Foto: Tite

Lifan, estranho, duro, rápido, qual, pneu, mentira, caçoado, boatos, rodas,

Foto: Tite

Foto: Tite

parab‚ns pelo teste da Suzy Boulevard M800, essa moto ficou muito bonita, at‚ deu vontade de comprar uma . Fiquei perplexo ao ler aquela not¡cia da Kasinski X Lifan, … alguns dias fui at‚ Foz do Igua‡u e aproveitei para buscar umas moambas no Paraguay, me apavorei com as motos “falsificadas”, tinha umas tal de Kenton e Leopard q tinham o MESMO design da CG, Yes, Strada. Ser  que esses lixos sobre duas rodas vÆo invadir o lisarB tamb‚m? VIVA AOS NOVOS PATROCINADORES.
Matheus – Palmeira das Missäes – RS
Falae, ‚ verdade que vcs odeiam quando chamam a cidade de Palmeiras das Missäes, com “S”? O pior ‚ que a Lifan copiou uma Biz 100 igualzinha … nossa! P“, vc nem trouxe um alfajor pra mim, ego¡sta! Sim, viva os patrocinadores, ˆba! Compre tudo que for anunciado senÆo te mato, sacoleiro!

Estranho
Grande Tite, falei h  pouco com o 0800 da Suzuki e me informaram que nÆo tem previsÆo de voltar a fabricar a GS500 por falta de uma pe‡a que ‚ importada da espanha, estranho nÆo? Um buraco enorme no mercado e nada de aparecer outra 500? Aproveitando, como fa‡o para limpar a parte do escapamento que fica na sa¡da do motor, parece que est  com barro de tÆo amarelo (j  veio assim quando comprei) mas nÆo sai nem com sabÆo. Vai ter criatividade assim na lua com o texto da motom tica.
Lorry – Trememb‚ – SP
Putz, que papo estranho, Lorry, parece uma conversinha mole danada.

Duro
Caro Tite, sem a preocupa‡Æo (nem condi‡äes) de possuir a £ltima palavra em tecnologia e desempenho, mas pelo prazer de pilotar grandes motos, gostaria de ler o seu coment rio sobre algumas esportivas dos anos 90, tais como SUZUKI GSX1100W, KAWASAKI ZX11 e ZX9, HONDA FIREBLADE 900 e YAMAHA FZR1000 e THUNDERACE. Supondo que fossem todas ano 1997 e estivessem em condi‡äes, algumas dessas vc indicaria como segunda moto para grandes viagens? Ps. tenho todos os testes.
Marcelo – Joinville – SC
Que cara mais pÆo duro! Quer uma moto velha e nem sequer vai comprar minhas revistas! Que mala! Qualquer uma das Yamaha ‚ show. Fuja das Kawasaki e da GSX 1100W! A Honda 900 ‚ muito visada.

R pido
Resposta ao F bio de SÆo Paulo quanto a GS. Fabio, tenho uma GS e peguei com 3000km, a moto ‚ boa. Findi passado fui a um moto encontro com um grupo aqui da cidade A GS ando sempre na ultima, pois teve que acompanhar 600, 750, 900, 1300. etc. E a moto se saiu bem. A jogada ‚ cuidar bem da sua motoca. Se fizer isso pode ficar tranquilo.
GABRIEL – NOVO HAMBURGO RS
Karaka, Gabriel, vc nÆo faz nada? Acabei de postar essa carta!

Qual
gostaria de saber qual a melhor das tres motos 250cc (1a twister/honda; 2a fazer/yamaha; 3a (acho que ‚ da suzuky).
jose – pinhao, pr
Os testes da Yamaha e a Honda estÆo no site, use a ferramenta de busca. Qual Suzuki?

Pneu
Caro Tite. Gostaria de saber como um pneu, um simples pneu, pode influenciar tanto na digiribilidade de uma moto Eu vi sua reportagem da RD350, dizendo que somente pela mudanca de pneu a moto ficou muito mais “d¢cil”.
Joao – Sao paulo
Porque o pneu ‚ simplesmente um dos itens mais importantes da moto! Mas t  cheio de gente que nÆo acredita nisso.

Mentira
Sundown Hunter 125 2006 esta com 12,5 cv segundo a concessionaria aqui de minha cidade. Todas as outras marcas estÆo caindo o CV devido adequa‡äes de legisla‡Æo ambiental e a Sundown aumentando e estando dentro desta legisla‡Æo. Os chineses estÆo melhores que os japoneses da Honda ?
Amauri – santo andre , sp
NÆo, esse vendedor que ‚ um tremendo mentiroso e deveria levar um puxÆo de orelha do departamento de vendas da Sundown.

Ca‡oado
Caro Tite, uma questÆo me atormenta, mas nÆo v  ca‡oar muito nÆo por favor! Porque que em 99 por cento das vezes o pneu que ‚ v¡tima de pregos, cacos de vidro e objetos pontiagudos diversos ‚ o traseiro e nÆo o dianteiro? Acho que isto deve ser um fato mesmo e nÆo apenas uma cisma minha, j  que a Honda tem at‚ o sistema tuff -up contra o esvaziamento do pneu traseiro da titanzinha.Queria tamb‚m parabeniz -lo pelo site,est  nota 10!
Paulo – Te¢filo Otoni MG
Imagina, Paulo, eu ca‡oar de algu‚m! De onde vc tirou essa id‚ia maluca?  muito simples: quando o prego est  no chÆo, fica deitadinho e inofensivo. Mas a¡ vc vem com a moto (ou o carro) e passa por cima com o pneu dianteiro. O prego levanta com o movimento do pneu dianteiro e quando o pneu traseiro chega o prego est  de p‚, pronto para te sacanear. Viu, nÆo ca‡oei ningu‚m!

Boatos
uma duvida quanto a honda ouvi alguns comentarios que esta saindo uma moto do estilo da falcon mas com uma cilindrada um pouco maior, que no caso teria 450 cilindrada, voces sabem de alguma coisa desse tipo.
wander – bebedouro sp
Por enquanto ‚ boato, mas que vai sair uma Falcon nova, isso vai sim!

Rodas
Oi Tite gostaria que voce me explica se como e que eu fa‡o para colocar as rodas da cb 500 na falcon , eu li que seria possivel mas o suporte do disco da roda dianteira e o cabo do velocimetro sao invertidos.
Vladimir – Sete Lagoas – mg
Eu nÆo sei, mas fala com uns manos aqui de sampaulo da www.panades.com.br que eles sabem tudo.

Ergonomia
Tite, ao rebaixar a frente da moto, ela perderia em algo nas curvas? ficaria mais arisca ou mais est vel? Bem na sua reportagem sobre ergonomia, fiquei meio duvidoso, pois tenho uma ybr, e 1,88 em plenos 125kg nÆo corpulentos, mas me dou muito bem com a moto. Bem, s bado vou dar um pulo em Mau  da Serra, na holandesa e comer uns strudels de ma‡a, e uma torta de ricota, te interessa? Conhece a regiÆo?
JanjÆo – Londrina – PR
Karaka, 125 kg numa YBR! Pobrezinha da bichinha! P‚, at‚ 1 cm nÆo afeta muita coisa, mas a melhor coisa seria trocar sua moto por uma XTZ, depois vc coloca o kit 160 e a motoca fica o bixo. Ela faz curva pra caramba e ‚ bem mais bonita que a YBR. NÆo conhe‡o messa regiÆo, mas nÆo folga senÆo eu baixo por a¡.

Revista
BRUXO!!!! Que sacanagem. fui na banca comprar a duas rodas pra ver o teste da Bros e a Titan e pra minha surpresa a edi‡Æo de mar‡o nÆo tinha nada desse teste! Vai vir agora em abril?!
Alexandre – Porto Alegre – rs
Feiticeiro, a revista acabou de sair da gr fica, ela ainda demora pra chegar a¡ na terra do Gruta Azul! Lembran‡as …s chinas!

RD
Tite, tenho uma CBR600F, e estou vendendo por questäes financeiras, e estou comprado uma RD 350, pois com 5000 mil reais acho q nÆo poderia achar nada mais violento, nÆo? Agora a d£vida ‚, posso eu colocar as rodas de twister na mesma, com um £nico disco na dianteira com aeroquip, isso seria o bastante ou teria que colocar um brembo de cb 500, o q acha? J  vi a instala‡Æo das rodas e a MOTO ficou melhor, mas a d£vida ficou no freio.
Renato – SÆo Paulo – SP
àia, REnatÆo, morando na Sampaulƒndia eu nÆo aconselho uma RD 350 porque ‚ uma das motos mais visadas pelos traficas porque ‚ f cil de fugir da poli‡a. Mas se vc gosta de emo‡äes fortes, acho melhor vc gastar uma grana a mais colocar dois discos na frente, porque essa moto s¢ freia com reza braba. Acho que as rodas da Twister podem dar problema porque sÆo aro 17 e a RD tinha aro 18. Melhor mesmo ‚ deix -la original a colocar s¢ aeroquip e sempre com pneus novos.