Foto: Lisarbiano t¡pico

Lisarb, copa Hornet, gasolina, VRF, pneu, etc

Foto: Lisarbiano t¡pico

Foto: Lisarbiano t¡pico

Quando passei a freqentar o Motonline, procurava saber apenas sobre motos, e isso se tem com muita competˆncia aqui.  incr¡vel observar que al‚m de informar iniciantes e velhos motociclistas, este site vem tratando de assuntos tÆo s‚rios quanto nosso amor pelas m quinas de duas rodas. “O mundo est  ao contr rio e ningu‚m reparou”( quase ningu‚m), mas, aqui em nossa terra, o Brasil, nem todos estÆo na contramÆo da hist¢ria. Digo isso porque criaram um nome muito pertinente para nossa situa‡Æo: Lisarb! Desse modo, o Motonline colocou-se numa posi‡Æo extremamente relevante para n¢s motociclistas, e a popula‡Æo como um todo. Este nome nÆo ‚ par¢dia, ‚ algo tÆo s‚rio quanto o caos em que vivemos. O Motonline agora ‚ formador de opiniÆo.
Vamos engrossar o coro contra os desmandos desses “pol¡ticos anenc‚falos”
J£lio – Guaruj 
Sobre “Lisarb est  do avesso”, nÆo tenho nada mais a dizer a nÆo ser: Geraldo Tite Simäes para PRESIDENTE!
James – Jaragu  do Sul – SC
Tite, parab‚ns pelo site e mat‚rias. Em especial, para a que tratou do polˆmico uso de colete de identifica‡Æo. Esta semana aqui em Recife, dois ladräes em uma bicicleta assaltaram e mataram um rapaz (Rafael Dubeaux) com um tiro na testa. Uma pol¡cia mais bem preparada, melhor remunerada e com melhor aparelhagem naum seria melhor que estas leis absurdas que estÆo tentando criar?
Emerson – Recife-PE
Tite, sou estudante de direito e a cada dia me impressiono mais com a falta de conhecimento jur¡dico demonstrada por aqueles que deveriam (olhe bem, DEVERIAM) representar a popula‡Æo;o brasileira (motociclistas e nÆo-motociclistas) na elabora‡Æo de leis e na administra‡Æo p£blica. J  h  algum tempo defendo que, para concorrer a qualquer cargo p£blico, os candidatos deveriam fazer uma prova, nos moldes de um concurso, para avaliar seus conhecimentos em  reas tais como direito constitucional, por exemplo. Certamente seria uma medida bastante eficaz para extirpar da esfera pol¡tica roses e outros “anenc‚falos engravatados”. Infelizmente em lisarB nada acontece como deveria, e obviamente parlamentar algum viria a aprovar um projeto de lei que poderia prejudic -lo no futuro. Dessa forma, s¢ nos resta esperar pelo pr¢ximo projeto med¡ocre de “lei”, que nos obrigar  a usar, para andar de moto, algum artigo produzido por uma empresa que, coincidentemente, contribui para a engorda da conta banc ria de algum parlamentar. Como sempre.
Diego – Vila Maria, RS

Foto: Gustavo Cecarelli

Foto: Gustavo Cecarelli

Copa Hornet
E ai Tite blz, vai lembrar de mim n‚? nÆo competimos junto porque eu era 500cc e vc 125 gp fala ai pra rapaziada do seu site o que vc esta sabendo sobre “Copa Hornet de Motovelocidade 2007″ o Yasuda vai fazer igual as 500cc em 98 ou deixa que as revendas se virem? Sou Instrutor de Pilotagem na Sagatrends em Campinas, e ta tudo bem, poderia estar melhor se eu estivesse competindo (‚ f** ficar de fora) falo e indico seu site em todos os cursos que dou, as mat‚rias sobre seguran‡a quebram o maior galho no meu trabalho, legal.
Gustavo Ceccarelli – Campinas sp
P“ se lembro!!! e ae, v‚io!? Ainda nÆo sei muita coisa, mas acho que vou saber de muita coisa na semana que vem.

Gasolina
Tite, Recentemente abasteci a biz+ 2004, com a famosa podium, ja havia abastecido minha antiga twister e em ambas melhorou o cheiro dos gases, entrei no site da br e pude verificar que o amado governo, praticamente intimou a br a adicionar 20% de alcool anidro na gasolina, agora eu pergunto essa gasolina nao se torna uma gasolina comum que nem as outras por ter a mistura de alcool perdendo sua pureza, e qto tem de octanas a podium com os 20% de alcool?
Leopoldo – SÆo Paulo – sp
Toda gasolina tem  lcool, inclusive a Podium, isso nÆo altera a octanagem, pois ‚ compensado com aditivos.

VFR
Eu trabalho num posto de rodovia em sao carlos e parou uma moto pra abastecer a principio achei que fosse a RD 500. o Dono me disse que era a VF 1000 da honda. Perguntei de tudo pro cara. ela tem motor em v de 4 cilindros e o ano dela ‚ 85. infelizmente a pintura dela naum ‚ original. ele pintou de amarelo ovo. mas msm assim ‚ bonita. queria saber mais sobre essa moto e pq ela naum tem muitos exemplares no Lisarb.
Thiago – Sao carlos SP
â Penta, primeiro nunca mais coloque pontinhos pelo texto. Depois digite Honda VFR 1000 no Google Imagens e vais achar mais de 600 fotos!

Pneu
Tite leio sempre suas colunas, gostava muitos das cr“nicas, naum tem escrito mais? comprei recentemente uma RD 350 prata ano 90, ta bem cuidada e muito boa de mecƒnica tudo funcionando como manda o manual, ypvs, autolube, etc. instalei nela um kit aeroquips, e melhorou bem a frenagem, quanto aos pneus to usando o mt75 na medida original, o traseiro ta quase chegando ao fim. andei pensando no sportdemon, ou time que ta ganhando nÆo se mexe, o que acha?
Jean – Ijui /RS
Bom, as cr“nicas agora podem ser todas suas porque acabei de lan‡ar um livro com 67 cr“nicas, algumas in‚ditas. Qto ao pneu, precisa verificar a especifica‡Æo do c¢digo de velocidade porque a RD chega f cil a 200 km/h. No nosso f¢rum Motonline tem um especialista em pneus. Entre l  e pergunte.

Torque
tenho uma CG125 FAN e gostaria de saber se tem como deixar ele com mais torque? tipo se ela vai at‚ 7.000 RPM tem como fazer ir mais?
Paulo – Ara‡atuba SP
Vixe, a melhor dica ‚ entrar no nosso f¢rum Motonline e pesquisar com os donos de CG 125 Fan, eles sabem v rios segredos.

Tanque
Tite, tira essa d£vida. Encontrei uma moto que teve o tanque de combust¡vel aumentado de 11 para 20 litros. O vendedor diz que nÆo precisa passar pelo detran, que t  tudo certo. E da¡?  permitido ou nÆo?
Cl‚berson – Porto Alegre
A rigor a gente nÆo pode nem mudar a tampinha do pneu, mas se o tanque for da cor da moto os gualdas nem perceberÆo. Uso tanque de pl stico de 18 litros na minha Speedmaster 650 h  seis anos e nunca nem se deram conta.  o tanque Bonier?

Chip
Sobre a mat‚ria do Boccoli “Nova Placa Eletr“nica – Res. 212 do CONTRAN”, se j  estÆo fazendo toda essa parafern lia para por um identificador eletr“nico e antenas para monitorar, por que j  nÆo fazem um localizador para as tais placas. O custo ser  o mesmo, ‚ s¢ uma fun‡Æo a mais e que iria tirar dos nossos bolsos as empresas sugadoras de localiza‡Æo via GPS. Elas teriam que oferecer mais benef¡cios para estarem no mercado, e acho que somente seria um benef¡cio a mais para n¢s que sofremos com essa marginalidade.
Fabricio – Cascave, PR
Tem razÆo, o sistema poderia ser de duas vias, com localizador GPS. Por exemplo, um transponder que envia e recebe mensagens a uma central. S¢ que isso traz um perigoso precedente: funcionar  como um fiscalizador para casos de excesso de velocidade e outras transgressäes. A tecnologia de comunica‡Æo por sat‚lite permitiria criar uma esp‚cie de “caixa-preta” para os ve¡culos e isso seria bom, porque facilitaria a per¡cia de um acidente, mas por outro o ve¡culo (e o usu rio) seria vigiado em tempo integral. Como se trata de Lisarb, a preocupa‡Æo maior com esse sistema ‚ um s¢: controlar e intimar os inadimplentes de impostos e tributos como IPVA, multas, licenciamentos etc.