Publicidade

Em exposição – O 22° Estácio Ibitipoca Off Road é o tema de uma exposição  aberta na segunda-feira (dia 1°), no Independência Shopping. As fotos são de Aelson F. Amaral e Bárbara Dias Moreira, com projeto gráfico e criação de Marcus Vinícius Souza.

História
Realizado todos os anos desde 1990, o rali de regularidade de carros e motos tem muita história para contar, e a exposição demonstra isso. Uma simples ideia entre amigos que curtiam off road e a natureza transformou-se num evento cercado de todo o profissionalismo necessário com motos e carros belíssimos e super equipados, apoio de patrocinadores e grande divulgação, mas com a consciência do respeito ao lugar mantida até hoje.

Revista
Na noite de terça-feira, dia 2, foi realizado, no APriori, bar oficial do evento, o lançamento da revista oficial do rali. São 32 páginas que contam um pouco da história, dos bastidores, das novidades e das parcerias que viabilizam o evento.

Números
O rali de regularidade mais charmoso do Brasil reúne 340 motos e 45 carros em diversas categorias. Nas motos, a prova vale pelas finais do Campeonato Mineiro de Regularidade e pela Copa Estrada Real. Nos carros, os dois dias de prova valerão pela Copa Jeep Club Juiz de Fora.

Publicidade

Ficha técnica
O evento é coordenado por Manoel e Thiago Rezende, com patrocínio de Estácio e apoio de Yamaha River Motos, Thema, Independência Shopping, APriori, Petrobras, Siloé Alimentos e Térmica. A prova de motos é dirigida por Saulo Santana. A de carros, por Wagner de Paula. A cronometragem e apuração são coordenadas por Anderson Boka. O carro 00 será conduzido por Rivo Átila.

Horários
No dia 5, a vistoria começa às 17h, no Independência Shopping, em Juiz de Fora. No sábado, 6, no mesmo local, motos largam às 8h e carros às 9h, até Conceição de Ibitipoca com neutro em Lima Duarte, no Estação Bar, com show da banda Tokaya. No domingo, 7, nos mesmos horários de largada de sábado, carros e motos deixam Ibitipoca e chegam a Juiz de Fora no início da tarde, com grande festa de chegada no estacionamento externo do Independência Shopping. Haverá shows da dupla Felipe e Ruan e da banda ZonaBlue antes da divulgação do resultado, às 20h.

Mais de 90 cidades
Pilotos e navegadores de mais de 90 (noventa!) cidades já confirmaram presença, representando os estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, São Paulo, Distrito Federal e Goiás. Nas motos, cujas inscrições se encerraram com antecedência, estarão presentes alguns dos melhores pilotos do País. A prova tem alto grau de dificuldade. Nos carros, os juiz-foranos têm grande tradição de conquistas nas principais competições nacionais de regularidade, e provas locais/regionais apresentam tradicionalmente muito equilíbrio.

Categorias
Nas motos, as categorias são Master, Júnior, Over 40 (acima de 40 anos), Over 50, Júnior, Novatos, feminino, duplas e equipes (este ano, as novidades serão as categorias duplas e equipes). A supervisão é da Federação Mineira de Motociclismo. As motos terão percurso, no sábado, de 191 km (Master, Sênior, Over 40) e 141 km (Over 50, Júnior e Novatos). No domingo, serão 175km.

Publicidade

Nos carros, com supervisão da Federação Mineira de Automobilismo, as categorias são Master, Graduados e Turismo Light 4×4 e 4×2. Os carros vão percorrer 150km no sábado e 160km no domingo.