Marcas mais valiosas - Interbrand

Marcas mais valiosas – Interbrand

Marcas mais valiosas - Interbrand

Valor da marca Harley cai cinco posições no Ranking das 100 Marcas Globais Mais Valiosas, divulgado pela Interbrand, a fábrica norte-americana foi para a 50ª colocação neste ano.

A única fábrica exclusiva de motocicletas a figurar entre as 100 marcas mais valiosas do mundo, a Harley-Davidson, teve uma leve queda no seu “valor” em 2008. É isso que aponta a oitava edição do Ranking das Marcas Globais Mais Valiosas 2008 (The Best Global Brands), estudo da Interbrand, uma das maiores consultorias em avaliação de marcas do mundo, que classificou as 100 marcas mais valiosas do planeta.

A H-D caiu da 45ª para a 50ª colocação no ranking, liderado pela Coca-Cola. Avaliada em 7.609 milhões de dólares, a diminuição de 9% nos rendimentos da Harley nos Estados Unidos foi o principal responsável pela queda, segundo o estudo. “… Isso demonstra que a marca está tendo que se esforçar para se manter relevante para o público em seu país de origem …”, conclui a pesquisa, divulgada em 19 de setembro. Entretanto, o relatório revela que a Harley fez um bom trabalho para valorizar sua marca no resto do mundo, já que as vendas cresceram 40% em mercados como o europeu e asiático.

Setor automotivo
Outras empresas, que também fabricam motos, figuram no ranking. Caso da BMW que se manteve na 13ª colocação (23.298 milhões de dólares), mas principalmente pelo constante desenvolvimento de outras fontes de energia para seus automóveis. A Honda, que ocupa o 20º lugar no ranking das 100 marcas mais valiosas em 2008, caiu uma posição, porém aumentou seu valor como marca – agora está cotada em 19.079 milhões de dólares. De acordo com a Interbrand, sua postura firme em busca por sustentabilidade com seus carros híbridos é um dos responsáveis pela valorização.