Publicidade

Mais segurança no trânsito para as crianças

Especialista do INTO comenta a lei obrigatória da cadeirinha que entra em vigor amanhã

A partir de 1º de setembro, quem transportar crianças com menos de 7 anos e meio em veículos sem a cadeirinha vai ser multado. E dessa faixa etária até os 10 é obrigatório o cinto de segurança no banco traseiro. O motorista que desobedecer a lei, considerada uma infração gravíssima, perde 7 pontos na carteira de habilitação e terá que pagar R$ 191,54.

Ao contrário do que muitos pensam a cadeirinha não serve apenas para dar mais conforto às crianças, elas são dispositivos de segurança. Por isso é fundamental escolher um modelo compatível com a altura e o peso do seu filho. Para garantir a eficiência do dispositivo é preciso seguir atentamente às instruções que o acompanham. O cinto de segurança da cadeirinha tem de ficar posicionado sobre os ombros e ossos da bacia da criança. Dessa forma a garotada estará mais segura caso ocorra uma freada brusca ou um acidente. A regra vale para uma longa viagem ou uma ida à esquina.

Publicidade

Dr. Pedro Henrique Mendes, chefe do Centro de Ortopedia da Criança e do Adolescente do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO) comenta sobre a importância do uso das cadeirinhas.

Consequências quando não se usa o dispositivo de segurança

Estatísticas de órgãos como DENATRAN (Departamento Nacional de Trânsito) mostram que cerca de 2 mil crianças e adolescentes com idade inferior a 17 anos anualmente morrem em acidentes automobilísticos no Brasil.
Cerca de 37 mil sofrem lesões que muitas vezes trazem conseqüências para o resto da vida. O uso deste dispositivo, a partir de setembro obrigatório, pode reduzir em 70% o número dos casos.

Muitos pais têm a falsa impressão de que segurar a criança no colo, o abraço, evita lesões em casos de acidentes. Negativo. Já foi comprovado que durante o impacto, a velocidades pequenas, de 50 a 60 quilômetros, o indivíduo não tem força para sustentar a criança no colo. O adulto geralmente solta a criança e muitas vezes cai por cima dela. Ela é traumatizada duas vezes.

Publicidade

Maneira correta de instalação do dispositivo de segurança – Até um ano de idade crianças devem usar o dispositivo chamado de bebê conforto – fixado no centro do banco traseiro. Após a fixação e a colocação do cinto de segurança, é preciso certificar-se de que a cadeirinha está bem presa, de modo que não se mova para os lados mais de 2 cm. O bebê conforto funciona com uma concha protetora para a criança, desde que o pescoço, o tronco e a cabeça estejam alinhados.

Pais resistentes – Medo de lesões na coluna do bebê
Desde que seja adquirida uma cadeira em conformidade com as determinações do INMETRO, a criança pode e deve sair da maternidade no bebê conforto. Cabe aos pais protegerem a criança enquanto as transportam. No site do Ministério da Saúde e através de outras fontes, como a internet e as instruções do próprio produto, o pai pode encontrar os dados sobre como instalar o dispositivo e como posicionar adequadamente seu filho. Lembrando sempre que o importante é alinhar pescoço, cabeça e tronco.

Outros dispositivos:
Crianças de 1 a 4 anos ficam na cadeirinha.
De 4 a 7 anos e meio, crianças devem usar o assento de elevação, para que possam utilizar o próprio cinto do automóvel.