Loja virtual Michelin: ação pioneira

A Michelin, líder mundial na fabricação de pneus, acaba de inaugurar uma loja virtual completa para a venda direta aos consumidores de todo o Brasil.

A empresa sai na frente como a primeira fabricante de pneus a investir em um projeto deste tipo, por meio do site www.lojamichelin.com.br. “Um dos nossos objetivos é comercializar produtos Michelin nas cidades brasileiras onde ainda não temos revendas da marca”, explica Alejandro Botero, diretor de Marketing da Michelin América do Sul.

No novo canal de vendas, a Michelin coloca à disposição dos clientes sua gama completa de pneus de passeio e caminhonete. Posteriormente, a empresa também pretende disponibilizar na loja virtual pneus de carga, para aplicação em caminhões leves e microônibus, além de opções para motocicletas.

“Com o site, a Michelin busca acompanhar a tendência do mercado, na qual a internet figura como um dos principais meios de informação e compra. Desta maneira, a empresa une a oferta de produtos de qualidade com as práticas de e-commerce mais confiáveis do mercado”, enfatiza Botero.

Ao acessar o site, o internauta recebe todo o respaldo necessário para a escolha do produto mais adequado para suas necessidades. A Michelin desenvolveu uma ferramenta na qual o cliente informa a marca e o modelo do veículo e o sistema seleciona o pneu mais recomendado para a aplicação.

A compra na loja virtual Michelin pode ser efetuada em até seis vezes sem juros no cartão de crédito, ou por meio de transferência eletrônica, financiamento e boleto bancário. A entrega dos produtos será feita na casa do cliente ou na revenda mais próxima, em um prazo de dois a sete dias, dependendo da localidade.

Quando instalados em uma loja autorizada da marca, os produtos adquiridos na internet recebem gratuitamente o pacote de MultiGarantia Michelin, o mesmo oferecido aos comercializados nas revendas. Este pacote inclui garantia contra danos acidentais e contra defeitos de fabricação, reparação gratuita de furos e garantia de quilometragem (check-ups gratuitos e periódicos dos produtos).

“Para divulgar a nova loja virtual, a Michelin irá investir fortemente em comunicação na internet, principalmente em sites de busca. Pretendemos, desta maneira, atingir o internauta, que é o mais importante público do comércio online”, completa o diretor.


A missão da Michelin é contribuir de maneira sustentável para a mobilidade das pessoas e dos bens. Assim, o Grupo fabrica e comercializa pneus para todo tipo de veículo, incluindo aviões, automóveis, motocicletas, equipamentos de mineração e terraplenagem, caminhões e até mesmo para os ônibus espaciais da NASA. A Michelin também presta serviços online de ajuda à mobilidade (ViaMichelin.com) e edita Guias turísticos, de viagem, de hotelaria e de alimentação, mapas e atlas rodoviários. O Grupo, cuja sede é localizada em Clermont-Ferrand (França), está presente em 170 países, emprega 124 mil pessoas no mundo inteiro e possui 69 unidades industriais implantadas em 19 países. (www.Michelin.com)