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Marc Márquez, do Team CatalunyaCaixa Repsol, tornou-se no AirAsia Grande Prémio da Austrália deste fim-de-semana no quinto espanhol a conquistar o ceptro da categoria intermédia e no primeiro a fazê-lo aos comandos de um chassis Suter.

Marc Márquez, do Team CatalunyaCaixa Repsol, tornou-se no AirAsia Grande Prémio da Austrália deste fim-de-semana no quinto espanhol a conquistar o ceptro da categoria intermédia e no primeiro a fazê-lo aos comandos de um chassis Suter.

A campanha de estreia de Marc Márquez no Campeonato do Mundo em 2008 foi o primeiro sinal do seu talento e ele somou um pódio em Donington na sua primeira época, a mesma que foi encurtada por lesão. Em 2009 assinou um único pódio a caminho do oitavo posto da geral, deixando depois florescer o seu talento em 2010 ao registar dez fantásticas vitórias a partir de 12 poles que o levaram ao título de Campeão do Mundo de 125cc. Uma das suas mais notáveis provas foi a fantástica recuperação desde a última posição da grelha no Estoril até ao triunfo.

A passagem para a Moto2 em 2011 teve um início atribulado, caindo nas duas primeiras rondas. Contudo, a primeira vitória surgiu na 4ª Jornada, em Le Mans, e abriu caminho para mais seis triunfos e à luta com Stefan Brald pelo ceptro até uma queda nos treinos do GP da Malásia ter colocado ponto final antecipado na época de Márquez. Problemas com a visão em resultado do acidente reduziram-lhe a pré-época de 2012, mas ele apresentou-se no ritmo no último Teste de Jerez e tornou-se de imediato num favorito ao ceptro de 2012.

E Márquez não desapontou ao vencer a primeira corrida da época no Qatar, deixando claras as suas intenções ao longo da prova com algumas controversas ultrapassagens. A primeira desistência após queda na molhada corrida de Le Mans deu esperanças aos rivais, com o compatriota Pol Espargaró a oferecer muita luta. Contudo, após um contacto entre ambos na corrida caseira dos dois, na Catalunha e onde Espargaró caiu e Márquez somou importantes pontos, a corrida ao ceptro ficou muito desequilibrada a favor do campeão.

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Um total de oito vitórias, uma delas no Japão onde teve de ultrapassar todo o pelotão, e 13 pódios acabaram por levar o espanhol à conquista do primeiro título de Campeão do Mundo de Moto2™ antes de passar para a categoria rainha do MotoGP™ com a Repsol Honda Team na próxima época.

Marc Márquez, os factos:  Com 19 anos e 254 dias de idade ele é o terceiro mais jovem de sempre a vencer o Campeonato do Mundo na categoria intermédia.
Ele é o quinto espanhol a vencer o título da categoria intermédia, juntando-se a: Sito Pons (1988 e 1989), Dani Pedrosa (2004 e 2005), Jorge Lorenzo (2006 e 2007) e Toni Elias (2010).
Marquez é o primeiro piloto a vencer o Campeonato do Mundo de Moto2 com uma chassis Suter.
Ele já tinha conquistado oito vitórias em 2012, o que é um novo recorde de maior número de vitórias numa só época da Moto2.
Com um total de 25 vitórias em Grandes Prémios, Márquez já venceu mais GPs que qualquer outro piloto na história do desporto enquanto ainda adolescente.

Biografia
Data de nascimento: 17/2/93
Local de nascimento: Cervera, Espanha
1º Grande Prémio: QAT – 2008 – 125cc
1ª Pole Position: FRA – 2009 – 125cc
1º Pódio: GBR – 2008 – 125cc
1ª Vitória em GPs: ITA – 2010 – 125cc

Grandes Prémios: 77 Vitórias em Grandes
Prémios: 25
Pódios: 38
Pole Positions: 28
Voltas Mais Rápidas: 15
Campeonatos do Mundo: 1 em 125cc, 1 em Moto2

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Carreira no MotoGP:
2008: Campeonato do Mundo de 125cc – 13ª posição numa KTM, 13 partidas, 63 pontos
2009: Campeonato do Mundo de 125cc – 8ª posição numa KTM, 16 partidas, 94 pontos
2010: Campeonato do Mundo de 125cc – 1ª posição numa Derbi, 17 partidas, 310 pontos
2011: Campeonato do Mundo de Moto2™ – 2ª posição numa Suter, 13 partidas, 251 pontos
2012: Campeonato do Mundo de Moto2™ – 1ª posição numa Suter, 16 partidas, 299 pontos