Publicidade

O português Luis Oliveira comemorou neste domingo (19) o título da Copa EFX Honda de Enduro, após a disputa da grande final da competição em Córrego do Bom Jesus (MG). A vitória na prova foi do francês Adrien Metge, mas Oliveira aproveitou-se da vantagem adquirida durante o início da temporada para garantir o troféu de campeão com a segunda posição.

Luis Oliveira, campeão da categoria Elite na Copa EFX Honda de Enduro

Luis Oliveira, campeão da categoria Elite na Copa EFX Honda de Enduro

O duelo foi extremamente equilibrado e, conforme a expectativa, foi decidido nos detalhes. Metge cumpriu os trechos cronometrados da prova decisiva em 19m45s73 e ficou com o vice-campeonato ao alcançar a terceira vitória consecutiva com cerca de 30 segundos de vantagem sobre o campeão. Por pouco o desfecho da história não foi diferente, pois o mineiro Rômulo Bottrel, que também estava na briga, completou na terceira posição, a somente 7 segundos de Oliveira, que garantiu o título com apenas dois pontos de vantagem. Loandro Anton foi o quarto colocado e Rigor Rico o quinto.

Para o campeão, a temporada 2014 foi uma estreia. Luis Oliveira avaliou de forma muito positiva a primeira participação na Copa EFX e contou que fez uma prova muito cautelosa. “Eu entrei na corrida esta manhã com o objetivo de ser regular. Não tive quedas. Achei que não fui muito rápido e nem muito lento. Andei com segurança para não cair. Foi isso o que optei fazer hoje. As especiais foram muito curtas, então a diferença foi mínima. Meu principal objetivo era o campeonato geral e o da classe”, revelou. O português conta que ainda não sabe se permanece no Brasil no próximo ano. “Para o ano que vem ainda não tenho nada de concreto. Gostaria muito de ficar aqui, mas não sei se vai dar. Vamos ver. Foi uma boa experiência este ano”.

Publicidade

Adrien Metge, disse que teve alguns imprevistos durante a etapa, mas que ainda assim conseguiu fazer uma boa prova e já se prepara para novos desafios em 2015. “Para mim foi um dia bom, mas como eu larguei primeiro, cheguei em um ponto da especial e encontrei vacas. Também tive problema com um trilheiro que não era da corrida. Mas, eu andei bem. No ano que vem devo ficar no Brasil, porém, quero partir para o rali. Já tenho esse desejo há um bom tempo, disputar o Brasileiro e o Sertões”, afirmou o francês.

Nas outras categorias os vencedores também foram definidos. Houve muita disputa do começo ao fim, demonstrando o alto nível que a competição ganha a cada ano. Na categoria Enduro 1, a vitória do dia ficou com Darso Loch e o campeão foi Gabriel Lemos Badaró. Na E2, Júlio César Elizário, que já havia conquistado o título na prova anterior, foi o primeiro colocado da etapa.

Bruno Martins chegou em primeiro na E3 e ficou com o troféu em uma disputa muito equilibrada com Renan Silva. Na E4, a vitória do dia e o primeiro lugar do campeonato foram de Vitor Borges Garcia. Vicente de Melo Júnior foi o primeiro colocado na E5, mas o campeão foi Felipe Vanelli. Na E6 a vitória foi de Rodolfo Ripamonti, que também comemorou o título. Na E7 José Alexandre Tommazo ficou em primeiro na etapa e na temporada. Guilherme Bueno da Silva fez o mesmo na E8, faturou o dia e também o campeonato. Na Feminina, a campeã Janaína Souza fechou a temporada com mais uma vitória, terminando o campeonato invicta. Entre as equipes, o Zanol Team foi o melhor da etapa, seguido pelo P3 Racing e pela Motofield. Entre os clubes, a Honda foi a melhor, com a Aventuras no Vale em segundo. Na prova das crianças, no sábado, uma chuvinha leve deixou a pista molhada e eles andaram bem. Já no domingo o dia foi muito quente mas não houve nenhuma ocorrência de piloto machucado.

Publicidade

Os campeões da Copa EFX Honda de Enduro 2014:

Os campeões da Copa EFX Honda de Enduro 2014

Os campeões da Copa EFX Honda de Enduro 2014

Fonte: Agência PubliX – foto de Luis Bueno

Publicidade

VITOR BORGES É CAMPEÃO NA ESTREANTES
Vindo de recuperação de lesão no joelho esquerdo, a vitória tem gosto especial para o piloto

Não foi fácil, mas todo o sacrifício valeu a pena. A temporada 2014 começa a ter um final feliz para o piloto de Patrocínio (MG), Vitor Borges, que venceu neste domingo a etapa final da Copa EFX Honda de Enduro, realizada em Córrego do Bom Jesus (MG). O piloto ainda pode ser Campeão Brasileiro de Enduro e Mineiro de Cross Country. Todas as disputas na categoria Estreantes, na qual Vitor iniciou a sua temporada como piloto profissional.

Vitor Borges fatura título na categoria Estreantes da Copa EFX de Enduro

Vitor Borges fatura título na categoria Estreantes da Copa EFX de Enduro

“Dedico esse importante título a todos que sempre acreditaram em mim, aos fãs, aos nossos patrocinadores e em especial ao meu pai que sempre me incentivou e guiou a minha carreira”, disse Vitor Borges, se referindo a Maurício Brandão, também piloto e diretor de Enduro da Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM) e presidente da Federação Mineira de Motociclismo (FMEMG).

Durante a prova, Vitor só conseguiu acelerar bem durante a terceira volta. Daí em diante deixou a cautela de lado e seguiu firme rumo ao título. “Corri com o regulamento debaixo do braço e venci a etapa por poucos segundos de diferença. Ser campeão coroa todo um trabalho e dedicação durante o ano”, disse a jovem revelação do Enduro.

Vindo de recuperação no joelho esquerdo, a vitória de hoje tem gosto especial para Borges. O Foco do piloto agora é o Brasileiro de Enduro, evento que vem disputando ponto a ponto com seu companheiro de equipe Lucas Nunes. A etapa final do maior torneio de Enduro do Brasil será realizada no próximo dia 22 de novembro, evento que será realizado em conjunto com o primeiro Campeonato Ibero Americano de Enduro na América Latina.

Fonte: Yes Sports – foto de Janjão Santiago