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Foto: Bitenca

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Oi Bitenca, como vai, tudo bem? Antes de mais deixo aqui meu Feliz Natal e um Ano Novo repleto de muita saúde, paz e harmonia para todos os colegas q promovem um “site” tão útil p/ nós motociclistas e interessados em mecânica de modo geral. Amigo tira uma dúvida p/ mim, por favor. Qdo adquirimos um veículo novo, 0 Km, vem escrito no manual, como é o caso da YAMAHA (e da VOLKSWAGEM) para não exceder ¾ (três quartos)do limite de rotações (RPMs) durante os primeiros 1.000 Km para amaciamento. Com toda a tecnologia de usinagem e precisão empregada hoje isto ainda é necessário, ou é apenas falta de atualização conceitual dos manuais, embora novos? Já ouvi, ou li, ñ lembro, q os veículos novos já vem amaciados. Obrigado, Atenciosamente, Marco 54 Rio de Janeiro/ RJ
R: Caro Marco, Obrigado pelos votos e retribuímos igualmente a você e a todos os seus.
Realmente, as tolerâncias hoje em dia são bem mais ajustadas que antigamente, porém não se trata só de um ajuste de folgas. Trata-se de também de polimento de algumas superfícies e claro um ajuste fino de alinhamento e acomodação das mais diversas peças do motor, inclusive câmbio. Até suspensão melhora a atuação com alguns km depois de sair da fábrica. Ademais seria muito desleixo dos fabricantes permanecer com manuais desatualizados em um tema tão controverso, não acha? Isso porque tem gente que acha que sair ralando direto faz o motor andar mais. Acho arriscado. Abraços

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Um salve para a equipe motonline, estão de parabens sempre muito interessante e muitas das vezes nem é necessário postar dúvidas usando a ferramenta de busca porém, gostaria de desejar-lhes feliz natal e um ano novo repleto de felicidades e pedir uma explicação mais específica sobre dois temas que muito me aflingem. 1- Recentemente aos 53.000km a minha 225 ano 2000 deu problema, uma escola de samba no motor, foi se tensor, corrente de comando, pistão, e anéis e riscou a camisa de standard pulamos para 025, achei que fosse biela batendo porem o mecanico disse que estava boa e não havia folga eu fui conferir e não existia folga no pino do pistão nem no virabrequim(vertical), mas havia folga lateral(horizontal) o mecânico disse que folga lateral não faz diferença, a informação procede ? 2- Depois de montado o motor, ela ficou silenciada, foram trocados os retentores de valvula também, o mecânico me instruiu a ficar abaixo dos 5.500 RPM geralmente ando de 5ª ou 6ª nela a uma média de 80 a 90km/h no terceiro dia após o serviço feito senti que a moto perdeu um pouco de compressão(deu uma froxada, perdendo arrancada e ganhando mais final)e na primeira partida do dia ou após o motor ficar muito tempo parado, ela solta uma fumaça branca que se dicipa rapidamente, nos primeiros momentos de funcionamento geralmente quando puxado o afogador demora de um a dois minutos, se não puxar o afogador coisa de um minuto ela para de fumar, a fumaça é mais perceptivel a noite ou de manhã cedo, durante o dia não se percebe e após o motor esquentar não se percebe fumaça nenhuma. por que acontece se original ela não fazia isso ? De anormal que aconteceu com ela foi: eu retirei a vela para saber se estava queimando normalmente e para substituir a vela, fiz a reposição da peça e esqueci de ligar o cabo da bobina e dei partida nela sem o cabo de vela conectado, quando percebi conectei o cabo e dei partida,e em outra ela apagou comigo no trânsito e eu religuei ela num tranco suave tabem. fora isso usei normalmente a moto não passei dos 100km/h nem forcei o motor. *Pistão e anéis KMP, seria KMP Ke M*** de Peça ? Ronaldo, 24 Anápolis-GO
R: Ronaldo, de longe é difícil dizer mas pode ser uma ou as duas coisas: Peças de baixa qualidade e/ou serviço mal feito. Há que se verificar as folgas deixadas entre cilindro e anéis/pistão. A folga lateral da biela é comum. Pode ter havido falta de lubrificação também, por uma falha na montagem ou a obstrução de alguma passagem de óleo (excesso de cola, por exemplo). Volte à oficina e peça para verificar, se estiver ainda na garantia do serviço. Se for um profissional correto ele lhe dará a informação certa. Peça para ver as peças e se houver manchas de atrito nas laterais do pistão pode ser duas coisas: Falta de lubrificação, folga muito apertada entre cilindro e pistão (peça para medir e verifique com a especificação da fábrica). Se a folga estiver correta e não houve problema de lubrificação o diagnóstico compromete a qualidade do pistão, por excesso de dilatação ou problema dimensional. (eles não são perfeitamente redondos). Pode ter que refazer o serviço. Boa sorte.

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Bitenca, ontem mesmo retornei ao mecânico, ele me disse que confia no pistão KMP, hoje pela manhã a moto fumou uns 20 segundos e parou, o mecânico disse que é pela humidade, que fumaça de oleo fica constante e fumaça preta que sai é fuligem do escape, e que eu senti que ela froxou o motor porque eu já me acostumei com a moto, revisou, retirou a vela e a combustão estava seca sem sinais do pé da vela estar molhado, ou sujo de oleo dai ele disse que se tivese passando oleo a vela estaria suja, e que a moto estava perfeita, essa fumaça demanhã pode ser devido ao material usado na lubrificação durante a montagem do motor ou uma falha nos retentores de valvula mas do cilindro seria impossivel. difícil né ? levei na autorizada YAMAHA mas não disse nada so relatei que a moto estava fumaçando demanhã o mecânico foi de extremo a extremo quando me disse que pode ser humidade, condensação ou o motor pode estar fundindo. é mole ?
Bem acredito que a melhor opção seja esperar né ? porque se ela agravar o problema a gente refaz o serviço na garantia das peças e da mão de obra, se parar que o mecânico disse que a tendência é parar, bem serei um motociclista feliz… “Fumaça em moto 2T é só alegria, em moto 4T é pura aflição…”forte abraço Bitenca Atenciosamente Ronaldo, 24 Anápolis-GO
R: Pois é Ronaldo. Fumaça de umidade é fácil de identificar. É bem branca e dissipa rapidamente no ambiente, praticamente some no ar. Fumaça de óleo é meio azulada e permanece no ar por bastante tempo, dissipa com o vento. A preta, como fuligem identifica mistura excessivamente rica de gasolina. Em tese as informações que me passou estão corretas, se for óleo pode ser migração pelas guias de válvulas sim e não implica em maiores problemas. Vale esperar.

Rapaziada, to com 1 problema grave em minha hornet 2006, ocorre que ela está dando super aquecimento, troquei a tampa do radiador , porém , qd paro, ela comeca a escorrer agua do radiador. O pessoal da honda querem que eu deixe ela 1 dia todo, mas to esperto, se eu fizer isso vao enterrar a faca!!!. Me passem algumas dicas!!! Abraços Anderso, 44, Guarulhos, SP
R: Anderson, Verifique por onde vaza a água. Se você trocou a tampa e o vazamento for perto dela verifique a conexão das mangueiras que é o mais provável caminho de um vazamento. Pode ser braçadeira solta ou mangueira furada/rasgada. Uma inspeção cuidadosa deve ser feita para encontrar esse vazamento. Se houve algum tombo pode ser também uma trinca na parte metálica do radiador. Super aquecimento só ocorre se houver pouco fluído refrigerante no sistema. Mantenha-o sempre cheio.