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Foto: Sr. Kasinski que completa 90 anos com o Editor Tite

Foto: Sr. Kasinski que completa 90 anos com o Editor Tite

A Magneti Marelli faz parceria com a Kasinski e desenvolve prot¢tipo da motocicleta Seta 125 com o sistema multi-combust¡vel denominado SIM© SFS©.

A divisÆo Powertrain da Magneti Marelli apresenta, pela primeira vez o SIM©,
Sistema de Inje‡Æo Eletr“nica para Motos, com a tecnologia SFS©- Software Flexfuel Sensor – para motocicletas, ciclomotores e motores estacion rios, durante o SalÆo Duas Rodas, que acontece entre os dias 16 e 21 de outubro,
no Centro de Exposi‡äes Imigrantes, em SÆo Paulo. O modelo escolhido para o prot¢tipo ‚ a Seta 125, da montadora Kasinski, que est  equipado com o SFS©, sistema bi-combust¡vel desenvolvido e lan‡ado pioneiramente pela Magneti Marelli.

O SIM©, utilizado pela Magneti Marelli, ‚ basicamente o mesmo que equipa atualmente os ve¡culos de duas rodas na Europa. A diferen‡a est  na ado‡Æo do SFS©, programa que gerencia a queima do  lcool, da gasolina comum ou
pura, ou de qualquer propor‡Æo de mistura dos dois combust¡veis no mesmo motor.

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A tecnologia multi-combust¡vel da Magneti Marelli estar  presente nos motores mono e bi-cil¡ndricos, de 100 a 1000 c.c., e pressupäe redu‡Æo no consumo de qualquer combust¡vel utilizado de 5% a 10%. O ganho de potˆncia,
por sua vez, pode chegar a 10% com a utiliza‡Æo do  lcool hidratado.

“Visamos ampliar o sucesso cont¡nuo da tecnologia multi-combust¡vel, ao qual a Magneti Marelli ‚ pioneira, para o mercado de duas rodas. Este ‚ um passo de grande importƒncia e que evidencia a alta capacita‡Æo brasileira e
aplicabilidade m£ltipla dos produtos e sistemas desenvolvidos em territ¢rio nacional”, comenta o presidente da Magneti Marelli Sistemas Automotivos e representante do Grupo no Mercosul, Silverio Bonfiglioli.

No complexo de Hortolƒndia da Magneti Marelli, em SÆo Paulo, estÆo envolvidos mais de 20 profissionais na elabora‡Æo da nova tecnologia, que come‡ou a ser desenvolvida em 2003 e j  consumiu cerca de R$3 milhäes de
investimentos at‚ o momento.

A Magneti Marelli espera apresentar para o mercado ainda outras importantes parcerias referentes … utiliza‡Æo do sistema SFS© no mercado de duas rodas.

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Tecnologia … Servi‡o do Meio Ambiente
A mais nova e avan‡ada tecnologia multi-combust¡vel para motocicletas surge
impulsionada pela preocupa‡Æo com a redu‡Æo das emissäes de poluentes. “O mundo pede por combust¡veis renov veis e por solu‡äes que nÆo afetem o clima. Estamos trabalhando nessa solu‡Æo, tamb‚m, para o mercado de duas
rodas”, afirma Bonfiglioli.

A grande maioria das motocicletas ainda tem seu funcionamento … base de combust¡vel carburado, alimenta‡Æo de gasolina por gravidade e sistema de exaustÆo pelo catalisador. SÆo solu‡äes que visam manter seu custo mais acess¡vel … popula‡Æo de baixa renda. Mas, com as pressäes mundiais por
menos emissÆo de poluentes, estas configura‡äes das motos terÆo que apresentar novas solu‡äes em breve. E a ado‡Æo da inje‡Æo eletr“nica, sistemas m£ltiplos de combust¡vel que possibilitem o abastecimento com o  lcool, ser  o primeiro passo s¢lido na dire‡Æo dessas melhorias.

A inje‡Æo eletr“nica ‚ um sistema que contribui enormemente para a redu‡Æo da emissÆo de poluentes e ser  obrigat¢rio a partir de 2009, com a entrada da 3¦ fase do Promot, Programa de Controle da Polui‡Æo do Ar por Motociclos
e Ve¡culos Similares, equivalente …s normas da Euro 3, j  em vigor na Europa. Com a utiliza‡Æo da tecnologia, a emissÆo de CO2 na atmosfera pode ser reduzida em cerca de 20%.

Sistema Flexfuel Sensor – O SFS© ‚ um programa de computador inserido no m¢dulo de comando da inje‡Æo eletr“nica, tamb‚m conhecido como centralina. O SFS© identifica e quantifica a mistura entre  lcool e gasolina do tanque, usando informa‡äes recebidas de
sensores que j  existem em todo o sistema de inje‡Æo de combust¡vel, entre os quais a sonda lambda, sensor de detona‡Æo, rota‡Æo, velocidade e temperatura.
A partir dessas informa‡äes, o programa determina a quantidade de combust¡vel que ser  injetada no motor e tamb‚m o instante da fa¡sca que vai saltar da vela para efetuar a queima dessa mistura por meio de formula‡äes matem ticas de alt¡ssima precisÆo.
Quanto maior a quantidade de  lcool na mistura, maior ser  a quantidade de combust¡vel a ser injetada. As caracter¡sticas do  lcool sÆo diferentes da gasolina e o sistema deve adequar o funcionamento do motor em qualquer
propor‡Æo da mistura em milisegundos.

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Grupo Magneti Marelli No Brasil
O Grupo Magneti Marelli, empresa de capital italiano, ‚ uma das maiores fabricantes de autope‡as do mundo e do Mercosul e est  presente no Brasil desde 1978. Hoje, com mais de 5.700 colaboradores, ‚ l¡der de mercado em
sistemas de inje‡Æo eletr“nica, escapamento, suspensÆo, camisas de cilindro e amortecedores e atua ainda no segmento de ilumina‡Æo automotiva – far¢is e lanternas – e na  rea eletr“nica, fabricando pain‚is de bordo e telem tica. A estimativa de faturamento de suas unidades de neg¢cios para 2007 ‚ de R$
1,8 bilhÆo, superando os R$ 1,6 bilhÆo rojetados para encerrar o ano.