gilmar Flores (BRA)
11º – Marcelo Simões (BRA)
12º – Fred Kyrillos (BRA)
13º – Octavio Neto (BRA)
14º – Cláudio Rocha (BRA)