Publicidade
Marc Coma vence a edição 2014 do Rally dos Sertões

Marc Coma vence a edição 2014 do Rally dos Sertões - foto de divulgação Team KTM

Chegou ao fim a 7ª e última etapa da 22ª edição do Rally dos Sertões, com vitória do português Paulo Gonçalves (Team Honda HRC), seguido do espanhol Marc Coma (KTM Red Bull Factory Racing) e o brasileiro Jean Azevedo (Equipe Honda Mobil). O português Helder Rodrigues (Team Honda HRC) e o espanhol Jordi Viladoms (KTM Red Bull Factory Team) completaram o Top 5.

Apesar de ter vencido as duas últimas etapas, Paulo Gonçalves não conseguiu recuperar a diferença que Coma havia acumulado nas etapas anteriores, ficando atrás na classificação geral apenas 3min23s. Jean Azevedo veio logo atrás com atraso de 14min05s na geral. Com esse resultado Marc Coma conquistou o bi-campeonato, acumulando os títulos do Rally dos Sertões nas edições de 2010 e 2014, esta última válida pelo Campeonato Mundial de Rally Cross Country.

Publicidade

Jean Azevedo foi o brasileiro melhor classificado no Rally dos Sertões 2014

Jean Azevedo foi o brasileiro melhor classificado no Rally dos Sertões 2014 - crédito: DFotos

Os pilotos saíram nesta manhã de Diamantina rumo à capital mineira. Foram 336,96 quilômetros, sendo 125,88 de trechos cronometrados. Ao contrário  das edições anteriores, o Rally dos Sertões 2014 teve apenas sete e não as tradicionais 10 etapas. Foram aproximadamente 2.609 quilômetros, sendo 1.573 cronometrados. Sete cidades de Goiás e Minas Gerais receberam a competição: Goiânia (GO), Caldas Novas (GO), Catalão (Go), Paracatu (MG), São Francisco (MG), Diamantina (MG) e Belo Horizonte (MG). Além das motos, a prova teve mais quatro categorias (quadriciclos, carros, caminhões e UTVs – uma espécie de buggy).

Jean Azevedo, que já foi campeão 5 vezes em 19 participações, fez o seguinte cometário sobre o novo formato mais enxuto do Sertões: “Acredito que todo mundo aprovou. Tivemos uma semana de trabalho intenso, lutando pelas primeiras posições das etapas desde o prólogo (tomada de tempo que definiu a ordem e largada do primeiro dia). Estou feliz com o resultado da minha moto”, avalia Jean.

Publicidade

O catarinense Ike Klaumann, da Klaumann Team, foi o segundo melhor brasileiro e o sétimo colocado na geral das motos. Júlio “Bissinho” Zavatti, da Equipe Honda Mobil, concluiu os sete dias em 12º e ficou com o vice-campeonato na categoria Production Aberta. Guto Klaumann, também da Klaumann Team, ficou na 14ª posição. Moara Sacilotti, brasileira e única mulher na competição, terminou na 24ª colocação.

Resultado da 7ª etapa – motos
1º Paulo Gonçalves (POR) #1 – 1h34min57s
2º Marc Coma (ESP) #2 – 1h36min11s
3º Jean Azevedo (BRA) #5 – 1h36min47s
4º Helder Rodrigues (POR) #4 – 1h38min40s
5º Jordi Viladoms (ESP) #3 – 1h39min41s

Resultado acumulado após 7 etapas – todos que completaram nas motos

Classificação dos pilotos que completaram o Rally dos Sertões 2014

Classificação dos pilotos que completaram o Rally dos Sertões 2014

Publicidade

SAIBA MAIS SOBRE MARC COMA, CAMPEÃO DO RALLY DOS SERTÕES 2014

Naturalidade: Espanha, nascido em Barcelona
Principais títulos: vencedor de três edições do Rally Dakar e duas do Rally dos Sertões
Equipe: Red Bull KTM Red Bull Factory Racing

Marc Coma venceu o seu primeiro Dakar em 2006, na África, e em 2009 e 2011 repetiu o sucesso na América do Sul. Juntou-se à KTM, como parte da equipe Repsol para o Dakar em 2003, terminando em terceiro lugar em quatro etapas e estabeleceu-se como um forte candidato. Em 2012 Coma também venceu o Campeonato Mundial FIM. Em 2012 vinha treinando para o Dakar de 2013, porém teve que abortar a idéia devido a uma lesão no ombro sofrida no Rally do Marrocos em outubro de 2012.

Logo em seguida ele fez um retorno marcante no início de 2013, vencendo as três primeiras etapas do Campeonato do Mundo FIM, o Desert Challenge Abu Dhabi, o Sealine Rally, no Qatar e o Rali da Sardenha. Ele foi também o terceiro no Desafio Ruta na Argentina pela KTM e ficou em terceiro lugar no Rally dos Sertões e em segundo no Rally de Marrocos, terminando em segundo no campeonato mundial. Coma é reconhecido por sua habilidade e determinação e a vontade inabalável de vencer, que o levou a ter seu nome respeitado no esporte que elegeu para tentar ser sempre o melhor.

O pai de Coma competiu com os principais campeões do motocross na Espanha sendo este que incentivou a introdução do garoto Coma para o mundo das motos ainda em idade precoce. Ele passou a correr no motocross, sobressaindo-se em campeonatos de nível regional, provincial e nacional antes de se mudar para o enduro. Ele ganhou o Campeonato Júnior Espanhol de Enduro em 1995 e decidiu então mudar do motocross para o enduro, até que finalmente optou pelo rali profissional.

DETALHES DO RALLY DOS SERTÕES 2014

A prova iniciou no dia 23/8 com o prólogo, com 197 competidores no total (incluindo carros, quads, UTVs e caminhões) e pilotos de seis países, além do Brasil: Chile, Espanha, França, Polônia, Portugal e Reino Unido. Nas categorias motos e quads, o Sertões também é válido pelo Mundial de Rally Cross Country da FIM (Federação Internacional de Motociclismo).

Roteiro do Rally dos Sertões 2014

Roteiro do Rally dos Sertões 2014

Roteiro do Rally dos Sertões 2014

Para fechar a 22ª edição do Rally dos Sertões, toda a caravana da competição estará na festa de encerramento à partir das 21h, no Music Hall. Quem quiser participar da confraternização, poderá fazê-lo, mediante compra de ingresso.

Mário Sérgio Figueredo
Motociclista apaixonado por motos há 42 anos, começou a escrever sobre motos como hobby em um blog para tentar transmitir à nova geração a experiência acumulada durante esses tantos anos. Sua primeira moto foi a primeira fabricada no Brasil, a Yamaha RD 50.