Publicidade

John Wells, professor e Presidente do IMD, uma das mais importantes escolas de negócios do mundo, sediada na Suíça, afirmou ontem durante palestra realizada no Congresso Nacional sobre Gestão de Pessoas (CONARH), que a maioria absoluta das empresas mente para a sociedade:

–As empresas mentem e muitas fazem isso porque não têm outra alternativa. A estrutura de capitalização das empresas não admite que os executivos sejam sinceros sobre as finanças das companhias, obrigando-os a mentir a maior parte do tempo. Se afirmarem que estão com problemas, como a maioria das empresas está, simplesmente deixam de captar recursos e podem ir à falência–, alertou o professor, que está no Brasil a convite da Associação Brasileira de Recursos Humanos, organizadora do CONARH.

Em palestra a 70 presidentes de grandes empresas na abertura do CONARH, Wells assinalou que o sistema de remuneração de muitas empresas norte-americanas assemelha-se a pirâmides:
–Muitas empresas praticam modelos de remuneração variável, premiando certos desempenhos, que são impossíveis de manter a médio ou longo prazo. A verdade sobre este modelo de remuneração é que todos sabem que não tem como dar certo, mas, quando der errado, muitos dos que se beneficiaram dele estarão longe da companhia–, critica.

Para o Presidente do IMD, apenas algumas poucas empresas se deram conta de que a prática de uma liderança responsável, que pense a longo prazo, tem como benefício último a sobrevivência das empresas:
–Algumas empresas no Estados Unidos, poucas ainda, especialmente no ramo de seguros, estão abrindo suas estratégias ao mercado. Elas querem mostrar suas práticas para a sociedade e obrigar seus concorrentes a fazerem o mesmo. No final das contas, as empresas que se recusarem a mostrar à sociedade como conquistam seus lucros, estarão ocultando essas informações muito provavelmente porque adotam práticas ilegais–, sentenciou.

Publicidade

CONARH – O Congresso Nacional sobre Gestão de Pessoas acontece entre 18 e 21 de agosto de 2009 no Expocenter Transamerica, em São Paulo. Organizado pela Associação Brasileira de Recuros Humanos, é o maior evento do segmento de recursos humanos da América Latina e o terceiro maior do mundo.

VISITE O BLOG DO CONARH
LINK: http://blog.conarh.com.br/