Publicidade

Robert Cumberford, maior cr¡tico de design automobil¡stico do mundo, participa do 3§ Prˆmio Design da Quatro Rodas – O designer estar  no Brasil entre os dias 12 e 19 de mar‡o .

A revista Quatro Rodas, com o patrocino da Fiat, promove no dia 14 de mar‡o a entrega do 3§ Prˆmio de Design, a partir das 21h30, no Espa‡o Blast, na rua Gomes de Carvalho, 820, em Pinheiros, SÆo Paulo. O evento deste ano ter , como um dos jurados, o convidado de honra Robert Cumberford – considerado o maior cr¡tico de design automobil¡stico do mundo.

Aos 19 anos, Robert j  fazia parte do time do lend rio Harley Earl, que durante mais de 30 anos ditou o estilo de design da GM, dos anos 1920 a 1950. Entre os primeiros trabalhos de Cumberford na empresa, estÆo: o projeto do Corvette, o SR-2, a primeira versÆo oficial de corrida e o face-lift para o modelo 1958 de s‚rie, seu £ltimo trabalho em Detroit, antes de seguir como designer independente.

Apesar de sua especializa‡Æo em carros esportivos e de corrida, o designer acredita que seu melhor trabalho foi o Geito, um projeto com estrutura de madeira que visava o mercado automobil¡stico brasileiro. Foi vislumbrando essa id‚ia, que Robert lutou por um visto no Brasil, entretanto, quando conseguiu a autoriza‡Æo para ficar no pa¡s e estava a caminho do consulado, viu a seguinte manchete no New York Daily News: “Quadros Renuncia!”.

Publicidade

A not¡cia entÆo, mudou os rumos do designer automobil¡stico para o M‚xico e, logo depois, de volta aos Estados Unidos, justamente quando a Ford voltava …s competi‡äes. Em 1964, Robert fundou a Cumberford Design International, com sede em Nova York. Sete anos depois, ele se mudou para a Fran‡a onde trabalhou em projetos para a Renault e a Citro‰n. Atualmente, o maior designer automobil¡stico do mundo passa uma parte do ano em sua casa, escrit¢rio e est£dio na Fran‡a, e a outra nos Estados Unidos. Seu £ltimo projeto foi um sedÆ V8 de quatro portas para um grande fabricante.

3§ Prˆmio Design
O tema desta edi‡Æo do Prˆmio Design da Quatro Rodas que come‡ou em setembro £ltimo, foi “Carros Compactos Urbanos” e atraiu mais de 500 inscritos, divididos nas categorias estudante e profissional. Cada participante teve como missÆo criar um novo carro baseado na proposta. Para cada uma das categorias, que tamb‚m inclui voto popular, haver  trˆs finalistas.

Entre os principais convidados para a festa de entrega estÆo todos os diretores de arte e designers da Editoras Abril; diretores da Fiat; a equipe da agˆncia Leo Burnett; diretores de cria‡Æo das maiores agˆncias de SÆo Paulo e personalidades do mundo automobil¡stico.

Os vencedores receberÆo como prˆmio um Fiat Stylo, na categoria profissional, uma viagem ao centro de design da Fiat, na It lia e um est gio na  rea da Fiat, em Betim (MG), na categoria estudante. J  o vencedor da categoria voto popular, receber  como prˆmio uma viagem ao centro de estilo da Fiat, em Betim (MG).

Publicidade