Publicidade
Foto: Motonline

Foto: Motonline

Faltam 12 trechos para que o recapeamento de ruas e avenidas da cidade de SÆo Paulo esteja completo, mas o trabalho nÆo p ra por a¡.

Dos 207 pontos que foram reformados, mais de 100 estÆo sem sinaliza‡Æo. Na opiniÆo de µurea Rangel, qu¡mica, mestre em engenharia de materiais e diretora executiva da Hot Line, “a falta de sinaliza‡Æo compromete a fluidez e a seguran‡a de motoristas, motociclistas e pedestres”.

Durante os meses de f‚rias, a Prefeitura da cidade de SÆo Paulo recapeou diversas ruas e avenidas paulistas. A inten‡Æo era proporcionar maior seguran‡a para os motoristas e pedestres e melhor qualidade de tr fego com o novo recapeamento, mas, por enquanto, o resultado foi a falta de sinaliza‡Æo e bagun‡a no trƒnsito em alguns pontos.

Publicidade

Quem foi viajar e voltou das f‚rias com a fam¡lia na primeira semana de fevereiro p“de perceber que dos 207 pontos escolhidos para a reforma, 12 ainda estÆo inacabados e mais de 100 estÆo sem sinaliza‡Æo. As obras que tinham como previsÆo seu t‚rmino em janeiro, foram prorrogadas para fevereiro.

A falta de sinaliza‡Æo prejudica o trƒnsito, causando congestionamento, e facilita a ocorrˆncia de acidentes. De acordo com µurea Rangel, em muitos pa¡ses a sinaliza‡Æo de ruas e avenidas tem uma parcela expressiva direcionada a orientar tamb‚m pedestres. Estas sinaliza‡äes abrangem placas e demarca‡äes em pavimentos, com materiais antiderrapantes e resistentes …s intemp‚ries. No Brasil, entretanto, esta pr tica nÆo ‚ muito corrente.