Publicidade
Protesto no Reino Unido

Protesto no Reino Unido

Como fizeram os motociclistas franceses no mês passado,  os britânicos promoveram no dia 2 de julho um protesto contra uma série de propostas que a União Europeia (UE) debateu em Birmingham que interferem na vida dos motociclistas.

A manifestação foi organizada pelo MAG -Motorcycle Action Group- para protestar contra os políticos da UE que estão impondo medidas como proibição da circulação nos corredores mesmo com congestionamento e a introdução de uma taxa de estacionamento de motocicletas no centro de Londres. Os motociclistas europeus prometem combater medidas como estas em qualquer país da Europa.

Motociclistas britânicos imitam os franceses, usando somente o colete amarelo fluorescente

Motociclistas britânicos imitam os franceses, usando somente o colete amarelo fluorescente

Publicidade

Na França, a mobilização foi contra o uso do colete amarelo fluorescente de alta visibilidade. Os motociclistas, tanto na França quanto na Inglaterra são totalmente contra a idéia, alegando que a proposta não considera uma roupa protetora a ser usada sob o colete para garantir a segurança de todos os pilotos. Como na manifestação francesa, no protesto britânico alguns motociclistas apareceram vestidos somente com o tal colete, o que parece ser totalmente aceitável para a UE.

Porém não é só a obrigatoriedade do uso da veste amarela que irrita os motociclistas. As autoridades britânicas ainda querem impor que qualquer tipo de manutenção feita em motos ou scooters deverão ser feitas por técnicos e mecânicos registrados e, se não feita desta forma, os motociclistas poderão levar multas e até serem processados pela justiça. Outra medida que se discute á que todas as motocicletas e scooters com mais de 125 cc terão ABS a partir de 2017, segundo planos do governo, enquanto motos menores terão ou ABS ou freio dianteiro e traseiro interligados. Os motociclistas acreditam que essas medidas foram feitas para trazer dinheiro extra ao governo britânico e que o mesmo não tem nenhum conhecimento sobre a segurança dos motociclistas.

E nós?

Obs.: Para facilitar a discussão sobre esse assunto, criamos um tópico no fórum para os motonliners. Clique aqui para acessar o tópico.

Publicidade