Publicidade
Foto: Bitenca

Foto: Bitenca

Quero saber ,como obter o manual em, portugues da yamaha virago xv 535 do ano de 2000 Suely, 35, São Paulo, SP

R: Suely, tente no nosso forum, se algum motonliner pode lhe fornecer. Procure pelo tópico da sua moto. Boa sorte,

Qual número de gicle devo usar na minha moto YBR Factor com carburador de estrada ??? João, 18, Matelandia, PR

Publicidade

R: João, no carburador da strada CBX200 usa-se 120 de alta e 38 de baixa e na YBR 125 se usa 102,5 de alta e 17,5 de baixa. Você deve utilizar o número da YBR como ponto de partida e ir ajustando conforme o necessário para conseguir uma boa queima conforme a coloração da vela e resposta do motor. Perceba que na CBX existe um diafragma para injetar gasolina que também deve ser calibrado para funcionar direito na YBR. O correto seria ter o giglê da saida do diafragma substituído por outro na mesma proporção da diferença dos de alta. Se isso não for feito nas retomadas e acelerações rápidas a moto pode afogar. Cuidado com a mistura pobre demais, pode estragar o motor. Boa sorte

Alô a todos da grande equipe do Motonline! Mais uma vez a Honda parece estar brincando com os consumidores. Como foram capazes de fabricar a XRE 300? Os engenheiros são pagos pra isso? Que moto feia! Muitos esperavam por motos mais potentes, mas a Honda deve fazer o possível para “enrolar” os consumidores mais uma vez. O que mais me deixa inconformado é o comentário de que a XREstranha 300 vai substituir a Tornado e a Falcon. Quem trocar (ou deixar de comprar) uma Falcon para adquirir a nova XRE 300 vai cometer uma grande tolice. O desempenho da Falcon é bem melhor, mesmo não contando injeção eletrônica. Os novos ítens que essa XREsquesita traz não justificam seu lançamento. Que decepção! Vocês acreditam na possibilidade da montadora lançar uma verdadeira substituta, que tenha entre 400 e 450cc para a Falcon? Seria apenas um sonho? Obrigado! Raul, 28, São Paulo, SP.

Foto: Bitenca

Foto: Bitenca

R: Raul, também achamos um pouco forçada essa substituição. Acho que com o tempo virão outros lançamentos sim.

Publicidade

Boa tarde pessoal do motonline! Vi na capa de uma revista o título “CB300R e XRE300 – as substitutas da Twister, Tornado e Falcon”. Atualmente possuo uma CB 500, já tive Falcon e Twister, e quando li o título da revista não deixei de achar um verdadeiro absurdo. Me lembro que a Falcon possui um desempenho bem melhor que a Twister e não vai ser muito diferente com relação à XRE 300. Não sei dizer se a Honda teve a coragem (ou cara-de-pau) de declarar que a XRE veio para substituir também a Falcon, ou se foi apenas mais um equívoco cometido pelos editores da revista. As motos de média cilindrada entre 350 e 500 estão sumindo do mercado. Várias pesquisas já foram realizadas e ficou comprovado que muitos ainda esperam por motos com mais de 350cc e, que ainda não podem pagar por uma de 600cc. O que está acontecendo com o mercado brasileiro? Por que a concorrência não se mexe para conquistar mais uma gama de consumidores? Herich, 31, Taubaté, SP.

R: Herich, concordamos com você. Pessoalmente acho que vem mais lançamentos sim e a nossa indignação talvez seja a prova disso, pois não somos os únicos. Temos que lembrar que a nova legislação restringiu bastante as possibilidades das montadoras, apenas as mais estabelecidas conseguem colocar produtos com os requisitos que essa nova lei estabelece e isso também resulta em menor variedade de modelos, pelo menos num primeiro momento. Novas motos virão, a demanda está ai, abraços

Oi Bitenca! Desta vez to escrevendo pra me retificar. Fui muito severo nas criticas com a Honda em relação aos lançamentos CB300R. A loja da honda aqui na minha cidade já recebeu os novos modelos, e vi “ao vivo e a cores”; realmente estão muito bonitas, a amarela metalica então, tá show!! Só fiquei numa duvida: O motor é mesmo o da antiga Twister 250cc modificado pra 300cc?? Outra duvida: Quando sai o teste delas? Pra saber seu desenpenho e etc! Abraços a todos! O site tá cada vez melhor! Obrigado! Luis, 35, Rio Grande RS.

R: Luis, há muita gente falando bem e mal dos novos lançamentos Honda que vieram e também dos que não vieram. As alterações são bem profundas no motor e chassis. A suspensão foi recalibrada mas basicamente é a mesma. Aguardamos o envio das motos pela fábrica para os testes. Abraços.

Publicidade