Publicidade

A Harley-Davidson antecipa alguns dos lançamentos que fará no Salão Duas Rodas e mostra as novidades da família Sportster® 2016, que inclui os modelos Iron 883, Forthy Eight, Street Bob e Fat Bob. “Ouvimos nossos clientes e introduzimos mudanças voltadas ao conforto dos consumidores”, falou Flavio Villaça, gerente de marketing, produto e relações públicas da marca norte-americana no Brasil.

Todas passam a contar com nova suspensão dianteira, totalmente redesenhada e com nova calibração, novos amortecedores traseiros pressurizados com nitrogênio e ajuste da pré-carga das molas e novo banco redesenhado, mais ergonômico e com densidade de espuma mais confortável. Além destas mudanças, as motos da família compartilham o estilo urbano e recebem mudanças no design.

Dois modelos em particular receberam maior atenção para as mudanças. A Iron 883 traz novo grafismo do tanque com uma águia que simboliza a honra americana, mais peças pintadas em preto, como o filtro de ar, escapamento e protetores de correia, além de algumas partes no estilo bullet hole, que remetem à herança militar da marca. A moto recebeu novas rodas de alumínio que deixaram a moto 3,5 kg mais leve e novas cores e grafismos para 2016 em 4 variações: preta, azul e verde e uma especial com detalhes em chamas nos para-lamas.

Cantero (esq) e Villaça: discurso otimista, apesar do cenário difícil

Cantero (esq) e Villaça: discurso otimista, apesar do cenário difícil

Publicidade

A nova Forty-Eight sofreu uma grande mudança na suspensão dianteira, com novos garfos de 49 mm de diâmetro (10 mm a mais que a versão anterior) e também tem novas rodas em alumínio, mais leves, com nove raios e acabamento preto sólido com destaques usinados. O tradicional tanque de combustível “Peanut”, estampado pelo logo da marca em alto-relevo, recebe novo grafismo com listras horizontais que revivem o estilo dos anos 1970, linhas repetidas em toda a motocicleta, como na ponteira do escapamento, banco e protetor de correia, por exemplo.

Estas modificações realizadas nas duas motos estão alinhadas com as diretrizes da campanha Dark Custom, cujo objetivo é aproximar a marca do público jovem. Alavancada no Brasil a partir de junho de 2015, a campanha fala para um segmento identificado pela Harley-Davidson como “jovens adultos”, que tem um comportamento rebelde contra o modo de vida tradicional e que questiona a obediência cega de tudo aquilo que já está pré-estabelecido na vida.

Novas motos, novos preços

Com um aumento médio de 25% em toda a sua linha 2016, os executivos da Harley-Davidson informam que ainda assim a empresa absorve parte do impacto da variação do câmbio sobre o custo final de seus produtos. “Grande parte das operações da Harley-Davidson do Brasil é realizada em dólar e o impacto é grande em nossos custos”, explicou  Antonio Cantero, diretor-superintendente comercial interino da Harley-Davidson do Brasil, enquanto enfatiza que a empresa manteve os preços de suas motos inalterados até a chegada da linha 2016.

Publicidade

Com o aumento, a Harley-Davidson mais barata do Brasil continua sendo a Iron 883, por R$42.900,00. Já a mais cara de todas é a CVO Limited, que custará R$151.200,00. Nesse intervalo, todas as outras motos se encaixam na longa tabela de modelos e, esperam os executivos da marca, que se encaixem também no bolso dos consumidores.

Para estes, apesar dos novos preços, as últimas unidades dos modelos 2015 seguem com seus preços inalterados e podem representar grande atrativo para quem está pensando em adquirir uma moto da marca. Aos que querem ( e podem) pagar o preço maior e levar uma moto 2016, resta esperar esperar até janeiro, quando a linha 2016 estará disponível nas 19 concessionárias da marca no Brasil.Separador_motos

Sidney Levy
Motociclista e jornalista paulistano, une na atividade profissional a paixão pelo mundo das motos e a larga experiência na indústria e na imprensa. Acredita que a moto é a cura para muitos males da sociedade moderna.