livro-motociclismo-2

Livro fala sobre 85 anos do motociclismo brasileiro

Apaixonado por motos desde a adolescência, Fábio Luiz Ferreira Gomes está lançando o livro ‘Histórias de Paixão sobre rodas – Moto Club de Campos’, que narra uma (ou melhor, infinitas) história de amor pelo motociclismo que iniciou em 1932, há 85 anos. O livro aborda os primórdios do motoclubismo nacional e também do motociclismo esportivo no Brasil, tomando como referência o Moto Club de Campos, o mais antigo em atividade em solo verde e amarelo. No forno desde 2002, foram 15 anos de pesquisa por imagens e dados que retratassem o tema da forma mais fidedigna possível.

Fábio Luiz dedicou-se por 15 anos de pesquisa, culminando em um livro de 260 páginas. Foto: Eduardo Prudêncio

Fábio Luiz dedicou-se por 15 anos de pesquisa, culminando em um livro de 260 páginas. Foto: Eduardo Prudêncio

Obra narra 85 anos de epopeia motociclista no Brasil e já está à venda

Obra narra 85 anos de epopeia motociclista no Brasil e já está à venda

“O trabalho de pesquisa se iniciou a partir da necessidade em fazer o  resgate histórico para as comemorações dos 70 anos do Moto Club de Campos, realizada em 2002. Compartilhar este conhecimento adquirido e disseminar estas histórias é o mínimo que podemos fazer para resgatar a memória dos verdadeiros pioneiros moto clubes e revelar os atos dos nobres, determinados e ousados protagonistas que alavancaram o motociclismo nacional  a uma dimensão reveladora, mas que estava oculta para maioria dos admiradores do assunto”, comentou Fábio sobre os porquês da obra.

O livro se originou a partir das atas do Moto Club de Campos, de obras literárias e de colaboração de acervos públicos (o de Campos dos Goytacazes e o da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro), e a pesquisa foi enriquecida e respaldada com registros jornalísticos que destacam a trajetória do motociclismo em terras brasileiras. ” Apesar do eixo das narrativas serem as ações dos motoclubes surgidos a partir do antigo Distrito Federal, Rio de Janeiro, o roteiro se expande com a influência desta paixão com feitos de agremiações similares no sul e sudeste brasileiro”, comentou o autor, membro do moto clube desde 2001.

Livro ilustra com fotos de acervo cada passagem história. Foto: Acervo Moto Club Campos

Livro ilustra com fotos de acervo cada passagem história. Foto: Acervo Moto Club Campos

O livro foi publicado pela editora Nitpress e discorre sobre o motociclismo brasileiro ao longo de 248 páginas. Ele já está à venda, disponível no site da própria editora ao preço de R$ 59,00. A obra chega com a promessa de enriquecer o conhecimento, e resgatar a origem dos precursores da paixão por duas rodas no Brasil.

Separador_motos



Jornalista gaúcho convicto de que um passeio de moto em um dia de sol é a cura para praticamente todos os males da vida. Fã de motoaventurismo, competições de moto, café, praia e de rock n roll.