Publicidade

A ação é um dos principais projetos da SAE Brasil de incentivo à experimentação de novos desenvolvimentos e tecnologias aplicadas no setor automotivo destinados a jovens estudantes de engenharia. A Magneti Marelli aposta em novas ideias e co-patrocina a ação

Como sistemista pioneira no desenvolvimento de soluções tecnológicas, que contribuem efetivamente para a evolução da indústria automobilística em larga escala, a Magneti Marelli participa de uma das principais ações filantrópicas da SAE Brasil, a etapa Sudeste da Baja 2009. Trata-se de uma competição entre equipes compostas por universitários do curso de engenharia das principais instituições do país. Acontece nos dias 12 e 13 de setembro, no campo de provas da CNH, em Sarzedo, Minas Gerais.

Esta é a primeira vez que a Magneti Marelli participa da ação e envia ao evento experientes profissionais da empresa, especializados em amortecedores, powertrain e iluminação, além de estar atenta, por intermédio de representantes da área de Recursos Humanos, na descoberta de jovens talentos.

“È uma oportunidade única de analisar a capacidade e talento dos estudantes que participam da ação de forma teórica e prática. Não faremos um processo de seleção no local, mas analisaremos o perfil dos novos destaques”, comenta Giusepe Giorgi, diretor de RH do Grupo Magneti Marelli.

Publicidade

As equipes são compostas por estudantes de Engenharia (física, mecânica, mecatrônica, robótica, metalúrgica, eletrônica, eletroeletrônica, automobilística, produção, automação industrial, aeronáutica, materiais ou agronômica) e um professor orientador, que são responsáveis pela concepção, desenvolvimento, construção e pilotagem de um veículo para competição.

O evento começa no dia 12 de setembro (sábado), com provas técnicas e acesso restrito aos estudantes e profissionais ligados à ação.

No dia 13 de setembro (domingo) acontece o enduro, das 8h às 17h, aberto para visitantes. Para entrar, basta doar um quilo de alimento não-perecível na portaria do Campo de Provas da CNH.

As etapas regionais são uma preparação para a etapa nacional da competição no país.

Publicidade

O Projeto – Os veículos Baja SAE são protótipos de estrutura tubular em aço, monopostos, para uso fora-de-estrada, com quatro ou mais rodas e devem ser capazes de transportar pessoas com até 1,90m de altura, pesando até 113,4 kg e motor padrão de 10 HP. Os sistemas de suspensão, transmissão, freios e o próprio chassi são desenvolvidos pelas equipes, que têm, ainda, a tarefa de buscar patrocínio para viabilizar o projeto.

Das 29 equipes inscritas, 15 são de São Paulo, oito do Rio de Janeiro, quatro de Minas Gerais, uma do Espírito Santo e uma do Distrito Federal. As provas terão início no sábado, dia 12 de setembro, com apresentação oral dos projetos e avaliações de segurança, conforto e regulagem de motor. Dia 13 de setembro, os carros serão submetidos a provas de subida de rampa, tração, desempenho de dirigibilidade e um enduro de resistência, com três horas de duração.

Serviço: Evento: Etapa Sudeste 2009 Baja SAE Brasil / Data: 12 e 13 de setembro
Horário: 8h às 17h
Local: Campo de Provas da CNH, R. São Francisco, s/n, Sarzedo, MG.

Grupo Magneti Marelli no Brasil – A Magneti Marelli é uma das maiores fabricantes de sistemas e componentes automotivos do mundo e está presente no Brasil desde 1978 com mais de sete mil colaboradores.

Publicidade

Líder de mercado em sistemas de injeção eletrônica, amortecedores, faróis, painéis de instrumentos e escapamentos, atua também nos segmentos de telemática, navegadores GPS, lanternas, camisas de cilindro, sistemas de suspensão, pedaleiras e módulos e componentes plásticos, dentre uma série de outros produtos.

É dona de marcas renomadas no mercado, como Cofap, Kadron e Automotive Lighting. Possui 13 unidades produtivas e cinco centros de Pesquisa e Desenvolvimento localizados em Minas Gerais (Contagem, Itaúna, Lavras e Sete Lagoas) e São Paulo (Amparo, Hortolândia, Mauá, Santo André e São Bernardo), além de escritórios regionais de vendas em algumas das principais capitais brasileiras (Curitiba, Goiânia, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo).

Fechou o ano de 2008 com faturamento de R$ 2,2 bilhões.

Grupo Magneti Marelli no mundo – Desenvolve e produz sistemas e componentes de alta tecnologia para a indústria automotiva. Com 67 plantas industriais (80 unidades de produção), 10 centros de Pesquisa&Desenvolvimento e 28 centros de aplicações em 18 países, 33 mil colaboradores e faturamento de € 5,4 bilhões de euros em 2008, o Grupo fornece para as principais montadoras na Europa, Américas do Norte e do Sul e Extremo Oriente.

Suas unidades de negócio são Powetrain, Iluminação, Sistemas Eletrônicos, Suspensão e Amortecedores, Sistemas de Exaustão, Aftermarket (peças e serviços para o mercado de reposição), Componentes e Modulos Plásticos e Motorsport.