Manutenção preventiva dos filtros do veículo é fundamental para o seu bom funcionamento

Ter um veículo funcionando bem, com um consumo adequado de combustível e sem desgaste prematuro das peças é possível e não demanda muito tempo, nem muito dinheiro. Basta realizar periodicamente a manutenção preventiva, seguindo as recomendações do fabricante. A MANN+HUMMEL, detentora das marcas MANN-FILTER e PUROLATOR, alerta sobre os cuidados com os filtros do ar, do óleo e do combustível.

O filtro do ar tem como função separar e eliminar as partículas contidas no ar aspirado pelo motor e cuidar para que somente ar limpo entre na câmara de combustão, evitando o desgaste excessivo de componentes do motor. Para veículos de passeio, a empresa recomenda a troca entre 10 mil e 15 mil quilômetros ou no máximo após um ano de uso, sempre seguindo as recomendações do fabricante do motor.

Filtro do óleo
Também responsável por impedir a entrada de impurezas no motor, o filtro do óleo deve ser substituído a cada troca do óleo lubrificante. O óleo sujo utilizado além da quilometragem especificada pelo fabricante causa borra no motor e pode até fundi-lo. Além disso, a não-troca do filtro reduz a durabilidade do óleo novo no motor em até 30%.

Filtro do combustível
O automóvel com o filtro do combustível avariado permite a entrada de partículas impuras no motor, o que pode ocasionar o entupimento dos bicos injetores e a queima da bomba de combustível. A MANN+HUMMEL recomenda a troca do filtro do combustível de acordo com as recomendações dos fabricantes de motores, tanto por quilometragem ou no período máximo de um ano.


Líder mundial na fabricação de filtros automotivos, através das marcas MANN-FILTER e Purolator Premium Plus, a MANN+HUMMEL desenvolve e produz complexos componentes automotivos, como sistemas de filtragem do ar, coletores de admissão do ar em plástico, galerias do combustível, sistemas de filtragem para líquidos, filtros de cabine para a indústria automotiva e elementos filtrantes para serviços de manutenção e reparação de veículos leves e pesados (elementos e filtros do ar, óleo e combustível).