Publicidade

Lorenzo conquista polé na estreia no MotoGP no Qatar

Jorge Lorenzo vai estrear-se no MotoGP a partir da pol‚ position no Commercialbank Grande Pr‚mio do Qatar depois de ter assinado o melhor registo de sempre de uma moto do Campeonato do Mundo no Circuito Internacional de Losail.

O piloto da Fiat Yamaha garantiu a primeira posi‡Æo nos momentos finais da hist¢rica primeira sessÆo de qualifica‡Æo nocturna de MotoGP com um tempo de lm53,927s, tornando-se no primeiro piloto a quebrar a barreira do segundo 54 no processo. O espanhol de 20 anos marcou o feito com um inconfund¡vel cavalinho e vai tentar colocar a sua famosa bandeira “Lorenzoïs Land” na gravilha do Qatar amanhÆ para celebrar o que poder  ser o seu primeiro triunfo na categoria rainha e fazer dele o mais jovem piloto de sempre a vencer um Grande Pr‚mios de MotoGP.

O tempo tardio de Lorenzo acabou por tirar algum brilho … presta‡Æo de outro estreante, o piloto da Tech3 Yamaha, o bi- Campeƒo do Mundo de SBK James Toseland. O britƒnico fez fant stica demonstra‡Æo para confirmar o excelente ritmo apresentado nos testes e treinos sob as luzes artificiais de Losail, deixando claras as suas inten‡äes ao quebrar o recorde da pol‚ de Valentino Rossi de 2007 ao cabo de 20 minutos de treino. Com um ter‡o da sessÆo ainda pela frente, Toseland respondeu de imediato quando Lorenzo assumiu a pol‚ provis¢ria pela primeira vez, mas perdeu a posi‡Æo por 0,255s.

Publicidade

Colin Edwards completou uma primeira linha da grelha totalmente composta por pilotos Yamaha. A sua presen‡a entre os trˆs primeiros permitiu ainda … Michelin dominar a primeira linha da grelha de partida naquele que foi um dia excelente para o fabricante gaulˆs de borrachas que colocou, ainda, sete pilotos entre os dez primeiros.

O melhor entre a armada da nip¢nica Bridgestone foi o CampeÆo do Mundo de MotoGP de 2007 Casey Stoner, que havia sido o mais r pido em todas as sessäes de treinos livres. Stoner larga da segunda linha da grelha pela primeira vez no Qatar, com o quarto lugar. Randy de Puniet foi o mais r pido da Honda, terminando … frente do oficial Nicky Hayden, com os dois a serem os £ltimos a rodar abaixo do segundo 55.
Valentino Rossi, da Fiat Yamaha, ficou, no que ‚ uma situa‡Æo rara para o cinco vezes CampeÆo do Mundo, na pior posi‡Æo entre os homens da Yamaha. Atr s do italiano ficaram o vice-CampeÆo Dani Pedrosa, da Repsol Honda, o estreante Andrea Dovizioso e John Hopkins, da Kawasaki.