Publicidade

A Honda é, sem sombra de dúvida, a empresa que mais investe em educação para o trânsito no setor de motocicletas no Brasil. Alguns vão até dizer que é natural que seja assim, afinal, a Honda é a que mais vende e detém para si 80% de participação no mercado de motocicletas no Brasil. Será que isso é natural mesmo? E as outras empresas do setor, será que investem proporcionalmente à sua participação? E o restante da cadeia do setor de motocicletas, também realiza investimentos nisso?

Pois é, há muitas perguntas, poucas respostas (por enquanto), mas essa é uma boa (e saudável) discussão para nosso setor, sobretudo porque os números relativos a segurança no trânsito para motos e motociclistas não são lá muito favoráveis e, portanto, todo e qualquer investimento feito em educação e segurança no trânsito é necessário e muito bem vindo. Aliás, o espaço do Motonline está escancarado para divulgar toda e qualquer ação relevante realizada nessa área por empresas e instituições do setor de motocicletas (ou não). Basta enviar a comunicação para o email [email protected].

E já que estamos falando desse assunto, vamos voltar para o Maio Amarelo, mês de conscientização para um trânsito mais seguro. A Honda fez uma espécie de balanço de suas ações no Maio Amarelo, onde relata que realizou diversas ações envolvendo seus colaboradores, clientes motociclistas, alunos de escolas municipais, além do público em geral para envolver esse público com a causa da harmonia no trânsito.

Publicidade

Foram realizadas as mais variadas atividades em todo o Brasil e a empresa informa que, no total, estima-se que cerca de 20 mil pessoas participaram das atividades. Entre as ações, destaca-se a atuação das equipes dos Centros Educacionais de Trânsito Honda – CETH, em Indaiatuba-SP, Recife-PE e Manaus-AM, que promoveram cursos para frotistas de empresas públicas e privadas, além de palestras sobre conceitos de cidadania e convivência entre motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres para estudantes do ensino fundamental de escolas públicas.

Fita amarela na moto: engajamento

Fita amarela na moto: engajamento

Também houve moto passeio e atividades do Clubinho Honda, programa que tem o objetivo de apresentar, de forma lúdica, para crianças de 4 a 7 anos, as situações e leis que envolvem o trânsito. Além disso, uma campanha interna, que envolveu funcionários e prestadores de serviço de todas as unidades da empresa no Brasil, contemplou a distribuição de fitas amarelas, em alusão ao movimento Maio Amarelo, com uma mensagem em prol da Harmonia no Trânsito. Todos (inclusive eu) foram convidados a utilizar a fita em seus veículos (carros, motos, bicicletas) ou pertences pessoais (mochilas, chaves de casa, etc) como forma de demonstrar apoio à causa e contagiar as pessoas à sua volta.

Houve, ainda, a distribuição da fita para participantes do 20° Moto Check-Up, realizado na última semana, na cidade de São Paulo pela Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares) e suas associadas, juntamente com a Prefeitura Municipal e a CET.

Publicidade
Vídeo resume o conceito do que é o projeto Harmonia no Trânsito

Vídeo resume o conceito do que é o projeto Harmonia no Trânsito

Harmonia no Trânsito

A Honda acredita que é preciso proporcionar condições para que os clientes utilizem seus veículos com segurança. Para isso a empresa mantém 3 Centro Educacional de Trânsito Honda (CETH) no Brasil, localizados em Indaiatuba (SP), Recife (PE) e Manaus (AM). Todas as unidades oferecem cursos básicos e avançados, on e off road, divididos em aulas práticas e teóricas.

Os CETHs são responsáveis pelos treinamentos de pilotagem para profissionais de empresas frotistas, mototaxistas e instituições como SAMU, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Exército, que utilizam a motocicleta para o atendimento ágil à população. E para ampliar ainda mais a disseminação dos conceitos de pilotagem segura, a empresa disponibiliza o portal Harmonia no Trânsitoonde os usuários têm acesso a conteúdos gratuitos de pilotagem de motocicletas, além de vídeos, exercícios e animações 3D com dicas de trânsito para motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres.

Para quem quiser, é possível realizar o download de apostilas sobre técnicas fundamentais e avançadas de pilotagem com segurança on e off road e de quadriciclos. Acesse lá! Afinal, você também é responsável por um trânsito mais seguro.Separador_motos

Publicidade
Sidney Levy
Motociclista e jornalista paulistano, une na atividade profissional a paixão pelo mundo das motos e a larga experiência na indústria e na imprensa. Acredita que a moto é a cura para muitos males da sociedade moderna.